EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: UMA REVISÃO
Palavras-chave:
Educação Física, Inovação Pedagógica, Boas Práticas, Docência.Resumo
Este artigo oferece uma revisão do conceito de inovação pedagógica no campo da Educação Física. Após um esclarecimento a respeito da história desse conceito na educação, descreve, com base nos estudos consultados, as características de um professor e de uma prática inovadora no ensino dessa disciplina.Referências
BAGNARA, Ivan Carlos; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Intervenção pedagógica em educação física: um recorte da escola pública. Motrivivência, v. 28, p. 316-330, 2016.
BETTI, Mauro. Educação física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Revista da educação física, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2007.
BLANCO, Rosa; MESSINA, Graciela. Estado del arte sobre las innovaciones educativas en América Latina. Colombia: Convenio Andrés Bello-Unesco, 2000.
BRACHT, Valter. Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí, RS: Unijuí, 1999.
BRACHT, Valter e colaboradores. A educação física escolar entre a inovação e o abandono/desinvestimento pedagógico. Relatório de pesquisa. Vitória, ES, 2017.
CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a educação física na escola e da escola. São Paulo: Autores Associados, 2001.
CARDOSO, Ana Paula de Oliveira. A receptividade à mudança e à inovação pedagógica: o professor e o contexto escolar. Porto: Edições Asa, 2003.
CARLAN, Paulo; KUNZ, Elenor; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O esporte como conteúdo da educação física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica “inovadora”. Movimento, v. 18, p. 55-75, 2012.
CHAVES JUNIOR, Sérgio Roberto; MEURER, Sidmar Santos; OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda. Problematizando as aulas de educação física: seriam o acesso à cultura e a humanização das relações sociais elementos constitutivos de boas práticas educativas? Poiésis, v. 8, n. 14, p. 365-384, 2014.
CHAVES JUNIOR, Sérgio Roberto; BERTHIER, Luisa. A ocorrência de boas práticas educativas nas aulas de educação física: os exemplos das aulas internas em um colégio estadual de Curitiba-PR. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 6., 2012, Rio Grande. Anais... Rio Grande, RS: Furg, 2012.
FARIA, Bruno de Almeida e colabordores. Inovação pedagógica na educação física: o que aprender com práticas bem sucedidas. Ágora para la Educación Física y el Deporte, v. 12, p. 11-28, 2010.
FARIA, Bruno de Almeida; BRACHT, Valter. Cultura escolar, reconhecimento e educação física. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 36, n. 2, p. 5310-5323, 2014.
FARIA, Bruno de Almeida; MACHADO, Tiago Silva; BRACHT, Valter. A inovação e o desinvestimento pedagógico na educação física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz, v. 18, n. 1, p. 120-129, 2012.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo Produção de conhecimento e cooperação acadêmica nos países do Cone-Sul – América do Sul: o caso da Reiipefe. In: SILVA, Paula Cristina e colaboradores (Orgs.). Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a educação física e as ciências do esporte. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2016. p. 123-136.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação física escolar: a difícil e incontornável relação teoria e prática. Motrivivência, v. 19, n. 28, p. 27-37, 2007.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SILVA, Marlon André. Ensaiando o "novo" em educação física escolar: a perspectiva de seus atores. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 33, n. 1, p. 119-134, 2011.
FULLAN, Michael. Los nuevos significados del cambio en la educación. Barcelona, Espanha: Octaedro, 2002.
GALVÃO, Zenaide. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 1, n.1, p. 65-72, 2002.
GARCIA, Walter. (Org.). Inovação em educação no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 1980.
GOLDBERG, Maria Amélia Azevedo. Inovação educacional: a saga de sua definição. In: GARCIA, Walter. (Org.). Inovação em educação no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 1980.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime e colaboradores. O abandono do trabalho docente em aulas de educação física: a invisibilidade do conhecimento disciplinar. Educación Física y Ciencia, La Plata, v. 15, n. 2, p. 1-12, 2013.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Atuação dos professores na educação física escolar: entre o abandono do trabalho docente e a renovação pedagógica. In: SILVA, Paula Cristina e colaboradores (Org.). Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a educação física e as ciências do esporte. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2016. p. 45-70.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Educação física e cultura escolar: critérios para identificação do abandono do trabalho docente. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 3., 2006, Santa Maria. Anais... Santa Maria, RS, 2006. p. 1-9.
LUCARELLI, Elisa. El eje de la teoría-práctica en cátedras universitarias innovadoras, su incidencia dinamizadora en la estructura didáctico curricular. Buenos Aires, Argentina: UBA, FFyL, 2003.
MACHADO, Tiago Silva; BRACHT, Valter. O impacto do movimento renovador da educação física nas identidades docentes: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth. Movimento, v. 22, n. 3, p. 849-860, 2016.
MATTOS, Irelmá Pires Araújo. Inovação educacional e formação de professores: em busca da ruptura paradigmática. 2010. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2010.
MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 225-233, nov., 2001.
OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda. A Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968-1984) e a experiência de professores da rede municipal de ensino de Curitiba: entre a adesão e a resistência. 2001. 399 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.
PENSIN, Daniela Pederiva; NIKOLAI, Dirciane. A inovação e a prática pedagógica no contexto da educação superior. Unoesc & Ciência, v. 4, n. 1, p. 31-54, jan./jun. 2013.
PICH, Santiago; SCHAEFFER, Pedro Augusto; CARVALHO, Lucas Prado. O caráter funcional do abandono do trabalho docente na educação física na dinâmica da cultura escolar. Educação, v. 38, n. 3, p. 631-640, 2013.
QUINTERO, Sandra Maryory Pulido e colaboradores. Juegos de la Calle: una apuesta transformadora en el territorio escuela-ciudad. Estudios Pedagógicos, XXXVIII, p. 327-346, 2012. Número especial.
RICHTER, Ana Cristina e colaboradores. Em busca de boas práticas educativas nas aulas de educação física: é possível pensar a escola como lugar de cultura?. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 4., 2011, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, RS, 2011.
SILVA, Marlon André. Reflexões acerca do conceito de “boas práticas” em educação física escolar. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 18.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5., 2013, Brasília. Anais... Brasília, DF, 2013.
SILVA, Mauro Sérgio; BRACHT, Valter. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física. Kinesis, v. 30, n. 1, p. 75-88, 2012.
SOARES, Antônio Jorge; MILLEN NETO, Álvaro R.; FERREIRA, Alexandre da Costa. A pedagogia do esporte na educação física no contexto de uma escola eficaz. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 35, n. 2, p. 297-310, 2013.
TEDESCO, Juan Carlos. Algunas hipótesis para una política de innovaciones educativas. In: PARRA, Rodrigo e colaboradores. Innovación escolar y cambio social. Bogotá, Colombia: FES-Colciencias, 1997.
WANDERLEY, Luiz Eduardo. Parâmetros sociológicos da inovação. In: GARCIA, Walter. (Org.). Inovação em educação no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 1980.
WEREBE, Maria José Garcia. Alcance e limitações da inovação educacional. In: GARCIA, Walter. (Org.). Inovação em educação no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 1980.
ZANCHET, Beatriz; CUNHA, Maria Isabel. Políticas da educação superior e inovações educativas na sala de aula universitária. In: CUNHA, Maria Isabel. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007.
VAZ, Alexandre Fernandez e colaboradores. Documentação, sistematização e interpretação de boas práticas pedagógicas nos processos de educação do corpo na escola (2009-2011). Relatório de pesquisa. Florianópolis, SC, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).