IMPACTOS DO DOUTORADO DA REAMEC NA AMAZÔNIA: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E CONTRIBUIÇÕES REGIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19519Palavras-chave:
Rede amazônica em educação em ciências e matemática, Formação doutoral, Práticas de ensino na Amazônia, Disciplinas de prática de ensino, Matemática para ensinarResumo
Este estudo tem como objetivo investigar a trajetória acadêmica de um egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), com foco nos impactos da formação doutoral em suas identidades pessoais e profissionais, bem como em suas práticas de ensino na Amazônia. A metodologia consiste na análise de documentos acadêmicos e institucionais, visando identificar mudanças e consolidação de práticas pedagógicas resultantes da formação, com ênfase nas disciplinas de Prática de Ensino e na Matemática para Ensinar. Os resultados indicam a permanência de egressos na região, o fortalecimento da capacidade local de pesquisa e a adoção de abordagens pedagógicas alinhadas às necessidades educacionais da Amazônia. Conclui-se que a formação oferecida pela REAMEC gerou contribuições significativas para o desenvolvimento educacional e científico regional, consolidando-se como uma iniciativa estratégica para valorizar o ensino e a pesquisa na região.
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