EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM PROJETOS PIBIC NO IFMA: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.20766


Palavras-chave:

PIBIC, Formação Crítica, Projeto de Pesquisa, Formação Docente, . Licenciatura em Matemática

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica que a educação financeira deve ser abordada como tema transversal, visando conectar ensinamentos com situações cotidianas e promover o desenvolvimento do cidadão. Uma das metodologias utilizadas para a integração da educação financeira nas escolas é por meio de projetos de pesquisa, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Assim, este artigo tem como objetivo analisar como a educação financeira, abordada em projetos de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvidos no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), tem contribuído para a formação crítica e cidadã dos estudantes, com ênfase na formação de licenciandos em Matemática. A pesquisa é qualitativa e teve como corpus de análise quatro projetos concluídos e publicados nos Anais do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), entre 2017 e 2023. A análise de dados foi realizada utilizando a técnica de similitude para identificar as conexões temáticas presentes nos textos. Os resultados indicam que os projetos, eram de natureza extensionistas, e se concentravam em aspectos voltados ao planejamento e controle financeiro, com ênfase na educação financeira de caráter mercadológico, especialmente em cursos técnicos de administração. No entanto, verificou-se uma lacuna, da educação financeira, na abordagem de dimensões sociais, políticas e ambientais, sobretudo na formação de licenciandos em matemática. Conclui-se que há necessidade de ampliar a inserção dessa temática de forma crítica nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e nas práticas formativas, a fim de fortalecer a consciência financeira e a responsabilidade social dos futuros docentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Reullyanne Freitas de Aguiar, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Buriticupu, Maranhão, Brasil

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC - polo UFPA). Mestra em Energias Renováveis, pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - IFCE (2014), Campus Maracanaú. Especialista no Ensino da Matemática - UVA (Universidade Vale do Acaraú, 2011), graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas do Tapajós (2008) e graduada em Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2008). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Laboratório de Educação Matemática (GEPLEMAT) e atualmente, é professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus: Buriticupu. Áreas de interesses para pesquisa: Educação Financeira, Educação Matemática, Tecnologias Educacionais Digitais, Formação de Professores de Matemática e Laboratório de Matemática.

  • Francisco Alexandre de Lima Sales, , Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Buriticupu, Maranhão, Brasil

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo REAMEC, mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tecnólogo em Recursos Hídricos e Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), licenciado em Matemática pela Faculdade Cidade de Guanhães (FACIG). Atualmente é professor efetivo de matemática do Instituto Federal do Maranhão, campus Buriticupu. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Laboratório de Educação Matemática (Geplemat).

  • Alexandra Sofia da Cunha Rodrigues, Universidade NOVA de Lisboa, UIED-Portugal. Caparica-Portugal

    Alexandra é professora de matemática e, na verdade, é professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, em Caparica. Ela ensina professores de matemática em formação no ensino médio. Nos últimos anos, foi coordenadora pedagógica de uma escola de VET (Instituto de Gouveia Escola Profissional) e foi responsável por definir os planos curriculares dos cursos de VET. Ela também foi vice-diretora em um Agrupamento de Escolas de Trancoso. Desde cedo, em sua carreira profissional, ela esteve ligada à educação profissional, conhecendo esse sistema educacional, tanto em termos de jovens quanto de adultos. Academicamente, possui diploma em Matemática (ramo educacional) pela Universidade de Coimbra, concluiu o mestrado em Ensino da Matemática em 2007 e o doutorado em Didática da Matemática em 2015 pela Universidade da Beira Interior. Ela possui pós-graduação em Inovação e Criatividade - As TIC (Instituto Superior de Ciências Educativas-2006) e outro em Administração e Organização Escolar (Escola Superior de Educação de Fafe-2019). Ela obteve seu doutorado em Ciências da Educação, com foco em educação matemática em escolas de VET, em 2015. Sua tese foi um estudo comparativo sobre o ensino da matemática em 4 escolas de VET portuguesas. Desde então, ela contribuiu para o conhecimento com diversos trabalhos de pesquisa na área. Ela também faz parte da equipe que projetou os novos programas de matemática (um total de 4, porque a equipe acredita que a matemática é para todos) para estudantes do ensino médio, aprovados em janeiro de 2023, e atualmente trabalha para facilitar a implementação. Desde 2007, integra equipes de pesquisa de projetos focadas em aprendizagem matemática, inovação curricular e sucesso na matemática escolar. e estudos históricos. Ela foi membro da equipe de monitoramento do projeto Learn and Sign Mathematics com a Khan Academy (2019-2021). Nos últimos anos, desenvolveu pesquisas focadas na autonomia da matemática escolar, na formação de professores no sistema de ensino de VET e na história da educação matemática, além de ter escrito alguns capítulos de livros de pesquisa sobre esses temas. Ela foi membro do comitê científico de vários seminários e congressos, além de integrar o júri de seleção para uma bolsa de pesquisa. Ela publicou artigos em diversos periódicos revisados por pares e anais de congressos, além de revisar vários artigos. Como educadora de matemática, sua principal preocupação é garantir a eficácia do aprendizado matemático. Ela é pesquisadora no CICS. Centro de Pesquisa NOVA, que desenvolve pesquisas na área de Ciências Sociais com ênfase em Educação Matemática. Ela também faz parte do Grupo de Pesquisa sobre História e Memórias do Ensino de Matemática da APM (Associação de Professores de Matemática). 

  • Raimundo Luna Neres, Universidade CEUMA - UNICEUMA. São Luís, Maranhão, Brasil

    Doutor em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP (2010). Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Pará UFPA (1989). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1979) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CE (2003). Prof. Associado da Universidade Federal do Maranhão - Aposentado. Prof. da Universidade CEUMA - UNICEUMA. Docente Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UNICEUMA/Polo Belém. Prof. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB - UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em Registros de Representação Semiótica, Ensino e Aprendizagem da Matemática e Formação Continuada de Professores de Matemática.

Referências

ABAD-SEGURA; GONZÁLEZ-ZAMAR. Effects of Financial Education and Financial Literacy on Creative Entrepreneurship: A Worldwide Research. Education Sciences, Basel, Switzerland, v. 9, n. 238, p. 1–17, 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/9/3/238. Acesso em: 20 maio 2024.

AGUIAR, Reullyanne Freitas de et al. Educação financeira na formação de professores: um olhar sobre a produção stricto sensu Brasileira. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá-MT, v. 11, n. 1, p. 1–23, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15389. Acesso em: 14 out. 2023.

AGUIAR, Reullyanne Freitas de; NERES, Raimundo Luna; SALES, Francisco Alexandre de Lima. A Educação Financeira em Institutos Federais do Maranhão: um Olhar nos PPCs. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, Londrina-PR, v. 16, n. 3, p. 408–415, 2024. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/10864. Acesso em: 22 maio 2024.

ASSIS, Adryanne Maria Rodrigues Barreto de et al. Reflexões sobre Educação Financeira escolar: o que é discutido em cursos de formação de professores dos anos iniciais e como ocorre na prática?. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife-PE, v. 12, n. 2, p. 1–24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250394. Acesso em: 12 jul. 2023.

BARONI, Ana Karina Cancian. Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: possibilidades para a formação inicial do professor. 2021. 253 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) –Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro: São Paulo, 2021.Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/4b511400-00a7-40b6-81ed-ea013401d9d8. Acesso em: 06 jul 2025.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia-DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRASIL. Decreto no 7.397, de 22 de Dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasilia-DF, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em: 5 ago. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação. Brasilia-DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRUCHÊZ, Adriane et al. Metodologia de Pesquisa de Dissertações sobre Inovação: Análise Bibliométrica. Desafio online, Campo Grande, v. 6, n. 1, p. 141–159, 2018. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/3539/4259. Acesso em: 13 mar. 2022.

DIAS, Carolina Rodrigues; OLGIN, Clarissa de Assis. Uma proposta didática para o desenvolvimento da temática educação financeira. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Belém-PA, v. 18, p. 42–54, 2018. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/210/209. Acesso em: 6 set. 2024.

GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), Bauru-SP, v. 8, n. 2, p. 237–252, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rpxWhrW3yfVZHTY9kSVyrxS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jun. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo - SP: Editora Atlas, 2002.

HARTMANN, Andrei Luís Berres; MALTEMPI, Marcus Vinicius. A abordagem da Educação Financeira na Educação Básica sob o ponto de vista de docentes formadores de futuros professores de Matemática. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife-PE, v. 12, n. 2, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250363. Acesso em: 12 jul. 2023.

IFMA. Concursos e Seletivos. São Luís-MA, 2023. Disponível em: https://portal.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos/?tipo=4&campus=&situacao=2&busca=PIBIC. Acesso em: 30 abr. 2023.

KISTEMANN JÚNIOR, Marco Aurélio; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; PESSOA, Cristiane Azevêdo Santos. Educação financeira: questionamentos e reflexões de três grupos de pesquisa. In: KISTEMANN JÚNIOR, Marco Aurélio; ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark (org.). Educação Financeira: olhares, incertezas e possibilidades. Taubaté, SP: Editora Akademy, 2021. p. 13–50.

MELO, Danilo Pontual de et al. Diálogos entre a educação financeira escolar e as diferentes áreas do conhecimento na BNCC do Ensino Fundamental. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife-PE, v. 12, n. 2, p. 1–27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250447. Acesso em: 12 jul. 2023.

MUNIZ JUNIOR, Ival. Econ ou Humanos? Um estudo sobre a tomada de decisão em ambientes de educação financeira escolar. 2016. 431 f. Tese (Doutorado) em Engenharia de Produção - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, 2016. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/BRCRIS_be8eaf1301ac11af02942c11f11d381a. Acesso em: 5 jun. 2024.

OLIVEIRA, Vanessa de. Projetos e Educação Financeira: diálogos possíveis. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife-PE, v. 12, n. 2, p. 1–25, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250170. Acesso em: 12 jul. 2023.

PINHEIRO, José Milton Lopes; ARAÚJO, Juscimar Da Silva; ALVES, Murilo Barros. As produções financeiras em diferentes espaços socioculturais: pensando uma Educação Etnofinanceira. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife-PE, v. 12, n. 2, p. 1–27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250336. Acesso em: 12 jul. 2023.

RAMON, Rosangela; TREVISAN, Eliane. Educação Financeira: um comparativo entre estudantes de escolas públicas e privadas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá-MT, v. 7, n. 2, p. 109–126, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8504. Acesso em: 24 abr. 2023.

RATINAUD, Pierre. Pour Les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Paris, França, 2022. Disponível em: www.iramuteq.org.

SANTOS, Laís Thalita Bezerra dos. Como estudantes de 5° ano refletem sobre temáticas relacionadas à educação financeira escolar? Um olhar na perspectiva dos atos dialógicos. 2023. 207 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53855. Acesso em: 4 jun. 2023.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. 1oed. Campinas, SP: Papirus, 2014.

SOARES, Guilherme Araújo; DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica. REMATEC, Belém-PA, v. 19, n. 47, p. 1–15, 2024. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535. Acesso em: 6 set. 2024.

SOUSA, Ivan Bezerra de; ALMEIDA, José Joelson Pimentel de. Educação Financeira Escolar para além do valor monetário. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 12, p. e24085, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18118. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18118. Acesso em: 6 jul. 2025.

TINTI, Douglas da Silva; BARBOSA, Geovane Carlos; LOPES, Celi Espasandin. O software IRAMUTEQ e a Análise de Narrativas (Auto)biográficas no Campo da Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro - SP, v. 35, n. 69, p. 479–496, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2021000100479&tlng=pt. Acesso em: 14 jun. 2022.

VIEIRA, Kelmara Mendes; KLEIN, Leander Luiz; DENARDIN, Adriele Carine Menezes; LINKE, Denise Doná; MESQUITA, Leidiane Ferreira. Os temas transversais na Base Nacional Comum Curricular: da legislação à prática. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro - SP, v. 32, n. 65, p. 21, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15719. Acesso em: 20 abr. 2023.

VIZOLLI, Idemar; SÁ, Pedro Franco de. Um estado do conhecimento em relação a formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental na Amazônia Legal Brasileira. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 650–669, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i3.11022. Acesso em: 06 jul. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

AGUIAR, Reullyanne Freitas de; SALES, Francisco Alexandre de Lima; RODRIGUES, Alexandra Sofia da Cunha; NERES, Raimundo Luna. EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM PROJETOS PIBIC NO IFMA: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25044, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.20766. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/20766. Acesso em: 11 jan. 2026.