O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES AOS PROCESSOS ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.17502Palavras-chave:
Letramento digital, Formação de professores, Tecnologias digitaisResumo
O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância do letramento digital na formação inicial e continuada de professores. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação e apresenta um delineamento do estudo, apontando dados parciais das entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede pública de ensino, dos setores municipal e estadual no município de Pontes e Lacerda-MT. O objetivo é examinar as diretrizes curriculares da formação de professores, destacando como o letramento digital é abordado, tanto na formação inicial quanto na continuada, além de investigar as práticas pedagógicas adotadas e os recursos tecnológicos disponíveis para esses profissionais nas instituições escolares. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza básica e emprega o método de análise de conteúdo para examinar os dados obtidos. Os resultados parciais deste estudo conduzem a necessidade de atualização das diretrizes curriculares de formação inicial e continuada de professores com ênfase no letramento digital, para aprimorar as práticas pedagógicas e acompanhar o processo evolutivo do campo digital, comprovando a importância da capacitação dos professores por meio da formação continuada para possibilitar o domínio das Tecnologias Digitais, promovendo o aperfeiçoamento do ensino por meio de estratégias dinâmicas e atrativas, que tornem o processo ensino-aprendizagem mais significativo para os estudantes, bem como a disponibilidade desses recursos pelas instituições escolares.
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