OS USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.10052

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Modelagem Matemática. Revisão de literatura. Teses. Implicações

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar os usos de Tecnologias Digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática presentes em teses produzidas no período de 2007-2017, segundo implicações de Menezes, Espírito Santo e Braga. As teses foram coletadas no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e selecionadas de acordo com estágios de condução de uma revisão de literatura de Randolph. Foram escolhidos nove trabalhos em que se identificaram as implicações: visualização de dados, manipulação de modelos digitais, conhecimento pontual acerca da temática investigada e parceria assumida entre professor, aluno e Tecnologias Digitais. Outra implicação destacada em dois trabalhos foram dificuldades no manuseio de Tecnologias Digitais no desenvolvimento das atividades.

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Biografia do Autor

Rhômulo Oliveira Menezes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor Classe I, Nível A, da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (CAMPUS-X/UEPA). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (Polo Capanema/PA). Especialista em Matemática Fundamental pela Universidade Federal do Pará (CUNCAST/UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, Bolsa CNPq). Cursa desde 2017 doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI/UFPA, Bolsa CAPES entre 2017-2018), com período sanduíche em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/IE/UFRRJ). Nesse período foi Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (GEPETICEM/UFRRJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelagem Matemática da Universidade Federal do Pará (GEMM/UFPA), desde 2011. Membro suplente do Conselho Nacional Fiscal da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão jul./2019-jul./2022) Atuando na pesquisa de temas como Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais voltados para o Ensino de Matemática, e Educação Online.

Roberta Modesto Braga, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2002); Especialização em Metodologia da Educação Superior pela Universidade do Esatdo do Pará(2005); Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto em Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (2009;2015). Atualmente é professora Adjunta, matemática aplicada, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Tratamento do erro, ModeIagem Matemática e Teoria da Atividade de Engeström. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (GEMM/IEMCI) e coordena Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (CUNCAST/UFPA).

Adilson Oliveira do Espírito Santo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1975), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1980), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Análise Numérica e Otimização, atualmente dedica-se a área de Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2020-09-19

Como Citar

MENEZES, R. O.; BRAGA, R. M.; ESPÍRITO SANTO, A. O. do. OS USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 280-295, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10052. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10052. Acesso em: 27 out. 2020.

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