O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Jogo, Pedagogia do Esporte, Educação Física EscolarResumo
A contribuição da Educação Física escolar na formação do cidadão exige a elaboração de novas propostas de ensino com estratégias que rompam com os modelos reducionistas. Estas novas propostas tendem a valorizar o jogo como estratégia pedagógica, entretanto, a Educação Física escolar ainda não explora o jogo em sua totalidade e complexidade. Assim, o objetivo deste relato é apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos da Educação Física em uma escola municipal de ensino infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental tendo o jogo como estratégia pedagógica. Esta proposta sistematizou os conteúdos em: jogo/luta, jogo/dança, jogo/ginástica e jogo/esporte. Cada conteúdo foi subdividido, formando uma rede, onde todos os jogos estão relacionados em níveis de dificuldade e níveis de estruturação. Esta proposta oportunizou ao educando a experiência de práticas inovadoras e lúdicas, criando nesta escola a cultura de elaboração de aulas diversificadas e na construção de uma metodologia eficaz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).