IMPACTOS DO DOUTORADO DA REAMEC NA AMAZÔNIA: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E CONTRIBUIÇÕES REGIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19519


Palavras-chave:

Rede amazônica em educação em ciências e matemática, Formação doutoral, Práticas de ensino na Amazônia, Disciplinas de prática de ensino, Matemática para ensinar

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a trajetória acadêmica de um egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), com foco nos impactos da formação doutoral em suas identidades pessoais e profissionais, bem como em suas práticas de ensino na Amazônia. A metodologia consiste na análise de documentos acadêmicos e institucionais, visando identificar mudanças e consolidação de práticas pedagógicas resultantes da formação, com ênfase nas disciplinas de Prática de Ensino e na Matemática para Ensinar. Os resultados indicam a permanência de egressos na região, o fortalecimento da capacidade local de pesquisa e a adoção de abordagens pedagógicas alinhadas às necessidades educacionais da Amazônia. Conclui-se que a formação oferecida pela REAMEC gerou contribuições significativas para o desenvolvimento educacional e científico regional, consolidando-se como uma iniciativa estratégica para valorizar o ensino e a pesquisa na região.

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Biografia do Autor

  • Paulo Jose dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre (IFAC), Conjunto Santa Cruz, Rio Branco, Acre, Brasil

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/2022), na linha de pesquisa de Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC/2016) e licenciado em Matemática pela mesma instituição (UFAC/2008). Atuou como professor na rede pública estadual do Acre (2008-2012) e no ensino básico da rede particular (2006, 2007 e 2010). Também lecionou em cursos de graduação e especialização a distância na FATEP e FATEAMA, polo Senador Guiomard - AC (2011 e 2012). Atualmente, é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Rio Branco, onde atua na formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Matemática. Leciona disciplinas como Prática de Ensino I, II e III, Estágio Supervisionado I, II, III e IV, Tendências Metodológicas no Ensino de Matemática e outras disciplinas relacionadas à matemática para ensinar. É credenciado e integra o Programa de Pós-Graduação em Rede do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Grupo Focal Campus Rio Branco Rio Branco. É líder do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática do Acre (GHEMAT-AC). Possui experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino de Matemática, na História da Educação Matemática e no movimento Rede de Feira de Matemática em âmbito nacional e estadual desde 2013. É membro da Comissão Permanente da Rede de Feira de Matemática e do Grupo Associados Ghemat-Brasil. Atua na pesquisa em História da Educação Matemática, com ênfase para o Ensino de Matemática, os saberes profissionais, em particular, os elementos do saber profissional: a matemática a ensinar e a matemática para ensinar.

  • Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasil.

    Possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2008/2009). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de lÉducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com.br). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Professor Visitante da Universidade de Múrcia, Espanha, em 2019. Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Editor Associado da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). Coordenador Adjunto do PNLD 2023. Coordenador de Projeto Temático FAPESP (2017-2023). Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2024-2028). Presidente do Comitê Internacional Ibero-americano de História da Educação Matemática. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática.

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Publicado

2025-04-25

Edição

Seção

Formação contínua de professores e a REAMEC

Como Citar

PEREIRA, Paulo Jose dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. IMPACTOS DO DOUTORADO DA REAMEC NA AMAZÔNIA: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E CONTRIBUIÇÕES REGIONAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25018, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19519. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19519. Acesso em: 5 dez. 2025.