O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA REDE MUNICIPAL DE MANAUS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14849Palavras-chave:
Matemática, Formação, Educação, Jovens, AdultosResumo
Este artigo apresenta os resultados das oficinas formativas realizadas com professores da 3ª fase da EJA em Manaus. Inicialmente, foi feito um levantamento estatístico das provas da ADE aplicadas para 704 estudantes dessa fase, que permitiu identificar as habilidades críticas na prova de matemática por meio de instrumentos de psicometria. Com base nessas habilidades, foram desenvolvidas oficinas formativas para os professores da Divisão Distrital Zonal Leste II, em três encontros formativos, abordando os principais aspectos relacionados a essas habilidades. O objetivo foi discutir e refletir sobre metodologias que permitam novos planejamentos com os conceitos envolvidos, bem como desenvolver uma formação voltada para esse público, uma vez que esses professores não têm formação específica na área de Matemática, mas atuam no ensino dessa disciplina para jovens, adultos e idosos. Os resultados apontam que as dificuldades dos estudantes foram em relação às noções de reagrupamento, resolução de problemas, reconhecimento das noções de igualdade e identificação de conceitos de geometria espacial.
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