ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NO INTERIOR DO AMAZONAS: REFLEXÕES SOBRE CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12783

Palavras-chave:

Ensino de química, Ensino superior, Formação de professores, Estágio supervisionado

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar uma reflexão sobre a perspectiva dos licenciandos acerca do estágio supervisionado na Universidade Federal do Amazonas, analisando as contribuições e desafios na formação docente. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, exploratória e descritiva, envolvendo 20 graduandos do curso de Ciências: Biologia e Química.  Verificou-se que entre a teoria e a prática há diversos entraves como a dificuldade para realização das atividades devido a divergências entre o planejamento dos estudantes e o da escola, dificuldade dos discentes com a disciplina de química, organização pessoal e questões financeiras. A detecção das lacunas envolvidas no estágio supervisionado pode contribuir para um melhor aproveitamento dessa prática e construção dos saberes docentes.

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Biografia do Autor

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil.

Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA) e no Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas(NESPA). Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais, principalmente relacionados a resíduos de frutas Amazônicas, óleos essenciais e caracterização química de substâncias fenólicas. Realiza projetos de Pesquisa e Extensão relacionadas ao Ensino de Química com projetos de intervenção utilizando práticas experimentais e valorização de saberes tradicionais.

Nara Maciel Falcão Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil.

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (2018). Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2002). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM (2010). Especialista em Administração de Recursos Humanos - UFAM (2002). Atualmente, é Professora Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas, lotada no Instituto de Saúde e Biotecnologia Campus Médio-Solimões no município de Coari no Estado do Amazonas.

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

YAMAGUCHI, K. K. de L.; LIMA, N. M. F. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NO INTERIOR DO AMAZONAS: REFLEXÕES SOBRE CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21094, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12783. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12783. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências