TEMATIZANDO JOGOS OLÍMPICOS NA ESCOLA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira marcosp.pereira46@gmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

10.51283/rc.v26i2.13046

Palavras-chave:

Jogos Olímpicos, Educação Física Escolar, Esportes

Resumo

A tematização dos Jogos Olímpicos no âmbito escolar pode trazer benefícios aos alunos, havendo, através do movimento olímpico e dos esportes, a inserção de atitudes, conceitos e vivências. O objetivo desse relato é tematizar o movimento olímpico como manifestação esportiva, cultural, social e democrática, no âmbito escolar. Ele trata de uma experiência, desenvolvida por meio de um projeto, em aulas de Educação Física, com duas turmas do quarto ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Limeira, estado de São Paulo. Foram realizadas trinta aulas com temática voltada a modalidades olímpicas, abrangendo temas transversais (igualdade de gênero; justiça; paz) e interdisciplinaridade. Concluiu-se que as aulas desenvolvidas oportunizaram a aprendizagem dos alunos e contribuíram para seu desenvolvimento integral por meio de temáticas emergentes, estratégias pedagógicas (jogos e rodas de conversa) e avaliações (questionamentos e relatos). Esse projeto influenciou a rotina da unidade escolar e motivou os alunos em um ano letivo atípico. Com o presente relato, pretende-se contribuir com a prática pedagógica de outros professores, para que, de acordo com sua realidade escolar, venham a desenvolver aulas alicerçadas em temáticas emergentes. 

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Pereira, M. P. V. de C. (2022). TEMATIZANDO JOGOS OLÍMPICOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Corpoconsciência, 26(2), 33–50. https://doi.org/10.51283/rc.v26i2.13046

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