PEDAGOGIA DO ESPORTE: UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO EM BASQUETEBOL A PARTIR DE CONCEITOS DO JOGO PAUTADOS NO MÉTODO DA FEDERAÇÃO ESPANHOLA

Authors

  • Lucas Marques Maricone lucasmaricone@hotmail.com
  • Yura Yuka Sato dos Santos yura_sato@hotmail.com
  • Benjamin Longarela Pérez benja_price@hotmail.com
    Universidade da Coruña
  • Larissa Rafaela Galatti lagalatti@hotmail.com

Keywords:

Ensino, Jogos Esportivos Coletivos, Jovens Atletas

Abstract

O processo de ensino-aprendizagem do basquetebol deve priorizar pela formação nos aspectos técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural do aprendiz. Um programa esportivo que não contemple essas premissas pode provocar a especialização precoce. O método da Federação Espanhola de Basquete (FEB) refuta a especialização precoce propondo o jogo de ataque por Conceitos. O objetivo desse estudo foi analisar o método da FEB de iniciação e formação no basquetebol. Foi realizada uma pesquisa documental no website do Clube do Treinador vinculado à FEB e foram selecionados os documentos escritos por treinadores ou alguma Federação de Províncias. A análise se deu através da Análise Temática. Foram identificados cinco Conceitos ofensivos centrais de jogo e dez sub-conceitos, que podem ser utilizados de acordo com as situações do jogo no ataque. O método FEB apresenta grande vantagem, uma vez que não se diferencia as funções por posições e os jovens jogadores desenvolvem autonomia no jogo.

Published

2017-02-27

How to Cite

Maricone, L. M., Santos, Y. Y. S. dos, Pérez, B. L., & Galatti, L. R. (2017). PEDAGOGIA DO ESPORTE: UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO EM BASQUETEBOL A PARTIR DE CONCEITOS DO JOGO PAUTADOS NO MÉTODO DA FEDERAÇÃO ESPANHOLA. Corpoconsciência, 20(3), 57–67. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4489

Most read articles by the same author(s)