UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12931

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Pibid, Educação Matemática

Resumo

O presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que abordam o Pibid e a formação inicial de professores de matemática. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico de pesquisas junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e ao Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Dessa forma, buscamos responder a seguinte questão norteadora: “Que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados nas pesquisas de mestrado e doutorado que envolvem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de matemática e a formação inicial de professores?” Como objetivo geral temos o de observar de que modo as pesquisas percebem o Pibid como um espaço de formação inicial de professores de matemática. Sendo assim, para construção do corpus de estudo foram selecionadas trinta e sete pesquisas, sendo dissertações e teses defendidas no período de 2012 a 2019. As pesquisas foram identificadas e analisadas a partir de seus objetivos, resultados, metodologia e análise de dados. Assim, a partir dos dados levantados, foi possível construir eixos temáticos que, em sua maioria, contemplam a formação inicial de futuros professores de matemática. Como resultado, as pesquisas apontaram o Pibid como mais um espaço para a formação inicial de professores e também de formação continuada e que o programa permite construir saberes docentes, possibilitando reflexões sobre as práticas formativas desenvolvidas, além de inserir o futuro professor nas práticas de ensinar e aprender

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Biografia do Autor

Marcos Antonio de Sousa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Ciências - Matemática (2008) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialização em Coordenação Pedagógica (2016) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É assistente técnico administrativo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desde 2014. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Deive Barbosa Alves, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação e Ciências em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína/TO. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína/TO, Brasil. Rua L, nº 272 Apto. 303, Setor Couto Magalhães, Araguaína/TO, Brasil, CEP 77.824-740. e-mail: deive@uft.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9350240158010161 

Ulisses Queiroz Parreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor de Matemática da Escola SESI de Araguaína/TO, Brasil. Rua da Prata, Qd. K6, Lt. 07, Setor Araguaína Sul, Araguaína/TO, Brasil, CEP 77.827-310. e-mail: uliqp@uft.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0574375828736180

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

SOUSA, M. A. de; ALVES, D. B.; PARREIRA, U. Q. UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21101, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12931. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12931. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática

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