SPORT IN THE SCHOOL CONTEXT

PUBLICATIONS IN BRAZILIAN JOURNALS BETWEEN 1990-2019

Authors

  • Edesio Rodrigues da Silva Junior ederodriguesjr@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Riller Silva Reverdito rsreverdito@unemat.br
    Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

10.51283/rc.v26i2.14103

Keywords:

Sport, School, Young Athletes, Sport Pedagogy

Abstract

The study aims to present an overview of studies produced on sport in the school context, focusing on the production of scientific articles exposed in national journals in the area of Physical Education and Sports. We used eleven journals as a source of this investigation, in the time frame of 1990-2019. The articles were classified into: (a) sport in school physical education classes, (b) sport in extracurricular programs at school. The data reveal a growing interest in sport in the school context over the years. It was identified that most of the articles were published in the last decade investigated and the highest incidence of articles is related to sport in school physical education classes. Therefore, the school assumes an important role as a context for the access and path of young people in sport.

References

ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; MACIAS, Cemírames de Carvalho Macias. Ginástica para todos: estado da arte dos artigos publicados em periódicos brasileiros no período de 1980 a 2018. Caderno de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 35-40, 2020.

ANTUNES, Marcelo Moreira e colaboradores. Lutas para as pessoas com deficiência: uma possibilidade de intervenção na educação física. Corpoconsciência, v. 21, n. 2, p. 107-116, 2017.

ARANTES, André Almeida Cunha e colaboradores. A percepção dos gestores de esporte sobre os jogos escolares brasileiros. Pensar a prática, v. 22, p. 2-13, 2019.

BASSANI, Jaison José; TORRI, Danielle; VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambiguidades. Movimento, v. 9, n. 2, p. 89-112, 2003.

BELTRAME, André Luís Normanton; SAMPAIO, Tânia Mara Vieira. Atendimento especializado em esporte adaptado: Discutindo a iniciação esportiva sob a ótica da inclusão. Revista da educação física, v. 26, n. 3, p. 377-388. 2015.

BETTI, Mauro; FERRAZ, Osvaldo Luiz; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. esp., p. 105-115, 2011.

BETTI, Mauro. Educação física, esporte e cidadania. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 20, n. 2, p. 84-92, 1999.

BRACHT, Valter. Esporte na escola e esporte de rendimento. Movimento, v. 6, n. 12, p. 14-24, 2001.

BRACHT, Valter e colaboradores. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no brasil (1980-2010): parte I. Movimento, v. 17, n. 2, p. 11-34, 2011.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

BRASIL. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.

BRESSAN, João Carlos Martins; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Panorama da produção científica sobre o atletismo (1990 – 2017): uma análise dos artigos científicos em três idiomas com ênfase na subárea pedagógica. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 1-22, 2020.

BROFMAN, Paulo Roberto. A importância das publicações científicas. Cogitare enfermagem, v. 17, n. 3, p. 419-421, 2012.

CAGLIARI, Mayara de Sena e colaboradores. Produção sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógica. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 1-22, 2020.

CANAN, Felipe. Planejamento e organização da competição esportiva pedagógica para crianças e adolescentes: um exemplo no basquetebol. Caderno de educação física e esporte, v. 16, n. 1, 2018, p. 259-268, 2018.

CARBINATTO, Michele Viviene e colaboradores. Motivação e ginástica artística no contexto extracurricular. Conexões, v. 8, n. 3, p. 124–145, 2010.

CARDOSO, Ana Lúcia. O futebol da escola: uma proposta co-educativa sob a ótica da pedagogia crítico-emancipatória. 2002. Motrivivência, ano XIII, n. 18, p. 93–102, 2002.

CARVALHO, Camila Lopes; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Esporte: um conteúdo excludente ou inclusivo na educação física escolar? Conexões, v. 13, n. 4, p. 100-118, 2015.

CASTRO, Jefferson Alexandre de e colaboradores. O jogo no ensino do handebol: proposta de um plano de ensino pensado para a prática diária. Motriz, v. 16, n. 1, p. 67-73, 2008.

CORRÊA, Marluce Raquel Decian; CORRÊA, Leandro Quadro; RIGO, Luíz Carlos. A pós‐graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 41, n. 4, p. 359-366, 2019.

COSTA, Luciane Cristina Arantes da e colaboradores. Educação física e esportes: motivando para a prática cotidiana escolar. Movimento, v. 23, n. 3, p. 935-948, 2017.

CÔTÉ, Jean e colaboradores. Quadro teórico para o desenvolvimento de valores pessoais no processo dinâmico de desenvolvimento pelo esporte. In: GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores (Orgs.). Múltiplos cenários da prática esportiva: pedagogia do esporte. Campinas, SP: Unicamp, 2017.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.

DE RESENDE, Mariana Corrêa; CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de; GUIMARÃES, Andréa Carmem. Percepções sobre as paralimpíadas escolares: um estudo com atletas. Pensar a prática, v. 22, p. 1-12, 2019.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

In: GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores (Orgs.). Múltiplos cenários da prática esportiva: pedagogia do esporte. Campinas, SP: Unicamp, 2017.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: contextos, evolução e perspectivas para o esporte paralímpico na formação de jovens. Corpoconsciência, v. 19, n. 3, p. 38-44, 2015.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, v. 22, n. 3, p. 115-127, 2018.

GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Fundamentos da pedagogia do esporte no cenário escolar. Movimento e Percepção, v. 6, n. 9, p. 16-25 2006.

GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte: livro didático aplicado aos jogos esportivos coletivos. Motriz, v. 16, n. 3, p. 751-761, 2010.

GINCIENE, Guy; MATTHIESEN, Sara Quenzer. O modelo do sport education no ensino do atletismo na escola. Movimento, v. 23, n. 2., p. 729-742, 2017.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Locais da memória: histórias do esporte. Arquivos em movimento, v. 1, n. 2, p. 79-86, 2005.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto.; DARIDO, Suraya Cristina. O “estado da arte” do voleibol e do voleibol na escola, Revista brasileira de ciência e movimento, v. 24, n. 4, p. 175-186, 2016.

CORDEIRO JÚNIOR, Orozimbo. Em busca da construção de uma proposta teórico-metodológica para o ensino do judô escolar. Pensar a prática, v. 3, p. 97-105, 2000.

KRAHENBUHL, Tathyane e colaboradores. Produção científica sobre o ensino do handebol na educação física escolar. Corpoconsciência, v. 22, n. 3, p. 74-85, 2018.

KUNZ, Elenor. As dimensões inumanas do esporte de rendimento. Movimento, v. 1. n. 1, p. 10-19, 1994.

KUNZ, Elenor. Esporte: uma abordagem com a fenomenologia. Movimento, v. 6, n. 12, p. 19-27, 2000.

LOVISOLO, Hugo. Mediação: esporte rendimento e esporte da escola. Movimento, v. 7, n. 15, p. 107-116, 2001.

LUGUETTI, Carla Nascimento e colaboradores. Práticas esportivas escolares na cidade de Santos-SP: o ponto de vista dos professores/treinadores. Motriz, v. 19, n. 1, p. 10-21, 2013.

LUGUETTI, Carla Nascimento e colaboradores. O planejamento das práticas esportivas escolares no ensino fundamental na cidade de Santos. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 37, n. 4, p. 314-322, 2015.

MACHADO, Gisele Viola. Pedagogia do esporte: organização, sistematização, aplicação e avaliação de conteúdos esportivos na educação não formal. 2012. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

MACHADO, Gisele Viola.; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e o referencial histórico-cultural: interlocução entre teoria e prática. Pensar a prática, v. 17, n. 2, p. 414-430, 2014.

MANOEL, Edison de Jesus; CARVALHO, Yara Maria de. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e pesquisa, v. 37, n. 2, p. 389-406, 2011.

MARIANO, Misma Lima e colaboradores. O ensino da ginástica na educação física: uma revisão sistemática. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 1-17, 2019.

MARIN, Elizara Carolina e colaboradores. Manifestações esportivas e festivas nas escolas do campo e da cidade. Pensar a prática, v. 15, n. 2, p. 515-530, 2012.

MEDEIROS, Tiago Nunes e colaboradores. O esporte no currículo da educação física escolar: um estudo de revisão bibliográfica nos periódicos da Capes. Corpoconsciência, v. 22, n. 2, p. 73–84, 2018.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014.

MOURA, Diego Luz e colaboradores. O ensino de lutas na educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Pensar a prática, v. 22, n. 22, p. 1-11, 2019.

MILLEN NETO, Alvaro Rego; FERREIRA, Alexandre da Costa; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Políticas de esporte escolar e a construção social do currículo de educação física. Motriz, v. 17, n. 3, p. 416-423, 2011.

NEUENFELDT, Derli Juliano; CANFIELD, Marta de Salles. Repensando o esporte na educação física escolar a partir de Cagigal. Movimento, v. 7, n. 14, p. 28-36, 2001.

OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de; LOURDES, Luiz Fernando Costa de. Ginástica geral na escola: uma proposta metodológica. Pensar a prática, v. 7, n. 2, p. 221-230, 2004.

OLIVEIRA, Luciana Melloni Rocco de e colaboradores. Esporte e escola: ferramenta para avaliar a qualidade das atividades extracurriculares em instituições de ensino. Pensar a prática, v. 18, n. 2, 14 p.1-15, 2015.

OURLQUES, Roslane B. G. “Futebol desporto” x futebol de rua: existe outra opção de futebol para a escola? Motrivivência, n. 8, p. 277-283, 1995.

PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: ROSE JUNIOR, Dante de e colaboradores. Esporte na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

PICHETH, Fabiane Maria. PeArte: um ambiente colaborativo para a formação do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participação em pesquisas do tipo estado da arte. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, 2007.

REIS, Nadson Santana e colaboradores. O esporte educacional como tema da produção de conhecimento no periodismo científico brasileiro: uma revisão sistemática. Pensar a prática, v. 18, n. 3, p. 709-724, 2015.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Sport pedagogy: current panorama and conceptual analysis of the main approaches. Motriz, v. 15, n. 3, p. 600-610, 2009.

REVERDITO, Riller Silva. Pedagogia do esporte e modelo bioecológico do desenvolvimento humano: indicadores para avaliação de impacto em programa socioesportivo. 2016. 209f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016.

REVERDITO, Riller Silva e colaboradores. O Programa Segundo Tempo em municípios brasileiros: indicadores de resultado no macrossistema. Journal of physical education, v. 27, n. 1, e2754, 2016.

RIZZO, Deyvid Tenner de Souza e colaboradores. Educação física escolar e esporte: significações de alunos e atletas. Pensar a prática, v. 19, n. 2, p. 432-447, 2016.

SANTOS, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. 1, p. 65-78, 2011.

SANTOS, Edmilson Santos dos e colaboradores. O financiamento do esporte e do lazer pelos municípios do estado do Mato Grosso de 2005 a 2008. Licere, v. 22, n. 1, p. 49-69, 2019.

SANTOS, Marco Antonio Raiol; BRANDÃO, Pedro Paulo Souza. Produção do conhecimento em lutas no currículo da educação física escolar. Movimento, v. 25, e25001, 2019.

SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. Perspectivas pedagógicas do esporte no século XXI. In: MOREIRA, Wagner Wey; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení (Orgs.). Educação física e esporte no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2016.

SEVERINO, Cláudio Delunardo; GONÇALVES, Francisco José Miranda.; DARIDO, Suraya Cristina. A visão dos professores quanto ao processo de ensino e de aprendizagem do basquetebol nas aulas de educação física: A realidade de volta redonda/RJ. Movimento, v. 20, n. 4, p. 1283-1304, 2014.

SILVA, Junior Vagner Pereira da; GONÇALVES-SILVA, Luiza Lana.; MOREIRA, Wagner Wey. Produtivismo na pós-graduação. Nada é tão ruim, que não possa piorar. É chegada a vez dos orientandos! Movimento, v. 20, n. 4, p. 1423-1445, 2014.

STIGGER, Marco Paulo. Relações entre o esporte de rendimento e o esporte da escola. Movimento, v. 7, n. 14, p. 67-86, 2001.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Desporto educacional: realidade e possibilidades das políticas governamentais e das práticas pedagógicas nas escolas públicas. Movimento, v. 7, n. 13, p. 15-35, 2000.

TAVARES, Otávio. Megaeventos esportivos. Movimento, v. 17, n. 3, p. 11-35, 2011.

TUBINO, Manoel José Gomes. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá, PR: Eduem, 2010.

UNESCO. Carta internacional da educação física e do esporte. Biblioteca Digital da UNESCO, 2012.

VENTORIM, Silvana. Caracterização do esporte segundo a orientação didático-pedagógica da teoria de Paulo Freire. Motrivivência, ano. XI, n. 14, p. 187-198, 2000.

Published

2022-08-03

How to Cite

Silva Junior, E. R. da ., & Reverdito, R. S. . (2022). SPORT IN THE SCHOOL CONTEXT: PUBLICATIONS IN BRAZILIAN JOURNALS BETWEEN 1990-2019. Corpoconsciência, 26(2), 193–215. https://doi.org/10.51283/rc.v26i2.14103

Issue

Section

Seção Temática - PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESAFIOS E TEMAS EMERGENTES

Most read articles by the same author(s)