CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DOI:
10.26571/reamec.v8i1.9688Palavras-chave:
Educação em saúde. Cárie dentária. Saúde escolar. Higiene bucal.Resumo
O relato de experiências se propôs a identificar os conhecimentos prévios, as percepções e as práticas voltadas à saúde bucal de alunos de uma escola pública do município de Santa Luzia - Maranhão. Um questionário com roteiro estruturado foi utilizado para a apreensão dos dados. Verificou-se que os participantes demonstraram pouco conhecimento sobre saúde bucal. Nesse sentido, sugere-se a discussão do tema na escola de educação básica a partir da implantação de ações preventivas no currículo, além da necessidade de problematizar e contextualizar, envolvendo práticas pedagógicas integradoras nas quais os alunos possam estabelecer a cultura do cuidado com a saúde.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALVES, M. U.; VOLSCHAN, B. C. G.; HAAS, N. A. T. Educação em saúde bucal: sensibilização de pais de crianças na clínica integrada de duas universidades privadas. Pesquisa Brasileira de Odontopediatria Clínica Integrada, v. 4, n. 1, p. 47-51, 2004. Disponível: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0096.pdf. Acesso em: 20 ago. 2016.
ANTUNES, L. S.; ANTUNES, L. A. A.; CORVINO, M. P. F. Percepção de pré-escolares sobre saúde bucal. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, v. 20, n. 1, p. 52-59, 2008. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/revistadaodontologia/article/view/608. Acesso em: 22 ago. 2016.
ANTUNES, L. S.; SORAGGI, M. B. S.; ANTUNES, L. A. A.; FONSECA, M. P. Avaliação da percepção das crianças e conhecimento dos educadores frente à saúde bucal, dieta e higiene. Pesquisa Brasileira de Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 6, n. 1, p. 79-85, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/637/63760113.pdf. Acesso em: 18 set. 2016.
BARROS, O. B.; PERNANBUCO, R. A.; TOMITA, N. E. Escovas Dentais. Revista da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, v.4, n. 1, p. 32-37, 2001. Disponível em: https://bds.ict.unesp.br/index.php/cob/article/download/104/66. Acesso em: 11 ago. 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196/1996 sobre pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de out. 1996. p. 21082-21085.
_______. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510/2016 sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta resolução. Diário Oficial da União, Brasília, 07 de abr. 2017. Edição 98. Seção 1, p. 44.
_______. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Secretaria de Vigilância em Saúde. Glossário temático: promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 48 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_tematico_promocao_saude.pdf. Acesso em: 14 set. 2016.
CANGUSSU, M. C. T.; CASTELLANOS, F. R. A. Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 e 15 anos de Salvador, Bahia, 2001. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 4, n. 3, p. 287-297, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v4n3/a09v04n3.pdf. Acesso em: 25 out. 2016.
CASEMIRO, J. P.; FONSECA, A. B. C.; SECCO, F. V. M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 829-840, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300829. Acesso em: 08 out. 2016.
COSTA, M. M.; BARBOSA, A. D. L.; FERNANDES, J. M. F. A.; FONSECA, F. R. A.; PAREDES, S. O. Conhecimento e práticas em saúde bucal nas escolas de ensino fundamental de um município de pequeno porte do sertão paraibano. Arquivos de Odontologia, v. 50, n. 4, p. 193-202, 2014. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/aodo/v50n4/a06v50n4.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.
CRUZ, M. C. C.; ASSIS, M. F.; FERNANDES, T. C.; SIMONATO, L. E.; KINA, M; SAKASHITA, M. S. Método de educação em saúde bucal para estudantes. Archives of Health Investigation, v. 4, n. 5, p. 46-54, 2015. Disponível em: http://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/915/1562. Acesso em: 18 out. 2018.
FIGUEIRA, T. R.; LEITE, I. C. G. Percepções, conhecimentos e práticas em saúde bucal de escolares. Revista Gaúcha de Odontologia, v. 56, n. 1, p. 27-32, 2008. Disponível em: http://www.revistargo.com.br/include/getdoc.php?id=1796&article=117&mode=pdf. Acesso em: 22 set. 2016.
FRANCHIN, V.; BASTING, R. T.; MUSSI, A. A.; FLÓRIO, F. M. A importância do professor como agente multiplicador de saúde bucal. Revista ABENO, v. 6, n. 2, p. 102-108, 2006. Disponível em: http://abeno.org.br/ckfinder/userfiles/files/revista-abeno-2006-2.pdf. Acesso em: 20 out. 2016.
MACIEL, E. L. N.; OLIVEIRA, C. B.; FRECHIANI, J. M.; SALES, C. M. M.; BROTTO, L. D. A.; ARAÚJO, M. D. Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, Espírito Santo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 2, p. 389-396, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v15n2/v15n2a14.pdf. Acesso em: 19 out. 2016.
MANFREDINE, M. A.; NARVAI, P. C. Concepções de lideranças de saúde sobre saúde bucal e controle de políticas públicas. Revista da ABENO, v. 18, n. 1, p. 34-44, 2018. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/441/366. Acesso em: 20 ago. 2019.
MANSSONI, A. C. L. T.; PAULO, S. F.; FORTE, F. D. S.; FREITAS, C. H. S. M.; SAMPAIO, F. C. Saúde Bucal Infantil: Conhecimento e Interesse de Pais e Responsáveis. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 10, n. 2, p. 57-264, 2010. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/pboci/article/viewFile/952/458. Acesso em: 24 nov. 2016.
NARVAI, P. C.; MOTA, A. G. M.; ANDRADE, F. R.; FRAZÃO, P. Saúde Bucal Coletiva e pedagogia da sala de aula invertida: possibilidades e limites no ensino de graduação. Revista da ABENO, v. 18, n. 1, p. 124-133, 2018. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/483/378. Acesso em: 21 ago. 2019.
PAULETO, A. R. C.; PEREIRA, M. L. T.; CYRINO, E. G. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 121-130, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v9n1/19829.pdf. Acesso em: 18 set. 2016.
PIANTINO, C. B.; VANIN, A. C.; VIEIRA, M.; SOUZA, D. H. I. Propostas de ações educativas no ambiente escolar como prática de promoção da saúde. Ciência ET Práxis, v. 9, n. 17, p. 49-52, 2016.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. – 3. ed. ver. atual. Florianópolis. Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121 p.
SILVA, M. A. I.; MELLO, D. F.; CARLOS, D. M. O adolescente enquanto protagonista em atividades de educação em saúde no espaço escolar. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 12, n. 2, p. 287-293, 2010.
SITYÁ, D. S.; GIACOMINI, G. O.; SANGIONI, L. A.; SENDTKO, C. R.; UNFER, B. Análise de programas escolares de saúde bucal no Brasil. Revista da Faculdade de Odontologia, v. 19, n. 3, p. 293-296, 2014. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rfo/article/download/3943/3297/. Acesso em: 25 de out. 2018.
SOUSA, M. C.; ESPERIDIÃO, M. A.; MEDINA, M. G. A intersetoriedade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho. Ciências Saúde Coletiva, v. 22, n. 6, p. 781-1790, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v22n6/1413-8123-csc-22-06-1781.pdf. Acesso em: 22 set. 2018.
VASCONCELOS, R.; MATTA, M. L.; PORDEUS, I. A.; PAIVA, S. M. Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil. Revista da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, v. 4, n. 3, p. 43-51, 2001. Disponível em: https://bds.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131/91. Acesso em: 20 ago. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.