SISTEMATIZAÇÃO DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS DE INVASÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gabriel Pelozato Farias da Rosa gabrielpelozato@gmail.com
    Avaí Futebol Clube
  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira marcosp.pereira46@gmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Leandro Teixeira Floriano leandrofloriano@yahoo.com.br
    Fortaleza Esporte Clube

DOI:

10.51283/rc.v25i3.11698

Palavras-chave:

Jogos Desportivos de Invasão, Pedagogia do Esporte, Educação Física

Resumo

A organização do processo de ensino e de aprendizagem visa dar aos jogos desportivos coletivos de invasão (JDCI) um tratamento pedagógico coerente com o ensino formal, assim como organizar didaticamente os conhecimentos a eles pertinentes. O objetivo deste relato é apresentar a proposta pedagógica de ensino dos JDCI aplicada em uma escola pública de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, sistematizando o conteúdo com base no modelo pendular e relacionando princípios operacionais e jogos situacionais. Foi elaborado um cronograma contemplando a progressão do conteúdo trabalhado. Cada aula foi organizada abrangendo temas/subtemas; objetivo; atividades; recursos e estratégias para avaliar o processo. A sistematização do conteúdo por meio de princípios operacionais envolvendo pequenos jogos pode contribuir para o aprendizado da lógica interna dos jogos formais, sendo  importante para a aquisição de conhecimento sobre as semelhanças existentes nos esportes de invasão.

Referências

ALVES, Rubem. Livro sem fim. São Paulo: Loyola, 2002.

BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da educação física/UEM, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2009.

BAYER, Claude. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa, Portugal: Dinalivro, 1994.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 13. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.

______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: Secretaria da Educação Básica, 2017.

BUNKER, David; THORPE, Rod. A model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of physical education, v. 18, n. 1, p. 5-8, 1982.

CLEMENTE, Filipe Manuel Batista; MENDES, Rui Manoel Sousa. Treinar jogando: jogos reduzidos e condicionados no futebol. Lisboa, Portugal: Prime Books 2015.

COSTA, Luciane Cristina Arantes; NASCIMENTO, Juarez Vieira. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da educação física/UEM, v. 15, n. 2, p. 49-56, 2004.

DAOLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos - modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Revista brasileira ciências e movimento, v. 10, n. 4, p. 99-104, 2002.

DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.

______. Educação física na escola: conteúdos, duas dimensões e significados. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnico. Revista pensar a prática, v. 20, n. 3, 2017.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos. Revista da educação física/UEM, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.

GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues; DARIDO, Suraya Cristina. A pedagogia do esporte: livro didático aplicado aos jogos esportivos coletivos. Motriz, v. 16, n. 3, p. 751-761, 2010.

GARGANTA, Júlio. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José. O ensino dos jogos desportivos. Porto, Portugal: Rainho & Neves, 1998.

______. Conhecimento e acção nos jogos desportivos. Revista portuguesa de ciências do desporto, v. 4, p. 55-56, 2004.

GARGANTA, Júlio e colaboradores. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, Fernando. Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto, Portugal: FADEUP. 2013.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória, ES: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri. Práticas corporais e a organização do conhecimento: 1 esportes de invasão. 2. ed. Maringá, PR: EdUEM, 2017.

GRAÇA, Amândio; MESQUITA, Isabel. Ensino dos jogos desportivos: concepções, modelos e avaliação". In: ROSADO, Antônio; MESQUITA, Isabel (Orgs.). Pedagogia do desporto. Lisboa, Portugal: Edições FMH, 2009.

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Projeto Político Pedagógico. Instituto Estadual de Educação: Florianópolis, SC, 2017.

KROGER, Chistian; ROTH, Klaus. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte, 2002.

LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, v. 15, n. 2, p. 236-246, 2009.

MOREIRA, Ana Elisa da Costa. Relações entre as estratégias de ensino do professor, com as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender de alunos do ensino fundamental 1. 2014, 120f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2014.

NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba, PR: CRV, 2017.

OLIVEIRA, Felippe Távora Freitas e colaboradores. A didática na periodização tática. Revista brasileira de futebol, v. 14, n. 1, p. 80-99, 2021.

PAES, Roberto. Pedagogia do esporte: especialização esportiva precoce. In: TANI, Go; BENTO, Jorge; PETERSEN, Ricardo Demétrio de Souza (Ogs.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2006.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos e colaboradores. O jogo como estratégia pedagógica para o ensino da Educação Física escolar no 5º ano do ensino fundamental I. Corpoconsciência, v. 20, n. 1, p. 1-8, 2016.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos e colaboradores. Reflexões sistêmicas do jogo: contribuições para a educação física. Journal of sport pedagogy and research, v. 4, n. 3, p.60-64, 2018.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Professores de educação física e o jogo: reflexões no contexto escolar. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 82-90, 2020.

REVERDITO, Riller; SCAGLIA, Alcides. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz, v. 13, n.1, p. 51-63, 2007.

SANTANA, Wilton Carlos. A pedagogia do esporte e a tarefa de ensinar além do esporte. In: GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores (Orgs.). Múltiplos cenários da prática esportiva. Campinas, SP: UNICAMP, 2017.

SCAGLIA, Alcides José. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés: todos semelhantes, todos diferentes. 164f. 2003. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.

______. Referencial curricular da educação básica das escolas públicas municipais de Franca. Franca, SP: Secretaria Municipal de Educação de Franca, 2007.

SCAGLIA, Alcides José e colaboradores. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. Movimento, v. 19, n. 4, p. 227-249, out./ dez., 2013.

SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller; GALATTI, Larissa. A contribuição da pedagogia do esporte ao ensino do esporte na escola: tensões e reflexões metodológicas. In: MARINHO, Alcyane; NASCIMENTO, Juarez; OLIVEIRA, Amauri Aparecido (Orgs.). Legados do esporte brasileiro. Florianópolis, SC: UDESC, 2014.

SCAGLIA, Alcides José e colaboradores. Possibilidades e potencialidades técnico-táticas em diferentes tradicionais jogos/brincadeiras de bola com os pés. Retos, v. 39, p. 312-317, 2021.

SIEDENTOP, Daryl. Sport education: Quality PE through positive sport experiences. Champaign, USA: Human Kinetics, 1994.

SOARES, Carmen Lúcia e colaboradores. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Rosa, G. P. F. da ., Pereira, M. P. V. de C., & Floriano, L. T. (2021). SISTEMATIZAÇÃO DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS DE INVASÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Corpoconsciência, 25(3), 49–70. https://doi.org/10.51283/rc.v25i3.11698

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)