O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESPECIFICIDADES PEDAGÓGICAS ENTRE O DIZER E O FAZER
DOI:
10.26571/reamec.v8i3.11089Palavras-chave:
Ciências da Natureza. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Formação Docente.Resumo
Considerando as especificidades e as implicações das narrativas de três professoras, bem como as particularidades da ação pedagógica destas à luz do contexto escolar, no intuito de averiguar indícios da área das Ciências da Natureza em meio à prática pedagógica, buscou-se analisar, refletir e discutir sobre as possibilidades desencadeadas por estas para o acesso à cultura científica aos alunos desde o início do processo de escolarização. Os dados foram coletados por meio da observação e posterior transcrição em um diário de bordo, além da aplicação de um questionário analisado no viés qualitativo da pesquisa fenomenológico-hermenêutica. Nesse sentido, pontua-se que apesar de haver um consenso em relação a importância do ensino de Ciências da Natureza no início do processo de escolarização, evidencia-se limitados indícios de Ciências tanto na narrativa das professoras quanto durante o período de observação das aulas. É necessário que esta discussão permeie os processos de formação de professores, e que a mesma seja contemplada de forma articulada à BNCC.
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