ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NO INTERIOR DO AMAZONAS: REFLEXÕES SOBRE CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS
DOI:
10.26571/reamec.v9i3.12783Palavras-chave:
Ensino de química, Ensino superior, Formação de professores, Estágio supervisionadoResumo
O objetivo desta pesquisa é apresentar uma reflexão sobre a perspectiva dos licenciandos acerca do estágio supervisionado na Universidade Federal do Amazonas, analisando as contribuições e desafios na formação docente. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, exploratória e descritiva, envolvendo 20 graduandos do curso de Ciências: Biologia e Química. Verificou-se que entre a teoria e a prática há diversos entraves como a dificuldade para realização das atividades devido a divergências entre o planejamento dos estudantes e o da escola, dificuldade dos discentes com a disciplina de química, organização pessoal e questões financeiras. A detecção das lacunas envolvidas no estágio supervisionado pode contribuir para um melhor aproveitamento dessa prática e construção dos saberes docentes.
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