O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NORMALISTAS EM COLÉGIOS CONFESSIONAIS CATÓLICOS DO SUL DE MATO GROSSO (1959-1963)
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Palavras-chave:
Currículo, Matemática, História da educação Matemática.Resumo
Este estudo é resultado de uma pesquisa documental que tem como objetivo analisar o currículo de Matemática no período de 1959-1963, mediante as configurações políticas e morais da época, para a formação de professores através do Ensino Normal, ofertada na região do Sul do Mato Grosso em colégios confessionais católicos. Para isso além dos documentos fornecidos pela instituição, buscou-se dissertações e outras investigações que realizaram estudos nos institutos confessionais e que apresentaram documentos dessa época em suas análises, além de pesquisas bibliográficas sobre o currículo no período histórico. Considera-se a importância da instalação dos institutos confessionais católicos pois estes passam a promover a formação para professores na região do Sul do Mato Grosso. Diante dos quadros de disciplinas, horários e conteúdos elaborados por Brazil (2012) e Amaro (2018), percebe-se que a Matemática, ensinada para os futuros professores está centrada no ensino do sistema de numeração decimal e nas operações aritméticas. Vemos ainda a Matemática intrinsicamente nas disciplinas de Música, trabalhos manuais, economia doméstica e desenho e/ou artes.
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