DA TEORIA AO PLANEJAMENTO: OFICINA FORMATIVA E A DIMENSÃO DO PERFIL TEÓRICO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16304

Palavras-chave:

Ensino de Física, TPACK, Formação Docente Tecnológica

Resumo

Este estudo objetiva analisar de que maneira professores em formação inicial na área de Física, à luz do perfil teórico TPACK, incorporam a tecnologia em suas práticas pedagógicas para ensinar Física. Adotando uma abordagem qualitativa de natureza básica, assim como um procedimento de pesquisa participante, 14 licenciandos em Física participaram de uma oficina formativa com duração de 8 semanas. Nesse contexto, os dados foram construídos através da observação do comportamento dos licenciandos e da análise dos planos de aula por eles produzidos. A análise dos dados, através de abordagens indutivas e interpretativo-construtivas, evidencia que os licenciandos demonstram uma forte propensão à elementos relacionados ao TPACK, como criatividade, tomada de decisão e colaboração, durante o desenvolvimento da oficina e a elaboração dos planos de aula. Nesse sentido, eles estabelecem uma relação intrínseca entre a didática e a criação de um ambiente tecnologicamente enriquecedor a partir de conteúdos científicos, envolvente e de relevância.

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Biografia do Autor

Lucas Eduardo de Siqueira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Mestrando em Educação em Ciências e em Matemática pelo PPGECM na UFPR; Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021). Atualmente é professor de Física da rede privada e do Estado. Tem experiência na área do Ensino de Física, com ênfase em Conhecimento Tecnológico (CT), atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, REA, TIC, TDIC, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) e formação inicial de professores de Física.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atua como Vice-Coordenador, e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TICs, interdisciplinaridade e metodologias de ensino

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

SIQUEIRA, L. E. de; BEDIN, E. DA TEORIA AO PLANEJAMENTO: OFICINA FORMATIVA E A DIMENSÃO DO PERFIL TEÓRICO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23094, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16304. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16304. Acesso em: 28 abr. 2024.