CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9688

Palavras-chave:

Educação em saúde. Cárie dentária. Saúde escolar. Higiene bucal.

Resumo

O relato de experiências se propôs a identificar os conhecimentos prévios, as percepções e as práticas voltadas à saúde bucal de alunos de uma escola pública do município de Santa Luzia - Maranhão. Um questionário com roteiro estruturado foi utilizado para a apreensão dos dados. Verificou-se que os participantes demonstraram pouco conhecimento sobre saúde bucal. Nesse sentido, sugere-se a discussão do tema na escola de educação básica a partir da implantação de ações preventivas no currículo, além da necessidade de problematizar e contextualizar, envolvendo práticas pedagógicas integradoras nas quais os alunos possam estabelecer a cultura do cuidado com a saúde.

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
855
Mar 19 '20Mar 22 '20Mar 25 '20Mar 28 '20Mar 31 '20Apr 01 '20Apr 04 '20Apr 07 '20Apr 10 '20Apr 13 '20Apr 16 '2036
| |

Biografia do Autor

Carlos Alailson Licar Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorando em Ciência Animal (UEMA), Mestre em Ciência Animal (UEMA) e Graduado em Ciências Biológicas (UEMA).

Jackson Ronie Sá-Silva, , Universidade Estadual do Maranhão

Pós-Doutor em Educação (UFRS), Doutor em Educação (UNISINOS/RS), Univerisidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Alanna Hevelyn da Silva Gomes da Rocha, Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia

Graduada em Ciências, Habilitação em Biologia (UEMA). Graduanda em Pedagogia pelo Programa Ensinar, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Referências

ALVES, M. U.; VOLSCHAN, B. C. G.; HAAS, N. A. T. Educação em saúde bucal: sensibilização de pais de crianças na clínica integrada de duas universidades privadas. Pesquisa Brasileira de Odontopediatria Clínica Integrada, v. 4, n. 1, p. 47-51, 2004. Disponível: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0096.pdf. Acesso em: 20 ago. 2016.

ANTUNES, L. S.; ANTUNES, L. A. A.; CORVINO, M. P. F. Percepção de pré-escolares sobre saúde bucal. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, v. 20, n. 1, p. 52-59, 2008. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/revistadaodontologia/article/view/608. Acesso em: 22 ago. 2016.

ANTUNES, L. S.; SORAGGI, M. B. S.; ANTUNES, L. A. A.; FONSECA, M. P. Avaliação da percepção das crianças e conhecimento dos educadores frente à saúde bucal, dieta e higiene. Pesquisa Brasileira de Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 6, n. 1, p. 79-85, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/637/63760113.pdf. Acesso em: 18 set. 2016.

BARROS, O. B.; PERNANBUCO, R. A.; TOMITA, N. E. Escovas Dentais. Revista da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, v.4, n. 1, p. 32-37, 2001. Disponível em: https://bds.ict.unesp.br/index.php/cob/article/download/104/66. Acesso em: 11 ago. 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196/1996 sobre pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de out. 1996. p. 21082-21085.

_______. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510/2016 sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta resolução. Diário Oficial da União, Brasília, 07 de abr. 2017. Edição 98. Seção 1, p. 44.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Secretaria de Vigilância em Saúde. Glossário temático: promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 48 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_tematico_promocao_saude.pdf. Acesso em: 14 set. 2016.

CANGUSSU, M. C. T.; CASTELLANOS, F. R. A. Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 e 15 anos de Salvador, Bahia, 2001. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 4, n. 3, p. 287-297, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v4n3/a09v04n3.pdf. Acesso em: 25 out. 2016.

CASEMIRO, J. P.; FONSECA, A. B. C.; SECCO, F. V. M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 829-840, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300829. Acesso em: 08 out. 2016.

COSTA, M. M.; BARBOSA, A. D. L.; FERNANDES, J. M. F. A.; FONSECA, F. R. A.; PAREDES, S. O. Conhecimento e práticas em saúde bucal nas escolas de ensino fundamental de um município de pequeno porte do sertão paraibano. Arquivos de Odontologia, v. 50, n. 4, p. 193-202, 2014. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/aodo/v50n4/a06v50n4.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.

CRUZ, M. C. C.; ASSIS, M. F.; FERNANDES, T. C.; SIMONATO, L. E.; KINA, M; SAKASHITA, M. S. Método de educação em saúde bucal para estudantes. Archives of Health Investigation, v. 4, n. 5, p. 46-54, 2015. Disponível em: http://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/915/1562. Acesso em: 18 out. 2018.

FIGUEIRA, T. R.; LEITE, I. C. G. Percepções, conhecimentos e práticas em saúde bucal de escolares. Revista Gaúcha de Odontologia, v. 56, n. 1, p. 27-32, 2008. Disponível em: http://www.revistargo.com.br/include/getdoc.php?id=1796&article=117&mode=pdf. Acesso em: 22 set. 2016.

FRANCHIN, V.; BASTING, R. T.; MUSSI, A. A.; FLÓRIO, F. M. A importância do professor como agente multiplicador de saúde bucal. Revista ABENO, v. 6, n. 2, p. 102-108, 2006. Disponível em: http://abeno.org.br/ckfinder/userfiles/files/revista-abeno-2006-2.pdf. Acesso em: 20 out. 2016.

MACIEL, E. L. N.; OLIVEIRA, C. B.; FRECHIANI, J. M.; SALES, C. M. M.; BROTTO, L. D. A.; ARAÚJO, M. D. Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, Espírito Santo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 2, p. 389-396, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v15n2/v15n2a14.pdf. Acesso em: 19 out. 2016.

MANFREDINE, M. A.; NARVAI, P. C. Concepções de lideranças de saúde sobre saúde bucal e controle de políticas públicas. Revista da ABENO, v. 18, n. 1, p. 34-44, 2018. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/441/366. Acesso em: 20 ago. 2019.

MANSSONI, A. C. L. T.; PAULO, S. F.; FORTE, F. D. S.; FREITAS, C. H. S. M.; SAMPAIO, F. C. Saúde Bucal Infantil: Conhecimento e Interesse de Pais e Responsáveis. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 10, n. 2, p. 57-264, 2010. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/pboci/article/viewFile/952/458. Acesso em: 24 nov. 2016.

NARVAI, P. C.; MOTA, A. G. M.; ANDRADE, F. R.; FRAZÃO, P. Saúde Bucal Coletiva e pedagogia da sala de aula invertida: possibilidades e limites no ensino de graduação. Revista da ABENO, v. 18, n. 1, p. 124-133, 2018. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/483/378. Acesso em: 21 ago. 2019.

PAULETO, A. R. C.; PEREIRA, M. L. T.; CYRINO, E. G. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 121-130, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v9n1/19829.pdf. Acesso em: 18 set. 2016.

PIANTINO, C. B.; VANIN, A. C.; VIEIRA, M.; SOUZA, D. H. I. Propostas de ações educativas no ambiente escolar como prática de promoção da saúde. Ciência ET Práxis, v. 9, n. 17, p. 49-52, 2016.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. – 3. ed. ver. atual. Florianópolis. Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121 p.

SILVA, M. A. I.; MELLO, D. F.; CARLOS, D. M. O adolescente enquanto protagonista em atividades de educação em saúde no espaço escolar. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 12, n. 2, p. 287-293, 2010.

SITYÁ, D. S.; GIACOMINI, G. O.; SANGIONI, L. A.; SENDTKO, C. R.; UNFER, B. Análise de programas escolares de saúde bucal no Brasil. Revista da Faculdade de Odontologia, v. 19, n. 3, p. 293-296, 2014. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rfo/article/download/3943/3297/. Acesso em: 25 de out. 2018.

SOUSA, M. C.; ESPERIDIÃO, M. A.; MEDINA, M. G. A intersetoriedade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho. Ciências Saúde Coletiva, v. 22, n. 6, p. 781-1790, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v22n6/1413-8123-csc-22-06-1781.pdf. Acesso em: 22 set. 2018.

VASCONCELOS, R.; MATTA, M. L.; PORDEUS, I. A.; PAIVA, S. M. Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil. Revista da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, v. 4, n. 3, p. 43-51, 2001. Disponível em: https://bds.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131/91. Acesso em: 20 ago. 2019.

Publicado

2020-03-19

Como Citar

RODRIGUES, C. A. L.; SÁ-SILVA, J. R.; GOMES DA ROCHA, A. H. da S. CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 403–416, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9688. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9688. Acesso em: 22 nov. 2024.