O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NORMALISTAS EM COLÉGIOS CONFESSIONAIS CATÓLICOS DO SUL DE MATO GROSSO (1959-1963)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.8597

Palavras-chave:

Currículo, Matemática, História da educação Matemática.

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa documental que tem como objetivo analisar o currículo de Matemática no período de 1959-1963, mediante as configurações políticas e morais da época, para a formação de professores através do Ensino Normal, ofertada na região do Sul do Mato Grosso em colégios confessionais católicos. Para isso além dos documentos fornecidos pela instituição, buscou-se dissertações e outras investigações que realizaram estudos nos institutos confessionais e que apresentaram documentos dessa época em suas análises, além de pesquisas bibliográficas sobre o currículo no período histórico. Considera-se a importância da instalação dos institutos confessionais católicos pois estes passam a promover a formação para professores na região do Sul do Mato Grosso. Diante dos quadros de disciplinas, horários e conteúdos elaborados por Brazil (2012) e Amaro (2018), percebe-se que a Matemática, ensinada para os futuros professores está centrada no ensino do sistema de numeração decimal e nas operações aritméticas. Vemos ainda a Matemática intrinsicamente nas disciplinas de Música, trabalhos manuais, economia doméstica e desenho e/ou artes.

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Biografia do Autor

Giovanna Ellen de Oliveira Boni, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda em Pedagogia - UFGD

Bolsista de Iniciação científica

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2005) e em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Atualmente é Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD - na Faculdade de Educação - FAED. É professora permanente do Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática. Atuou por 12 anos no ensino fundamental do Governo do Estado de São Paulo e por 9 anos como professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo. Foi professora do Curso Clarentiano para concurso e do Grupo Censupeg de Pos graduação. Especialista em Direito Educacional, em Educação Infantil e em Formação de Professores para o Ensino Superior.Líder do grupo TeiaMat- Teia de Pesquisas em Educação Matemática - UFGD. Pesquisadora integrante do grupo de trabalho - GT01- Educação Matemática na Educação Infantil e anos iniciais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão , Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Membro da Red Iberoamericana MTSK. Chefe da diretoria Brasil Rede Iberoamericana de Educação Positiva Inclusiva. Foi bolsista pesquisador iniciante da UFGD no segundo semestre de 2017. Atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, educação inclusiva, campo conceitual multiplicativo, formação de professores , modelagem matemática e educação. 

Referências

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

BONI, G. E. de O.; ALENCAR, E. S. de. O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NORMALISTAS EM COLÉGIOS CONFESSIONAIS CATÓLICOS DO SUL DE MATO GROSSO (1959-1963). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 11–22, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.8597. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8597. Acesso em: 19 abr. 2024.