O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES AOS PROCESSOS ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.17502


Palavras-chave:

Letramento digital, Formação de professores, Tecnologias digitais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância do letramento digital na formação inicial e continuada de professores. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação e apresenta um delineamento do estudo, apontando dados parciais das entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede pública de ensino, dos setores municipal e estadual no município de Pontes e Lacerda-MT. O objetivo é examinar as diretrizes curriculares da formação de professores, destacando como o letramento digital é abordado, tanto na formação inicial quanto na continuada, além de investigar as práticas pedagógicas adotadas e os recursos tecnológicos disponíveis para esses profissionais nas instituições escolares. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza básica e emprega o método de análise de conteúdo para examinar os dados obtidos. Os resultados parciais deste estudo conduzem a necessidade de atualização das diretrizes curriculares de formação inicial e continuada de professores com ênfase no letramento digital, para aprimorar as práticas pedagógicas e acompanhar o processo evolutivo do campo digital, comprovando a importância da capacitação dos professores por meio da formação continuada para possibilitar o domínio das Tecnologias Digitais, promovendo o aperfeiçoamento do ensino por meio de estratégias dinâmicas e atrativas, que tornem o processo ensino-aprendizagem mais significativo para os estudantes, bem como a disponibilidade desses recursos pelas instituições escolares.

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Biografia do Autor

  • Regiane Cristina Pereira Arcellino, Secretaria de Educação de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

    Mestre em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino Ampla associação entre Universidade de Cuiabá e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2024). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Ouro Preto do Oeste UNEOURO (2015). Especialista em Supervisão, Orientação Escolar com ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade Santo André (2016). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Ouro Preto do Oeste UNEOURO (2017). Docente no Curso de Graduação em Pedagogia na Faculdade de Ouro Preto do Oeste UNEOURO (2019). Professora efetiva na rede de Estadual de Educação do Estado de Mato de Grosso SEDUC-MT (2019). Formadora de Professores em Tecnologias Educacionais pela DRE (Diretoria Regional de Educação) de Pontes e Lacerda-MT (2024).

  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

    Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980), mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona- UAB (2000) e doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003). Pós- Doutorado em Ensino pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Professora da Universidade de Cuiabá. Foi Coordenadora do TCC - Curso de Educação Física da Universidade de Cuiabá até o ano de 2013. Foi Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino até janeiro de 2023 - Universidade de Cuiabá- UNIC. Coordenadora do Comitê de Ética - CEP - UNIC, Resolução n. 21/2020, Membro do Corpo Editorial - Revista UNOPAR . Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá- MT - Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Rede Amazônica em Ciências e Matemática, desde 2021. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular, Avaliação, Gestão Democrática e Formação docente. Membro do GEPEFel - Grupo de Pesquisa em Educação Física e Lazer - UNIC.e Grupo de estudos em formação de professores, cultura digital e infância- UNIC. 

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Publicado

2025-01-25

Como Citar

ARCELLINO, Regiane Cristina Pereira; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes. O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES AOS PROCESSOS ENSINO E APRENDIZAGEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25002, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.17502. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17502. Acesso em: 5 dez. 2025.