IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO - RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES, RECORRENDO AO LETRAMENTO DIGITAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15584

Palavras-chave:

Aprendizagem, Alfabetização, Letramento digital

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas dos professores, com relação à aprendizagem dos alunos, recorrendo ao letramento digital. Este artigo é fruto de uma pesquisa de dissertação. Apresenta-se um recorte, com dados parciais das entrevistas, que foram realizadas com docentes e alunos de turmas do 4º ano do Ensino Fundamental I, com intuito de evidenciar o fazer pedagógico dos professores, diante do impacto da pandemia na educação. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os instrumentos para a coleta de dados ocorreu através de observação in loco, entrevista seminiestruturada com três professoras pedagogas e questionário aplicado para nove alunos através de grupo focal, tendo como cenário da pesquisa três escolas públicas da rede estadual no 2º semestre de 2022, dando ênfase para a prática pedagógica das professoras com foco no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Dessa forma, a concepção de ensino por investigação visa desenvolver as habilidades e as competências dos alunos tornando-os protagonistas do próprio conhecimento. Os resultados apontam para a reflexão das práticas pedagógicas das professoras no tocante ao uso das ferramentas digitais, em sala de aula, como recurso pedagógico. 

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Biografia do Autor

Benivaldo Aparecido de Almeida, Professor da Educação Básica da rede pública do Estado de Mato Grosso. Leciona aulas para os anos iniciais na Escola Estadual Cel. Artur Borges, Centro, Rosário Oeste, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (2008); Bacharel em Administração pela UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso (2013); graduação em Letras pela INVEST - Faculdade de Ciências e Tecnologia (2018); Pós graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo IMP - Institucional MT de Pós-graduação (2009); Pós graduado em Gestão Pública e de Pessoas pela Faculdade ÚNICA (2019). Atuou como professor regente e professor articulador da aprendizagem no CMEBI Caminhos do Saber - Prefeitura Municipal de Nova Mutum (2014/2018). Professor do Ensino Fundamental e Ensino Médio - EJA (Educação de Jovens e Adultos). Professor do Curso Profuncionário - Curso técnico de formação para funcionários, no CEJA Paulo Freire - Nova Mutum/MT. Assessor Pedagógico - FATEC/SENAI - Unidade de Nova Mutum/MT (2017/2018). Professor da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT), exerce a função de Coordenador Pedagógico. Cursando Mestrado em Ensino, pelo programa PPGEN UNIC/IFMT.

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980), mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona- UAB (2000) e doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003). Pós- Doutorado em Ensino pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR.Professora da Universidade de Cuiabá. Foi Coordenadora do TCC - Curso de Educação Física da Universidade de Cuiabá até o ano de 2013. Foi Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino até janeiro de 2023 - Universidade de Cuiabá- UNIC. Coordenadora do Comitê de Ética - CEP - UNIC, Resolução nº. 21/2020, Membro do Corpo Editorial - Revista UNOPAR . Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá- MT - Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular, Avaliação, Gestão Democrática e Formação docente. Membro do GEPEFel - Grupo de Pesquisa em Educação Física e Lazer - UNIC.e Grupo de estudos em formação de professores, cultura digital e infância- UNIC.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

ALMEIDA, B. A. de .; MACIEL, C. M. L. A. . IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO - RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES, RECORRENDO AO LETRAMENTO DIGITAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23053, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15584. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15584. Acesso em: 2 maio. 2024.