USO DO MODELO POE (PREVISÃO-OBSERVAÇÃO–EXPLICAÇÃO) APLICANDO AS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E MATEMÁTICA EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9619

Palavras-chave:

Transversalidade. Ensino de Química. Coari.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi aplicar os conteúdos das disciplinas de Química e de Matemática na elaboração de sabão artesanal visando sensibilizar sobre a preservação do meio ambiente. A metodologia didática usou o conceito construtivista POE (previsão-observação–explicação) com intuito de estimular os alunos a expor seus conhecimentos prévios e posteriormente aplicá-los de forma multidisciplinar. As atividades foram realizadas na Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento no município de Coari/Brasil, em uma turma do 2° ano do ensino médio. As atividades foram divididas em 5 etapas: questionário inicial, aula expositiva, atividade experimental, debate com exposição dos resultados e questionário final. A utilização do tema transversal sobre o meio ambiente no ensino de Química possibilitou que os discentes compreendessem o uso do conteúdo teórico em um panorama mais abrangente, de forma que ao realizarem os cálculos estequiométricos para a elaboração do sabão artesanal eles conseguiram visualizar as reações de esterificação. Além disso, foi dialogado sobre o uso de material poluente e suas possíveis consequências para os rios, bem como as alternativas para utilização desse resíduo.  Dessa forma, houve mais conscientização sobre a importância do meio ambiente  aplicando o conhecimento de Química e Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, Doutora em Química, Mestre em Química e Graduada em Química e em Farmácia. Atua no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM), colegiado de Ciências: Biologia e Química.

Elzilene Aquino Araújo, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Ciências: Biologia e Química. Professora do Estado do Amazonas

Referências

BARROS, S. S. Pontas de prova para o diagnóstico da aprendizagem de Física na escola: Um desafio para o professor. Apostila, Instituto de Física – UFRJ, 1994.

BRASIL (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 13 setembro de 2019.

CAVALCANTE, F. C. S. et al. (2014). Educação ambiental: produção de sabão ecológico na escola nossa senhora aparecida em Campina Grande-PB. Revista Acadêmico Científica, 6(2). Acesso em 13 janeiro de 2020. http://www.revistascire.com.br/artigo/2014/OUTUBRO/educacaoAmientalProducaoDeSabao.df.

CHASSOT, A. I. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Unijuí, 1995.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, vol. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

FAZENDA, I. C. Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2003.

FONSECA, M.R.M. Completamente química: química geral, São Paulo, 2001.

GOLDBERG, M. C. Educação e qualidade: repensando conceitos. Revista brasileira de estudos pedagógicos. São Paulo, vol. 79, n.1, p. 35-45, 1998.

MOREIRA C. Q. et al. Reciclagem de óleo usado para produção de sabão artesanal. In: V congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. 24 a 27, 2014, Belo Horizonte. Minas Gerais: IBEAS, 2014.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implicação em sala de aula. Brasília: UnB, 2006.

NOGUEIRA, N. R. Interdisciplinaridade aplicada. São Paulo: Ética., 2003.

OLIVEIRA, P. R. S. A construção social do conhecimento no ensino aprendizagem de Química. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

PAULO, P. R. N. F.; BORGES, M. N.; DELOU, C. M. Produção de materiais didáticos acessíveis para o ensino de química orgânica inclusivo. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, vol.11, n.23, p. 116-125, 2018.

PINTO, V. L. L. S.; LOZANO, A. R. G.; SIQUEIRA, A. S. Estudos matemáticos em projetos interdisciplinares: o caso da fabricação de detergente. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, vol. 11, n.23, p. 109-115, 2018.

RODRIGUES, T. C. T.; FERRARO, J.L.S. HARRES, J.B.S. Praticando a interdisciplinaridade no ambiente escolar com o uso do sensoriamento remoto, geoprocessamento e fotografia. Experiências em Ensino de Ciências, vol. 13, n.5, p. 42-58, 2018.

ROSA, C. W.; PINHO-ALVES, J. (2008) Ferramentas didáticas metacognitivas: alternativas para o ensino de Física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11, Curitiba. São Paulo: SBF, 2008.

SANTOS, R. J.; SASAKI, D. G. G. Uma metodologia de aprendizagem ativa para o ensino de mecânica em educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 37, n.3, p. 1-9, 2015.

SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P. Ensino de química e cidadania. Química Nova na Escola, vol. 4, n.1, p. 28-34, 1996.

SCHNETZLER, R. P. A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas. Química Nova, vol. 25(s1), n. 14-24, 2002.

SOUZA, V. C. A., JUSTI, R. S. O Ensino de Ciências e seus Desafios Humanos e Científicos: fronteiras entre o saber e o fazer científico, In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2005.

ZULIANI, S. R.Q. A. A utilização da Metodologia Investigativa na Aprendizagem de Química Experimental. Dissertação (Mestrado Em Educação Para A Ciência Curso De Pós-Graduação Em Educação Para A Ciência (Área De Concentração: Ensino De Ciência), Faculdade de Ciência – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2000.

Publicado

2020-02-06

Como Citar

YAMAGUCHI, K. K. de L.; ARAÚJO, E. A. USO DO MODELO POE (PREVISÃO-OBSERVAÇÃO–EXPLICAÇÃO) APLICANDO AS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E MATEMÁTICA EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 96–111, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9619. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9619. Acesso em: 18 abr. 2024.