AULAS DE RECREAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE CONTEÚDOS E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Recreação, Desenvolvimento humano, Ensino fundamentalResumo
Este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre os conteúdos das aulas de recreação ministradas por professores com formação em pedagogia, licenciatura em matemática e ciências biológicas, em uma escola de rede municipal localizada no município de Cáceres-MT. As observações foram realizadas por acadêmicos/as vinculados ao subprojeto PIBID-EF – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e utilizou como técnica de coleta de dados a observação participante e a análise documental dos registros em caderno de campo. Foram observadas 08 turmas dos anos iniciais do ensino fundamental com olhares voltados para as atividades efetivadas com os alunos/as, inferindo sobre sua adequabilidade para os períodos de desenvolvimento humano. Com base no averiguado é perceptível destacar que os períodos destinados às atividades recreativas não possibilitam aos estudantes acessar o repertório adequado das diferentes práticas corporais possíveis no componente curricular da Educação Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).