MEDEIROS E ALBUQUERQUE, PAULO MARANHÃO E ISAÍAS ALVES: A ARITMÉTICA CIENTÍFICA DA ESCOLA PRIMÁRIA

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p93-114.i5298

Palavras-chave:

Testes Mentais, testes pedagógicos, aritmética, escola primária, manuais de prática aplicada.

Resumo

Este artigo analisa três dos primeiros manuais de práticas aplicadas para uso de testes na escola primária na década de 1920. O primeiro deles, escrito por Medeiros e Albuquerque, Tests: introdução ao estudo dos meios scientificos de julgar a inteligência e a aplicação dos alunos; o segundo, de autoria de Paulo Maranhão, Escola Experimental Testes: testes mentais, testes de escolaridade, programas de testes; e, por fim, Os testes e a reorganização escolar de Isaías Alves. Dada a importância dessas obras como referências para a época, tomamos estes livros como discursos que consolidam representações dirigidas aos professores. A intenção era promover uma transformação na mentalidade e na prática pedagógica dos docentes, com vistas à homogeneização das classes e principalmente dar o que àquela altura era considerada uma base científica à organização escolar. A análise se pautou pelo uso de conceitos vindos da História Cultural, sobretudo os de representação de Roger Chartier (1991) e estratégia de Michel de Certeau (2010), na tentativa de entender que saberes matemáticos elementares foram eleitos e testados para verificar a capacidade intelectual e o rendimento escolar dos alunos das classes primárias.

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
377
Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 202524
|
##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.other##
18
Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 20254.0
|

Biografia do Autor

Nara Vilma Lima Pinheiro, Universidade Federal de São Paulo

Pós-doutoranda na Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (2017). Estágio doutoral pela Université de Limoges - França (2015-2016), pelo projeto de cooperação internacional entre as agências Capes e Cofecoub. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Sant'Anna (2006). Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2006. Integra o Núcleo Interdisciplianr de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE/USP). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: história da educação matemática, métodos de ensino; psicologia do ensino de matemática.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de l?Éducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Professor Visitante da Universidade de Múrcia, Espanha, em 2019. Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática

Publicado

2014-12-30

Como Citar

PINHEIRO, N. V. L.; VALENTE, W. R. MEDEIROS E ALBUQUERQUE, PAULO MARANHÃO E ISAÍAS ALVES: A ARITMÉTICA CIENTÍFICA DA ESCOLA PRIMÁRIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 2, n. 1, p. 93–114, 2014. DOI: 10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p93-114.i5298. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5298. Acesso em: 23 nov. 2024.