PRÁTICAS ETNOMATEMÁTICAS NA MEDIÇÃO DE TERRAS: UM ESTUDO SOBRE O CÁLCULO DE ÁREAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9692

Palavras-chave:

Etnomatemática, Práticas socioculturais, Medição de terras.

Resumo

A Etnomatemática tem como um de seus enfoques desvendar conhecimentos de diferentes grupos sociais. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo discutir o conhecimento etnomatemático inserido na prática de medição de terras de agricultores do interior do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa sobre as práticas etnomatemáticas descritas pelos agricultores consultados, verificamos que mesmo utilizando unidades de medidas e instrumentos para medição peculiares ao contexto, são realizadas equivalências com unidades padrões e tecnologias contemporâneas. Além disso, identificamos que os métodos para medição de terrenos quadriláteros, triangulares e elípticos analisados possuem semelhanças com métodos utilizados por grupos de outras regiões. Dar voz e vez aos conhecimentos etnomatemáticos demonstra que modernidade e tradição são partes intrínsecas ao corpus de saberes da humanidade.

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Biografia do Autor

José Edmar da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Abaiara-CE.

Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Juazeiro do Norte- FJN (2019). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Cariri-UFCA (2019). Graduado em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri-UFCA (2018). Professor da rede municipal de Abaiara-CE e atualmente Formador Educacional de Ciências Naturais e Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Abaiara.

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Universidade Federal do Cariri

Licenciado em Matemática pela UECE (2011), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN (2013) e Doutor em Educação pela UFRN (2020). É professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP. Tem experiência como professor e pesquisador atuante nas seguintes linhas de pesquisa: Métodos e Técnicas de Ensino; Formação de Professores; Educação Matemática; Etnomatemática e Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos.

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

SILVA, J. E. da; GONÇALVES, P. G. F. PRÁTICAS ETNOMATEMÁTICAS NA MEDIÇÃO DE TERRAS: UM ESTUDO SOBRE O CÁLCULO DE ÁREAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 391–402, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9692. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9692. Acesso em: 25 nov. 2024.