EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15389

Palavras-chave:

Formação continuada., Formação inicial., Educação matemática., Matemática financeira., Educação Financeira

Resumo

Neste estudo, analisou-se pesquisas sobre a educação financeira e formação de professores produzidas pelos programas de Pós-Graduação desenvolvidas no Brasil, entre os quadriênios de avaliações de teses e dissertações no período de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020, buscando fortalecer as contribuições destes conhecimentos científicos, haja vista que a inserção dessa temática na educação básica é uma prática recente no país. Para isso, foi realizada uma busca exploratória na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e nos dados abertos da Capes, a qual foram selecionadas 11 produções. Como resultados encontrados, constatou-se que a maior concentração de produções esteve localizado na região Sudeste. No entanto, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se apresentou como a instituição de ensino superior (IES) com maior número de produções quando comparadas a outra IES. O corpus da pesquisa que emergiu dessas produções foi analisado e categorizados em três classificações: (a) formação continuada, (b) nível de conhecimento em letramento financeiro dos professores e (c) análise dos documentos que regem o ensino superior, com relação a inserção da disciplina de matemática financeira. Verificou-se que a maioria das produções convergiram para a formação continuada deixando assim uma lacuna para as pesquisas relacionadas aos cursos de formação inicial de licenciatura em matemática.

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Biografia do Autor

Reullyanne Freitas de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Buriticupu (IFMA), Buriticupu, Maranhão, Brasil.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC - polo UFPA). Mestra em Energias Renováveis, pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - IFCE (2014), Campus Maracanaú. Especialista no Ensino da Matemática - UVA (Universidade Vale do Acaraú, 2011), graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas do Tapajós (2008) e graduada em Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2008). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Laboratório de Educação Matemática (GEPLEMAT) e atualmente, é professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus: Buriticupu. Áreas de interesses para pesquisa: Educação Financeira, Educação Matemática, Tecnologias Educacionais Digitais, Formação de Professores de Matemática e Laboratório de Matemática.

Francisco Alexandre de Lima Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Buriticupu (IFMA), Buriticupu, Maranhão, Brasil.

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo REAMEC, mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tecnólogo em Recursos Hídricos e Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), licenciado em Matemática pela Faculdade Cidade de Guanhães (FACIG). Atualmente é professor efetivo de matemática do Instituto Federal do Maranhão, campus Buriticupu. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Laboratório de Educação Matemática (Geplemat).

Raimundo Luna Neres, Universidade CEUMA (UNICEUMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Doutor em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP (2010). Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Pará ? UFPA (1989). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1979) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CE (2003). Prof. da Universidade CEUMA - UNICEUMA. Docente Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UNICEUMA/Polo Belém. Prof. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em Registros de Representação Semiótica, Ensino e Aprendizagem da Matemática e Formação Continuada de Professores de Matemática.

Leila do Socorro Rodrigues Feio, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil.

Leila do Socorro Rodrigues Feio graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Obteve o título acadêmico de mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, área de Educação Especial, e doutora em Psicologia pela Universidade de Oviedo/Espanha, área de Psicologia Evolutiva e Educação, sendo no Brasil, revalido o título de doutorado pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Amapá, e atua no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva como docente e tutora da Residência em Psicologia, área de concentração Saúde do adulto e idoso, na mesma instituição. Coordena o Curso de Pedagogia do Campo /PARFOR/ Campus Mazagao. É credenciada como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, vinculado a Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM/REAMEC. Também fez parte do corpo docente do Curso de Especialização em Docência para Educação Penitenciária, ofertado pelo Departamento de Educação a Distância e o Programa Universidade Aberta do Brasil/Polo de Macapá, e Curso de Especialização em Políticas Educacionais - CEPE/Unifap. Coordena o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Públicas, Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Saúde Coletiva (PEPITAS/UNIFAP/CNPq), Linha 1: Educação Especial, Políticas de Inclusão e Gestão Educacional, Linha 2: Políticas Públicas para a Educação nas Prisões, e 3: Saúde Mental e Crise Suicida. Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga. Experiência em pesquisa e interesse em temas para orientar projetos, enfocando: Políticas Públicas de Inclusão, Autismo, Deficiência Visual, TDAH, e Estudos na área de Comportamento Matemático, com destaque aos debates sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática, Ansiedade à Matemática, Metodologia do Professor, Formação de Professores, Gestão do Tempo de Estudo e Envolvimento Familiar.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

AGUIAR, R. F. de; SALES, F. A. de L.; NERES, R. L.; FEIO, L. do S. R. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23049, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15389. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15389. Acesso em: 21 jun. 2024.