EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15389

Palavras-chave:

Formação continuada., Formação inicial., Educação matemática., Matemática financeira., Educação Financeira

Resumo

Neste estudo, analisou-se pesquisas sobre a educação financeira e formação de professores produzidas pelos programas de Pós-Graduação desenvolvidas no Brasil, entre os quadriênios de avaliações de teses e dissertações no período de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020, buscando fortalecer as contribuições destes conhecimentos científicos, haja vista que a inserção dessa temática na educação básica é uma prática recente no país. Para isso, foi realizada uma busca exploratória na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e nos dados abertos da Capes, a qual foram selecionadas 11 produções. Como resultados encontrados, constatou-se que a maior concentração de produções esteve localizado na região Sudeste. No entanto, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se apresentou como a instituição de ensino superior (IES) com maior número de produções quando comparadas a outra IES. O corpus da pesquisa que emergiu dessas produções foi analisado e categorizados em três classificações: (a) formação continuada, (b) nível de conhecimento em letramento financeiro dos professores e (c) análise dos documentos que regem o ensino superior, com relação a inserção da disciplina de matemática financeira. Verificou-se que a maioria das produções convergiram para a formação continuada deixando assim uma lacuna para as pesquisas relacionadas aos cursos de formação inicial de licenciatura em matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reullyanne Freitas de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Buriticupu (IFMA), Buriticupu, Maranhão, Brasil.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC - polo UFPA). Mestra em Energias Renováveis, pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - IFCE (2014), Campus Maracanaú. Especialista no Ensino da Matemática - UVA (Universidade Vale do Acaraú, 2011), graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas do Tapajós (2008) e graduada em Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2008). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Laboratório de Educação Matemática (GEPLEMAT) e atualmente, é professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus: Buriticupu. Áreas de interesses para pesquisa: Educação Financeira, Educação Matemática, Tecnologias Educacionais Digitais, Formação de Professores de Matemática e Laboratório de Matemática.

Francisco Alexandre de Lima Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Buriticupu (IFMA), Buriticupu, Maranhão, Brasil.

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo REAMEC, mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tecnólogo em Recursos Hídricos e Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), licenciado em Matemática pela Faculdade Cidade de Guanhães (FACIG). Atualmente é professor efetivo de matemática do Instituto Federal do Maranhão, campus Buriticupu. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Laboratório de Educação Matemática (Geplemat).

Raimundo Luna Neres, Universidade CEUMA (UNICEUMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Doutor em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP (2010). Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Pará ? UFPA (1989). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1979) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CE (2003). Prof. da Universidade CEUMA - UNICEUMA. Docente Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UNICEUMA/Polo Belém. Prof. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em Registros de Representação Semiótica, Ensino e Aprendizagem da Matemática e Formação Continuada de Professores de Matemática.

Leila do Socorro Rodrigues Feio, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil.

Leila do Socorro Rodrigues Feio graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Obteve o título acadêmico de mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, área de Educação Especial, e doutora em Psicologia pela Universidade de Oviedo/Espanha, área de Psicologia Evolutiva e Educação, sendo no Brasil, revalido o título de doutorado pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Amapá, e atua no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva como docente e tutora da Residência em Psicologia, área de concentração Saúde do adulto e idoso, na mesma instituição. Coordena o Curso de Pedagogia do Campo /PARFOR/ Campus Mazagao. É credenciada como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, vinculado a Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM/REAMEC. Também fez parte do corpo docente do Curso de Especialização em Docência para Educação Penitenciária, ofertado pelo Departamento de Educação a Distância e o Programa Universidade Aberta do Brasil/Polo de Macapá, e Curso de Especialização em Políticas Educacionais - CEPE/Unifap. Coordena o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Públicas, Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Saúde Coletiva (PEPITAS/UNIFAP/CNPq), Linha 1: Educação Especial, Políticas de Inclusão e Gestão Educacional, Linha 2: Políticas Públicas para a Educação nas Prisões, e 3: Saúde Mental e Crise Suicida. Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga. Experiência em pesquisa e interesse em temas para orientar projetos, enfocando: Políticas Públicas de Inclusão, Autismo, Deficiência Visual, TDAH, e Estudos na área de Comportamento Matemático, com destaque aos debates sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática, Ansiedade à Matemática, Metodologia do Professor, Formação de Professores, Gestão do Tempo de Estudo e Envolvimento Familiar.

Referências

ALMEIDA, Priscila Belota de. A Matemática Financeira na Educação ao Básica e sua importância para a formação de um cidadão consciente. 2013. 39 f. Dissertação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, 2013. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/ccet/profmat/tcc/2011/tcc-priscila. Acesso em: 10 mar. 2022.

BIANCHINI, Barbara Lutaif; LIMA, Gabriel Loureiro de; GOMES, Eloiza. Formação de Professor: reflexões da educação matemática no ensino superior. Educação & Realidade, Porto Alegre-RS, v. 44, n. 1, p. e77732, 2019. https://doi.org/10.1590/2175-623677732.

BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasilia-DF, Brasil, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em: 14 mar. 2022.

BRASIL. Tabela de Áreas de Conhecimento/Avaliação. Brasilia-DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao. Acesso em: 14 mar. 2022.

BRUCHÊZ, Adriane et al. Metodologia de Pesquisa de Dissertações sobre Inovação: Análise Bibliométrica. Desafio online, Campo Grande, v. 6, n. 1, p. 141–159, 2018. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/3539/4259. Acesso em: 13 mar. 2022.

CAMPOS, Adilson Rodrigues. A educação financeira em um curso de orçamento e economia doméstica para professores: uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de indivíduos-consumidores. 2015. 242 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora-MG, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1394. Acesso em: 10 mar. 2022.

CHIARELLO, Ana Paula Rohrbek. Educação financeira crítica: novos desafios na formação continuada de professores. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó – SC, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1324384. Acesso em: 10 mar. 2022.

CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo. Pesquisa CNC: Endividamento e inadimplência do consumidor: alta da inflação e dos juros faz 3 em cada 10 famílias atrasarem contas e dívidas em abril/2022. São Paulo - SP, 2022. Disponível em: https://portal-bucket.azureedge.net/wp-content/2022/04/c558c63f7b16a479b157320c88a165ea.pdf. Acesso em: 9 jun. 2022.

CNC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Rio de Janeiro-RJ, 2021. Disponível em: https://www.portaldocomercio.org.br/publicacoes/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-anual-e-dezembro-de-2021/410541. Acesso em: 13 mar. 2022.

DALFIOR, Vanda Aparecida Oliveira. Educação Financeira: percepção de professores de escolas públicas de Minas Gerais. 2020. 110 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes, Belo Horizonte-MG, 2020. Disponível em: https://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2021/05/VANDA-APARECIDA-OLIVEIRA-DALFIOR.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

FARINHAS, Cleia. Formação continuada de professores do Ensino Fundamental na área de Matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, XI., 2013, Curitiba-PR. XI Congresso Nacional de Educação -EDUCERE. Curitiba-PR: Pontificia Universidade Católica do Paraná, 2013. p. 9931–9942. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8619_4659.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.

FRAIHA-MARTINS, France; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Informática na educação matemática e científica dos anos iniciais de escolaridade: um estudo sobre as pesquisas da área ensino de ciências e matemática. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte -MG, v. 14, n. 3, p. 313–331, 2012. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140319

HOFFMAN, Ruth Margareth. Educação financeira no currículo escolar: uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França. 2013. 308 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/31860. Acesso em: 10 mar. 2022.

MARTINS, Luis Paulo. Um estudo de caso sobre o conhecimento matemático para o planejamento de aulas de Educação Financeira. 2019. 166 f. Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo-SP, 2019. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22534. Acesso em: 10 mar. 2022.

MELO, Danilo Pontual de. Educação financeira e matemática financeira: compreendendo possibilidades a partir de um grupo de estudo com professores do ensino médio. 2019. 109 f. Dissertação (mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34278. Acesso em: 10 mar. 2022.

MOTA, Marcelo Nunes. Literácia financeira de educadores: um estudo na rede pública do município de Sorocaba. 2016. 98 f. Dissertação (mestrado em Controladoria Empresarial) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP, 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UPM_b913aaed20b5791df7f9751259860893. Acesso em: 10 mar. 2022.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre-RS, v. 44, n. 3, p. 1–15, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402&tlng=pt. Acesso em: 24 mai. 2023.

PONTE, João Pedro da. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. In: JOÃO PEDRO DA PONTE (org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Institutoed. Lisboa: Instituto, 2014. p. 542. E-book. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2014/12/prc3a1ticas-profissionais-dos-professores-de-matemc3a1tica-joc3a3o-pedro-da-ponte-org.pdf. Acesso em: 24 mai. 2023.

PUENTES, Roberto Valdés; AQUINO, Orlando Fernández; QUILLICI NETO, Armindo. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar em Revista, Curitiba-PR, n. 34, p. 169–184, 2009. https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000200010

R CORE TEAM. R: A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Austria: Team CORE R, 2020. Software para análise estatística. Disponível em: https://www.r-project.org/.

RAMON, Rosangela; TREVISAN, Eliane. Educação Financeira: um comparativo entre estudantes de escolas públicas e privadas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá-MT, v. 7, n. 2, p. 109–126, 2019. 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p109-126.i8504

REIS, Maria Elídia Teixeira; FIORENTINI, Dario. Formação profissional de professores de matemática em serviço e políticas públicas. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646796. Acesso em: 24 mai. 2023.

RODRIGUES, Márcio Urel; SILVA, Jaqueline Michele Nunes da; RODRIGUES, Rosiane Souza da Silva. Estado da arte das dissertações e teses no Brasil sobre Educação Financeira e/ou Matemática Financeira no período de 2000 a 2020. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, v. 12, n. 2, p. 1–27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250224/pdf_1. Acesso em: 14 mar. 2022.

SANDES, Joana Pereira; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação Matemática e a Formação de Professores para uma Prática Docente Significativa. Revista @mbienteeducação, São Paulo-SP, v. 11, n. 1, p. 99, 2018. https://doi.org/10.26843/v11.n1.2018.49.p99%20-%20109

SANTOS, Luciene Costa; GONÇALVES, Tadeu Oliver; MELO, Elisângela Aparecida Pereira de. Conhecimentos profissinais mobilizados na formação inicial do professor que ensina matemática: uma revisão em dissertações e teses. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá-MT, v. 11, n. 1, p. 1–27, 2023. 10.26571/reamec.v11i1.14495

SILVA, Arlam Dielcio Pontes. Atividades de educação financeira em livro didático de matemática: como professores colocam em prática? 2018. 200 f. Dissertação (mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32841. Acesso em: 10 mar. 2022.

SILVA, Luciano Ferreira da; RUSSO, Rosária de Fátima Segger Macri; OLIVEIRA, Paulo Sergio Gonçalves de. Quantitativa ou qualitativa? Um alinhamento entre pesquisa, pesquisador e achados em pesquisas sociais. Revista Pretexto, Belo Horizonte -MG, v. 19, n. 4, p. 30–45, 2018. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/5647/artigo_2_4_2018.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. 1oed. Campinas, SP: Papirus, 2014.

SOMAVILLA, Adriana Stefanello. A inserção da disciplina de matemática financeira nos cursos de licenciatura em matemática dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul do Brasil. 2017. 138 f. Dissertação (mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR, 2017. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2937. Acesso em: 10 mar. 2022.

SOUZA, Andréa Stambassi. Design e desenvolvimento de um curso de formação continuada para professores em educação financeira escolar. 2015. 196 f. Dissertação (mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiiz de Fora, Juiz de Fora-MG, 2015. Disponível em: http://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/5477?mode=full. Acesso em: 10 mar. 2022.

SOUZA, Lázaro Rômulo de; OLIVEIRA, Glaydson Francisco Barros de. Sequência didática para o estudo de conceitos básicos de matemática financeira. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá-MT, v. 10, n. 3, p. 1–25, 2022. 10.26571/reamec.v10i3.13567

TEIXEIRA, James. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e matemática financeira. 2015. 159 f. Tese (doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo-SP, 2015. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/11025/1/James Teixeira.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

VIANA, Wanderson Felix. A Etnomatemática como um aporte epistemológico na Educação de Jovens e Adultos : um estudo no âmbito do comércio ambulante. 2020. 194 f. Dissertação - Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata- PE, 2020. Disponível em: https://w2files.solucaoatrio.net.br/atrio/upe-ppge_upl//THESIS/147/dissertao_wanderson_viana_2021053016373686.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

VIZOLLI, Idemar; SÁ, Pedro Franco de. Um estado do conhecimento em relação a formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental na Amazônia Legal Brasileira. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá-MT, v. 8, n. 3, p. 650–669, 2020. 10.26571/reamec.v8i3.11022

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

AGUIAR, R. F. de; SALES, F. A. de L.; NERES, R. L.; FEIO, L. do S. R. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23049, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15389. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15389. Acesso em: 30 abr. 2024.