PEDAGOGIA DO ESPORTE: CONTEXTOS, EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS PARA O ESPORTE PARALÍMPICO NA FORMAÇÃO DE JOVENS
Palavras-chave:
Pedagogia do Esporte, Esporte Paralímpico, Jovem AtletaResumo
Considerando a Pedagogia do Esporte como a disciplina das Ciências do Esporte que investiga as etapas de organização, sistematização, aplicação e avaliação de procedimentos pedagógicos nos momentos da iniciação, especialização e treinamento esportivo, o texto considera a imprevisibilidade, a criatividade e a complexidade que permeiam o fenômeno do esporte paralímpico, sinalizando a intervenção pedagógica com jovens atletas a partir do movimento, das inteligências múltiplas, dos aspectos psicológicos, filosóficos e da aprendizagem social. Sendo assim, o estudo propõe evidenciar a preocupação com a formação integral o jovem atleta considerando os pilares que se constroem ao aproximar discussões da Pedagogia do Esporte e Esporte Paralímpico. Para isso, fez-se necessário assumir os significados presentes no processo formativo no tocante às particularidades dos indivíduos e do Esporte Paralímpico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).