EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMPOS, ESPAÇOS E OS DIREITOS DA CRIANÇA

Autores

  • Leila Maira Borre leilamayra@gmail.com
    Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso
  • Riller Silva Reverdito rsreverdito@gmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Palavras-chave:

Criança, Educação Física, Educação Infantil.

Resumo

A Educação Física na Educação Infantil encarrega-se de possibilitar às crianças pequenas, a vivência e experimentação de diferentes práticas corporais. O estudo propõe-se a identificar se as crianças, matriculadas em oito instituições públicas de Educação Infantil de um munícipio do interior de Mato Grosso, estão tendo acesso a práticas pedagógicas voltadas para os conteúdos da Educação Física. Para obtenção dos dados, professores/ as pedagogos/ as (n=102) responderam questionário com questões fechadas e de múltipla escolha. Constatou-se que os conteúdos da Educação Física nos projetos didáticos ainda são incipientes. Os/ As professores/ as reconhecem a existência de diferentes espaços na instituição, contudo priorizam a utilização das salas de aula, parque e/ ou pátio. Os tempos destinados às atividades corporais sistematizadas são reduzidos, resultados que incidem principalmente nas turmas de dois anos. Concluímos que há um distanciamento entre o que é proposto enquanto direito às crianças e o que de fato é efetivado nas instituições analisadas.

Biografia do Autor

Leila Maira Borre, Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso

Licenciada em Educação Física pela Faculdade FASIPE (2012), Especialista em Educação Física Escolar na Faculdade de Sinop - FASIP (2014). Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Educação Física Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso.

Riller Silva Reverdito, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Adventista de São Paulo (FAH/UNASP), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (FACIS/UNIMEP), na área de concentração Movimento Humano, Cultura e Educação, e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), na área de Biodinâmica do Movimento e Esporte. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEF/UFMT).

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

Borre, L. M., & Reverdito, R. S. (2019). EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMPOS, ESPAÇOS E OS DIREITOS DA CRIANÇA. Corpoconsciência, 23(2), 96–108. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8627

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