O QUE LEVA AS MULHERES A NÃO SEGUIR NA CARREIRA COMO ATLETAS DE BASQUETEBOL?
DOI:
10.51283/rc.28.e17196Palavras-chave:
Carreira Esportiva, Gênero, Motivadores, Desenvolvimento EsportivoResumo
Historicamente mulheres têm maior dificuldade de acessar práticas esportivas e de construir uma carreira no alto rendimento. Entender os motivos que dificultam esse processo pode contribuir com o desenvolvimento esportivo para mulheres. O objetivo deste estudo foi identificar motivos que levam mulheres a desistirem da carreira profissional no basquetebol. A partir de questionário online, respondido por 28 mulheres (M= 32,5±8,35 anos), estatística descritiva e análise temática, identificamos que o estado de São Paulo se destacou como a principal região de iniciação esportiva e a maioria das participantes concluíram o ensino superior. A necessidade de trabalhar e estudar foram fortes influenciadores para a desistência do esporte profissional, além do relacionamento com treinadores/as e ambiente de treino. Esses aspectos são acentuados devido à falta de investimentos estruturais na modalidade. Para que o alto rendimento seja uma possibilidade para mulheres no basquetebol é necessário que elas sejam amparadas financeiramente e que políticas públicas esportivas que valorizem o esporte de mulheres sejam pensadas.
Referências
ACCOCELLA, Luã Rebollo e colaboradores. Da proibição à ascensão (onde?): mapeamento geográfico dos locais de nascimento das atletas e dos clubes do futebol de mulheres participantes do campeonato brasileiro. Motrivivência, v. 35, n. 66, p. 1-17, 2023.
ALMEIDA, Silvio Luiz. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte, MG: Letramento, 2018
BARREIRA, Júlia. Mulheres em cargos de liderança no esporte: rompendo o teto de vidro ou percorrendo o labirinto?. Movimento, Porto Alegre, v. 27, p. 1-18, 2021.
BATISTA, Nathalia Augusta; DINIZ, Silnara Grazielle; OLIVEIRA, Bruno Morais. A responsabilidade civil do cônjuge pela sobrecarga mental gerada na mãe em razão da criação dos filhos. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Potiguar, 2022.
BENELI, Leandro de Melo. Trajetória esportiva de atletas de alto rendimento no Basquetebol masculino e feminino no Brasil: estudo retrospectivo. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2018.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria; WEATE, Paul. Using thematic analysis in sport and exercise research. In: SMITH, Brett; SPARKES, Andrew (Eds.). Routledge handbook of qualitative research in sport and exercise, London, England: Routledge, 2016.
CENSO ESCOLAR. Censo escolar da educação básica, 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/censo-da-educacao-basica-2022-notas-estatisticas>. Acesso em: 09 nov. 2023.
COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL (COB). Modelo de desenvolvimento esportivo do Comitê Olímpico do Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.cob.org.br/pt/documentos/download/a63aad29fb2e0/>. Acesso em: 10 mar. 2023.
COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL (COI). Tokyo 2020 first ever gender-balanced Olympic Games in history, record number of female competitors at Paralympic Games. 2021. Disponível em: <https://olympics.com/ioc/news/tokyo-2020-first-ever-gender-balanced-olympic-games-in-history-record-number-of-female-competitors-at-paralympic-games>. Acesso em: 14 mai. 2022.
CÔTÉ, Jean; FRASER-THOMAS, Jessica. The health and developmental benefits of youth sport participation. In: CROCKER, Peter R. E. (Org.). Sport psychology: a canadian perspective. Toronto, Canadá: Pearson Prentice Hall, 2007.
CÔTÉ, Jean; TURNNIDGE, Jennifer; EVANS, M. Blair. The dynamic process of development through sport. Kinesiologia slovenica, v. 20, n. 3, p. 14-26, 2014.
CÔTÉ, Jean; TURNNIDGE, Jennifer; VIERIMAA, Matthew. A personal assets approach to youth sport. In: GREEN, Ken; SMITH, Andy (Eds.). Routledge handbook os youth sport. New York, USA: Routledge, 2016.
CÔTÉ, Jean; VIERIMAA, Matthew. The developmental model of sport participation: 15 years after its first conceptualization. Science & sports, v. 29, p. S63–S69, 2014.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
FARIAS, Lennon e colaboradores. A institucionalização do racismo contra negros(as) e as injúrias raciais no esporte profissional: o contexto internacional. Movimento, v. 26, p. 1-18, 2020.
FERREIRA, Heidi Jancer; SALLES, José Geraldo do Carmo; MOURÃO, Ludmila. Inserção e permanência de mulheres como treinadoras esportivas no Brasil. Journal of physical education, v. 26, n. 1, p. 21-29, 2015.
FRASER-THOMAS, Jessica L.; CÔTÉ, Jean; DEAKIN, Janice. Youth sport programs: an avenue to foster positive youth development. Physical education and sport pedagogy, v. 10, n. 1, p. 19-40, 2005.
GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Trajetória no basquetebol e perfil sociodemográfico de atletas brasileiras ao longo da carreira: um estudo com a liga de basquete feminino (LBF). Movimento, v. 27, n. 8, p. 1-26, 2021.
GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Determinantes de excelência no basquetebol feminino: as conquistas da seleção Brasileira na perspectiva das atletas. Journal of physical education, v. 26, n. 4, p. 621-632, 2015.
GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, v. 22, n. 3, p. 115-127, 2018.
GIGLIO, Sergio Settani e colaboradores. Desafios e percalços da inserção da mulher nos Jogos Olímpicos (1894-1965). Recorde, v. 11, n. 1, p. 1-22, 2018.
GREGÓRIO, Fabrício; MELO, Beatriz de. Preconceito racial no esporte nacional. Esporte e sociedade, v. 1, n. 25, p. 1-31, 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Índice de Desenvolvimento Humano. 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/pesquisa/37/30255?tipo=ranking&localidade1=354850&localidade2=353110&ano=2021>. Acesso em: 02 nov. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PNAD Contínua: outras formas de trabalho. 2022. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/5616d6a502ea0befe38ba89412c9d31b.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2023.
LAVOI, Nicole M.; BAETH, Anna; CALHOUN, Austin Stair. Sociological perspectives of women in sport. In: LOUGH, Nancy; GEURIN, Andrea (Orgs.). Routledge handbook of the business of women’s sport. London, England: Taylor & Francis, 2019.
LIGA DE BASQUETE FEMININO (LBF). Equipes. 2023. Disponível em: <https://lbf.com.br/equipes/lbf/>. Acesso em: 02 nov. 2023.
LIMA, Leilane Alves de. Carreira esportiva: um estudo com atletas de excelência. 2018. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2018.
NOVO BASQUETE BRASIL (NBB). Equipes. Estatísticas. 2023. Disponível em: <https://lnb.com.br/nbb/equipes>. Acesso em: 02 nov. 2023.
PASSERO, Julia e colaboradores. Gender (in) equality: a longitudinal analysis of women’s participation in coaching and referee positions in the brazilian women’s basketball league. Cuadernos de psicología del deporte, v. 19, n. 1, p. 252-261, 2019.
PATTON, Michael. Qualitative evaluation and research methods. Beverly Hills, CA: Sage, 1990.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA DESENVOLVIMENTO - PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional - Movimento é Vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas. Brasília, DF: PNUD, 2017.
SILVA, Luana Soares da e colaboradores. A influência da relação treinador-atleta na motivação do atleta. Revista eletrônica de ciências humanas, v. 4, n. 1, p. 1-6, 2021.
TEIXEIRA, Marcelo de Castro e colaboradores. Motivos do abandono da prática esportiva: uma revisão na literatura. Educación física y deportes, ano 15, n. 166, 2012.
TURNNIDGE, Jennifer; CÔTÉ, Jean. Applying transformational leadership theory to coaching research in youth sport: a systematic literature review. International journal of sport and exercise psychology, v. 16, n. 3, p. 327-342, 2018.
VIANNA, Jose Antonio; ARRUDA, Ulhiana Maria de Medeiros; ARAUJO, Paulo Coelho. Motivos para a evasão das meninas em Projetos de Inclusão Social por meio do esporte. Revista educação & formação, v. 7, p. 1-19, 2022.
WASEAND, Matea; LAVOI, Nicole M. Are women coached by women more likely to become sport coaches? Head coach gender and female collegiate athletes’ entry into the coaching profession. Women in sport and physical activity journal, v. 27, n. 2, p. 85-93, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Corpoconsciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).