OS CONHECIMENTOS DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO MANUAL DIDÁTICO BRASILEIRO DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.12871

Palavras-chave:

Ensino especializado, Manual Didático, Educação Matemática

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma investigação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), uma análise bibliográfica de caráter qualitativa, a qual o objetivo é evidenciar os subdomínios que aparecem no manual do professor que ensina a matemática no terceiro ano do ensino fundamental. O Mathematics Teaching Specialisedge – (MTSK) é um modelo utilizado por nós como uma ferramenta afim de refletir, investigar, mas nunca com o intuito de medir de maneira classificatória. Este estudo revela nas orientações específicas de cada unidade temática, que os subdomínios pertencentes ao Mathematical knowledge – (MK), aparecem 21 vezes, enquanto os subdomínios referentes ao Pedagogical content knowledge – (PCK) aparecem apenas 19 vezes. Isso nos revela que o conhecimento matemático, se sobressai nas orientações, mas que o conhecimento pedagógico complementa no planejamento das ações do professor e também em sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Fernanda Pereira da Luz, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados(2021) e ensino-medio-segundo-graupela EE Delfina Nogueira de Souza (2012).

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) , licenciada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2005) e em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Atualmente é Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD - na Faculdade de Educação - FAED. É professora permanente do Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática - UEMS e do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de CIências e Matemática. Atuou por 12 anos no ensino fundamental do Governo do Estado de São Paulo e por 9 anos como professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo. Foi professora do Curso Clarentiano para concurso e do Grupo Censupeg de Pos graduação. Especialista em Direito Educacional, em Educação Infantil e em Formação de Professores para o Ensino Superior.Líder do grupo TeiaMat- Teia de Pesquisas em Educação Matemática - UFGD. Pesquisadora integrante do grupo de trabalho - GT01- Educação Matemática na Educação Infantil e anos iniciais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão , Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Membro da Red Iberoamericana MTSK. Chefe de investigações na diretoria Brasil na Rede Iberoamericana de Educação Positiva Inclusiva. Foi bolsista pesquisador iniciante da UFGD no segundo semestre de 2017. Atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, educação inclusiva, campo conceitual multiplicativo, formação de professores , modelagem matemática e educação.

Referências

CARRILLO J. Y. et al. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education. v.20 ed 3, 2018.

DANTE. L. R. Alfabetização Matemática de 3º ano – Manual didático do professor. 3 ed. São Paulo: Editora Ática, 2017.

LÜDKE, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática), Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, 2014.

MORIEL JUNIOR, J. G.; CARRILLO, J. Explorando indícios de conhecimento especializado para ensinar matemática com o modelo MTSK. In: Seminario de Investigación en Educación Matemática XVIII, Salamanca: SEIEM, 2014. p. 465-474. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/6087/1/Moriel2014ExplorandoSEIEM.pdf. Acesso em: abr. 2021.

Publicado

2022-02-01

Como Citar

LUZ, C. F. P. da .; ALENCAR, E. S. de. OS CONHECIMENTOS DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO MANUAL DIDÁTICO BRASILEIRO DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22009, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.12871. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12871. Acesso em: 23 jun. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática