ETHNOMATEMATIC PRACTICES IN LAND MEASUREMENT: A STUDY ON THE CALCULATION OF AREAS
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9692Keywords:
Ethnomathematics, Sociocultural practices, Land measurementAbstract
The Ethnomathematics has as one of its approaches to unveil knowledge from different social groups.
In this sense, the present study aims to discuss the ethnomathematical knowledge inserted in the land measurement practice of farmers in the interior of Ceará. From a qualitative approach on the ethnomathematical practices described by the consulted farmers, we found that even using measurement units and measurement instruments peculiar to the context, equivalences are made with standard units and contemporary technologies. In addition, we have identified that the methods for measuring the quadratic, triangular and elliptical terrains analyzed have similarities with methods used by groups from other regions. To give voice and time to ethnomathematical knowledge demonstrates that modernity and tradition are intrinsic parts to the corpus of knowledge of humanity.
Downloads
References
ALMEIDA, M. da C. de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Livraria da Física, 2010.
ARAUJO, D. A.; GIONGO, I. M. Saberes de cubadores de terra e a matemática escolar: um estudo na perspectiva da etnomatemática. Perspectivas em Educação Matemática, v. 9, n. 21, p. 1253- 1272, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1957. Acesso em: 13 mar. 2020.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
D’AMBROSIO, U.; ROSA, M. Um diálogo com Ubiratan D’Ambrosio: um conversa brasileira sobre etnomatemática. In: BANDEIRA, F. de A.; GONÇALVES, P. G. F. (Org.). Etnomatemáticas pelo Brasil: aspectos teóricos, ticas de matema e práticas escolares. Curitiba: CRV, p. 13- 38, 2016.
FERREIRA, E. S. Etnomatemática: uma proposta metodológica. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 1997.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
GONÇALVES, P. G. F. A etnomatemática dos trabalhadores das cerâmicas de Russas-CE e o contexto escolar: delineando recomendações pedagógicas a partir de uma experiência educacional. 2013. 122f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16108. Acesso em: 13 mar. 2020.
KNIJNIK. G. Exclusão e Resistência: Educação Matemática e Legitimidade Cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
______. A matemática da cubação de terras. Scientific American Brasil, p. 86- 89, 2010.
RADFORD, L. Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia. Trad. Bernadete Barbosa Morey e Iran Abreu Mendes. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
VIZOLLI, I.; MENDES, A. N. Braça, Quadro e Tarefa: Um modo de efetuar a medida de terras. VIDYA, v. 36, n. 1, jan./jun., p. 69-78, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1388. Acesso em: 13 mar. 2020.
WHITE, L. A. The locus of mathematical reality: an anthropological footnote. Philosophy of Science, n. 4, p. 2348- 2364, 1947. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F0-387-29831-2_17. Acesso em: 13 mar. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2020 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































