CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE

Autores

  • Elson Aparecido de Oliveira
  • Riller Silva Reverdito Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS), Curso de Educação Física Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Otávio Baggiotto Bettega FEF/UNICAMP
  • Larissa Rafaela Galatti FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas UNICAMP
  • Alcides José Scaglia FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas UNICAMP

Palavras-chave:

Futebol, Esporte, Currículo de formação

Resumo

Este ensaio é uma reflexão sobre a recorrente problemática das práticas assistemáticas no ensino do futebol. O objetivo constitui-se em apresentar diretrizes para a construção de currículos futebolísticos, também visando promover novas fronteiras acerca do currículo para a formação esportiva, tanto em relação a sua conceituação, quanto a sua construção. Sendo a organização do processo de ensino e aprendizagem futebolística uma emergência contemporânea, na interface da Pedagogia do Esporte e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sustentamos diretrizes para a elaboração do currículo para o ensino da modalidade. O currículo é entendido como plataforma que auxilia o planejamento, a operacionalização e sistematização do processo de ensino nos diversos contextos, no intuito que a formação gere efeitos de competência e diminua efeitos desorganizadores e, por conseguinte, constitua um caminho de melhores legados da prática do futebol. 

 

Biografia do Autor

Elson Aparecido de Oliveira

Graduado em Educação Física (UFMT). Pós-graduado em Educação Física e Esporte: métodos contemporâneos de ensino (FCARP).

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Oliveira, E. A. de, Reverdito, R. S., Bettega, O. B., Galatti, L. R., & Scaglia, A. J. (2017). CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE. Corpoconsciência, 21(3), 97-108. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5280

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