O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESPECIFICIDADES PEDAGÓGICAS ENTRE O DIZER E O FAZER

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.11089

Palavras-chave:

Ciências da Natureza. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Formação Docente.

Resumo

Considerando as especificidades e as implicações das narrativas de três professoras, bem como as particularidades da ação pedagógica destas à luz do contexto escolar, no intuito de averiguar indícios da área das Ciências da Natureza em meio à prática pedagógica, buscou-se analisar, refletir e discutir sobre as possibilidades desencadeadas por estas para o acesso à cultura científica aos alunos desde o início do processo de escolarização. Os dados foram coletados por meio da observação e posterior transcrição em um diário de bordo, além da aplicação de um questionário analisado no viés qualitativo da pesquisa fenomenológico-hermenêutica. Nesse sentido, pontua-se que apesar de haver um consenso em relação a importância do ensino de Ciências da Natureza no início do processo de escolarização, evidencia-se limitados indícios de Ciências tanto na narrativa das professoras quanto durante o período de observação das aulas. É necessário que esta discussão permeie os processos de formação de professores, e que a mesma seja contemplada de forma articulada à BNCC.

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Biografia do Autor

Débora Luana Kurz, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2018/02). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas da rede estadual do município de Santa Cruz do Sul/RS; como bolsista do Programa de Bolsas de Estudos para Atividades de Ensino (PROBAE) auxiliando acadêmicos de diversos cursos; e também no Programa Institucional de Nivelamento Acadêmico (PINAC). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, pesquisando sobre o ensino de Ciências da Natureza no início do processo de escolarização.

Everton Bedin, Universidade Luterana do Brasil

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicacão na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018) e em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Dom Alberto (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015).

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna na Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Continuada e Ensino e Aprendizagem. 

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

KURZ, D. L. .; BEDIN, E.; GROENWALD, C. L. O. . O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESPECIFICIDADES PEDAGÓGICAS ENTRE O DIZER E O FAZER. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 3, p. 692–712, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.11089. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11089. Acesso em: 19 abr. 2024.