O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
  • Gelcemar Oliveira Farias UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
  • Carolina Cirino UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
  • Alcides José Scaglia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Palavras-chave:

Jogo, Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar

Resumo

A contribuição da Educação Física escolar na formação do cidadão exige a elaboração de novas propostas de ensino com estratégias que rompam com os modelos reducionistas. Estas novas propostas tendem a valorizar o jogo como estratégia pedagógica, entretanto, a Educação Física escolar ainda não explora o jogo em sua totalidade e complexidade. Assim, o objetivo deste relato é apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos da Educação Física em uma escola municipal de ensino infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental tendo o jogo como estratégia pedagógica. Esta proposta sistematizou os conteúdos em: jogo/luta, jogo/dança, jogo/ginástica e jogo/esporte. Cada conteúdo foi subdividido, formando uma rede, onde todos os jogos estão relacionados em níveis de dificuldade e níveis de estruturação. Esta proposta oportunizou ao educando a experiência de práticas inovadoras e lúdicas, criando nesta escola a cultura de elaboração de aulas diversificadas e na construção de uma metodologia eficaz. 

Downloads

Publicado

2017-02-27

Como Citar

Pereira, M. P. V. de C., Farias, G. O., Cirino, C., & Scaglia, A. J. (2017). O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Corpoconsciência, 20(3), 1-8. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)