A LUDICIDADE NO ENSINO DA GEOMETRIA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p14-23.i7707

Palavras-chave:

Práxis, Formação de Professor, Ensino de Ciências

Resumo

O presente trabalho é resultado de pesquisa objetivando investigar qual método seria mais eficiente para a aprendizagem dos conceitos de espaço e forma no Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da investigação e visando a articulação teórico-metodológica optou-se por trabalhar a pesquisa numa abordagem de métodos mistos em que houve uma triangulação concomitante dos dados. Os participantes foram 215 alunos e 06 professores do 5º ano de uma Escola Municipal localizada na cidade de Manaus no Estado do Amazonas. Encontrou-se, que o Método Lúdico conseguiu atingir os objetivos curriculares de ensino com o uso dos cinco jogos elaborados especificamente para este trabalho contribuindo significativamente no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de geometria indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN para o 5º ano do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Lúcia Helena Soares de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2006), Mestrado pelo Programa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2011) e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática -REAMEC (2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa AIECAM-Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia: Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus. Atuando principalmente nos seguintes temas:Processos de Ensino-aprendizagem em Educação em Ciências, Educação Escolar Indígena, formação de professores; Materiais Didáticos, letramento e Educação Inclusiva. 

Débora Regina Soares de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2019), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal do Amazonas (2013-2014), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Atualmente é professora titular na Secretaria Municipal de Educação e pedagoga na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, aprendizagem, ciências, formação de conceitos, educação infantil e ludicidade.

Fabielly Santos Rodrigues, FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Fonoaudióloga CRFa 9-1676 | Email: fabielly_santos@hotmail.com Contato:(92) 98401-7289 

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

OLIVEIRA, L. H. S. de; OLIVEIRA, D. R. S. de; CÉZAR JUNIOR, E. G. R.; RODRIGUES, F. S. A LUDICIDADE NO ENSINO DA GEOMETRIA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 3, p. 14–23, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p14-23.i7707. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7707. Acesso em: 26 nov. 2024.