CONTRIBUIÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9396

Palavras-chave:

Matemática, Metodologia de Ensino, Resolução de Problemas, Teoria dos Campos Conceituais

Resumo

Essa pesquisa visa analisar as possíveis contribuições da Resolução de Problemas como metodologia de ensino nas aulas de Matemática, teve como base a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. para isso utilizamos uma abordagem qualitativa, tendo como técnica a pesquisa bibliográfica em busca de referenciais que evidenciassem as possíveis contribuições desse tipo de metodologia de ensino. Concluímos que a contribuição da Resolução de Problemas como metodologia de ensino nas aulas de Matemática, apoiada na Teoria dos Campos Conceituais, pode ser uma estratégia de grande potencial para descrever, analisar e interpretar aquilo que se passa na sala de aula, na aprendizagem de Matemática. Promovendo, assim, a produção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e atitudes, bem como colaborando para que os alunos se tornem bem sucedidos em sua vida acadêmica e profissional. 

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Biografia do Autor

Roberta Borges Monteiro, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR. Possui graduação em Pedagogia (FACETEN) e Matemática (UERR). Atualmente é professora de educação básica - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA de Boa Vista-RR.

Suyanne Rodrigues Alves Laranjeira, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda em Ensino de Ciências e possui Graduação em Matemática e Pedagogia.

Jucicleia Gomes Ribeiro Neto, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda em Ensino de Ciências e licenciada em História.

Leyde Dayane Martinho de Andrade, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda em Ensino de Ciências e Licenciada em Informática.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

MONTEIRO, R. B.; ALVES LARANJEIRA, S. R.; RIBEIRO NETO, J. G.; MARTINHO DE ANDRADE, L. D. CONTRIBUIÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 57–68, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9396. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9396. Acesso em: 19 abr. 2024.

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