A FORMAÇÃO INICIAL DE TREINADORES(AS) ESPORTIVOS NO BRASIL

INTERLOCUÇÕES ENTRE O BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E EM CIÊNCIAS DO ESPORTE

Autores

  • Yura Yuka Sato dos Santos yura_sato@hotmail.com
    Universidade Estadual de Campinas
  • Leandro Carlos Mazzei lemazzei@unicamp.br
    Universidade Estadual de Campinas
  • Alcides José Scaglia alcides.scaglia@gmail.com
    Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa Rafaela Galatti lagalatti@hotmail.com
    Universidade Estadual de Campinas

DOI:

10.51283/rc.27.e14026

Palavras-chave:

Formação Profissional, Ensino Superior, Pedagogia do Esporte, Treinador

Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir a formação inicial de treinadores(as) esportivos no Brasil em cursos de bacharelado em Educação Física e Ciências do Esporte. Apresentamos estudos da Educação Física e Ciências do Esporte sobre a formação inicial, e o projeto político pedagógico de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, um dos dois únicos no Brasil e fortemente ancorado na Pedagogia do Esporte. O curso de Ciências do Esporte mostra uma ênfase nos conhecimentos específicos do esporte. Os discentes e egressos do curso de Ciências do Esporte da Unicamp apresentam maior interesse no treino esportivo, enquanto estudos com egressos da Educação Física apontam a área da saúde. A estrutura curricular e o interesse de atuação em cada curso, sinalizam que a formação de treinadores(as) é mais valorizada e específica no bacharelado em Ciências do Esporte.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Santos, Y. Y. S. dos, Mazzei, L. C. ., Scaglia, A. J. ., & Galatti, L. R. . (2023). A FORMAÇÃO INICIAL DE TREINADORES(AS) ESPORTIVOS NO BRASIL: INTERLOCUÇÕES ENTRE O BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E EM CIÊNCIAS DO ESPORTE. Corpoconsciência, 27, e14026. https://doi.org/10.51283/rc.27.e14026

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