ABORDAGEM E SISTEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO LUTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A EXPERIÊNCIA COM UMA UNIDADE DIDÁTICA

Autores

  • Renato Daniel Trusz renato.pedagogicobc@gmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernanda Torres Kossmann Trusz nandakossmann@yahoo.com.br
    Prefeitura Municipal de Itajaí
  • Tathiana Ely da Silveira tathinz@yahoo.com.br
    Jardim de Infância Waldorf Casa Ametista
  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira marcosp.pereira46@gmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

10.51283/rc.27.e12927

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Jogos e Brincadeiras de Oposição, Lutas

Resumo

O relato de experiência tem como objetivo verificar a aplicabilidade do conteúdo lutas dentro da educação infantil. Para tanto, o planejamento das aulas foi realizado por meio de Unidades Didáticas. Esta proposta foi realizada por meio de jogos de oposição, com um grupo de 14 crianças de 5 a 6 anos de idade. Ademais, as crianças conseguiram praticar os jogos de oposição, compreendendo as regras e respondendo às exigências motoras de cada jogo. Em relação aos conceitos, as crianças conseguiram diferenciar as lutas das brigas, inclusive identificando as modalidades apresentadas. Após a aplicação da Unidade Didática e avaliação da mesma, constata-se que os preconceitos em relação ao ensino das lutas na Educação Física não se justificam. Em síntese, o êxito da experiência possivelmente deveu-se em função de o conteúdo ser aplicado de forma planejada e sistematizada, utilizando-se de avaliação, tanto das crianças quanto da proposta da Unidade Didática.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Trusz, R. D., Trusz, F. T. K. ., Silveira, T. E. da, & Pereira, M. P. V. de C. (2023). ABORDAGEM E SISTEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO LUTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA COM UMA UNIDADE DIDÁTICA. Corpoconsciência, 27, e12927. https://doi.org/10.51283/rc.27.e12927

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