FÚTBOL CALLEJERO

UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Claudionor Nunes Cavalheiro claudionor.cavalheiro@ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnología de Mato Grosso
  • Riller Silva Reverdito rsreverdito@unemat.br
    Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

10.51283/rc.27.e16460

Palavras-chave:

Fútbol Callejero, Formação Humana, Ensino

Resumo

No contexto do futsal nas escolas de Educação Básica, frequentemente associamos sua prática ao aspecto esportivo/midiático difundido na mídia. Ao abordar essa questão no ambiente escolar, é crucial discutir e vivenciar as diversas possibilidades da prática do futsal, descobrindo outras possibilidades de jogá-lo. Com essa intencionalidade, apresentamos o relato de experiência em uma escola de Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio, que explorou a prática do futsal, utilizando-se da metodologia do fútbol callejero. A trajetória metodológica envolveu questionários com perguntas abertas e fechadas e diários de campo, com análise fenomenológica. Destacamos aspectos positivos mobilizados na prática, como a interação e a sociabilidade entre os alunos e alunas, favorecendo o diálogo dentro e fora da quadra, criando regras e possibilidades de praticar o futsal. Entre os/as participantes, foi destacada a relevância da prática dos princípios basilares do fútbol callejero (respeito, solidariedade e companheirismo), para a formação integral.

Referências

BELMONTE, Maurício Mendes. Fútbol callejero: processos educativos decorrentes de uma motricidade emergente. 2019. 524f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2019.

BELMONTE, Maurício Mendes; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Fútbol callejero: nascido e criado no Sul. Revista crítica de ciências sociais, n. 116, p. 155-178, 2018.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 1994.

BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 22, n. 1, p. 53-63, 2000.

BRONFENBRENNER, Urie. Making human beings human: bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks, California, USA: Sage Publications, 2005.

CASTRO, Lígia Estronioli De; FERREIRA, Lilian Aparecida. Fútbol callejero: uma primeira análise praxiológica. Corpoconsciência, v. 26, n. 3, p. 70-85, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

IFMT - PDI 2019/2023. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2019-2023. Cuiabá, MT: IFMT, 2019.

LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, v. 15, n. 2, p. 236-246, 2009.

MARTINS, Mariana Zuaneti; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira De; BELMONTE, Maurício Mendes. Quando as meninas tomam a rua: as relações de gênero no Fútbol Callejero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE/CONBRACE, 19/ CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE/CONICE, 6. Anais... Vitória, ES: UFES, 2015.

MORAES, Fabio De; COUTO, Yara Aparecida. Os saberes atitudinais e a metodologia callejera na educação física escolar. Revista da sociedade de pesquisa qualitativa em motricidade humana, v. 5, n. 1, p. 134-145, 2021.

PASQUARELLI, Bruno Natale; SANTOS, Diogo Cardoso. Futebol da cabeça aos pés. Curitiba, PR: Appris, 2021.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

ROSSINI, Luciano e colaboradores. Fútbol callejero: juventud, liderazgo y participación-trayectorias juveniles em organizaciones sociales de América Latina. Buenos Aires, Argentina: FUDE, 2012.

SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. Perspectivas pedagógicas do esporte no século XXI. In: NISTA-PICCOLO, Vilma Leni; MOREIRA, Wagner Wey (Orgs.). Educação física e esporte no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2016.

SILVA, Bruna Saurin; MARTINS, Mariana Zuaneti. Ensinando o esporte a partir do ponto de vista feminista: tensões da epistemologia feminista para a pedagogia do esporte. Corpoconsciência, v. 27, p. 1-18, 2023.

SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira; MARTINS, Mariana Zuaneti; BELMONTE, Maurício Mendes. Fútbol callejero: desafios e potencialidades de uma metodologia para a educação popular. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA, 9/ SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 15. Anais... Rio Claro, SP, Unesp, 2015.

VAROTTO, Nathan Raphael e colaboradores. “Fútbol callejero” na educação física escolar: processos educativos emergentes de uma intervenção. Revista brasileira de iniciação científica, v. 5, n. 5, p. 104-120, 2018.

VAROTTO, Nathan Raphael; GRIFONI, Tiago; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira De. Fútbol callejero: processos educativos emergentes de uma metodologia de educação popular. In: SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira De; CARVALHO, Ricardo Souza De; PRADO, Denis (Orgs.). Do futebol moderno aos futebóis transmodernos: a utopia da diversidade revolucionária. São Carlos, SC: EdUFSCar, 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Cavalheiro, C. N., & Reverdito, R. S. (2023). FÚTBOL CALLEJERO: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Corpoconsciência, 27, e16460. https://doi.org/10.51283/rc.27.e16460

Edição

Seção

Seção Temática - ENSINO, VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM DO FUTEBOL/FUTSAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)