UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
10.26571/reamec.v9i3.12931Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Pibid, Educação MatemáticaResumo
O presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que abordam o Pibid e a formação inicial de professores de matemática. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico de pesquisas junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e ao Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Dessa forma, buscamos responder a seguinte questão norteadora: “Que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados nas pesquisas de mestrado e doutorado que envolvem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de matemática e a formação inicial de professores?” Como objetivo geral temos o de observar de que modo as pesquisas percebem o Pibid como um espaço de formação inicial de professores de matemática. Sendo assim, para construção do corpus de estudo foram selecionadas trinta e sete pesquisas, sendo dissertações e teses defendidas no período de 2012 a 2019. As pesquisas foram identificadas e analisadas a partir de seus objetivos, resultados, metodologia e análise de dados. Assim, a partir dos dados levantados, foi possível construir eixos temáticos que, em sua maioria, contemplam a formação inicial de futuros professores de matemática. Como resultado, as pesquisas apontaram o Pibid como mais um espaço para a formação inicial de professores e também de formação continuada e que o programa permite construir saberes docentes, possibilitando reflexões sobre as práticas formativas desenvolvidas, além de inserir o futuro professor nas práticas de ensinar e aprender
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