REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18395


Palavras-chave:

Metodologia Ativa;, Investigação;, Ensino de Ciências Naturais.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma revisão de literatura que buscou identificar como estão sendo trabalhadas as Atividades Experimentais Investigativas na área de Ensino de Ciências da Natureza. Para isso, foi realizada uma busca em quatro periódicos de classificação Qualis Capes de Ensino de Ciências, no período compreendido entre 2019 e 2023. Foram identificados doze artigos que tratam da Experimentação Investigativa. A partir desses manuscritos, foram evidenciadas expressões recorrentes e organizadas categorias de análise com base na Análise de Conteúdo de Bardin, sendo elas: (i) Ensino aliado à abordagem da Experimentação Investigativa em Ciências Naturais; (ii) Experimentação Investigativa tratando conceitos de Ciências; (iii) Práticas, Experimentação e problematização de atividades experimentais. Estas categorias foram analisadas pela abordagem qualitativa, revelando a importância do uso das atividades investigativas no Ensino de Ciências Naturais para a compreensão dos conceitos articulados a questões do cotidiano dos alunos. Como resultado aponta-se a necessidade de uma educação que implemente a Experimentação e a investigação como meios para uma qualificação do aprendizado, em que os alunos compreendam a Ciência e a aplique de forma crítica e consciente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniele Seixas Lopes, Universidade da Federal do Pampa (UNIPAMPA), Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

    Graduada em Ciências Exatas - Licenciatura, com ênfase em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Pampa, no Campus de Caçapava do Sul/RS, concluída em 2024/1. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), no período de 11/2022 até 04/2024. Graduanda em ABI - Ciências da Natureza e Matemática, e bolsista do PIBID.

  • Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

    Mara Elisângela Jappe Goi é Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí, Especialista em Neurociência e Desenvolvimento Humano pela Universidade LaSalle. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, nos cursos de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e Curso de Especialização em Gestão e Educação Ambiental, nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) da Unipampa e em Educação em Ciências pela UFRGS, com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID da Unipampa e foi coordenadora de área do Programa de Residência Pedagógica da Unipampa, campus Caçapava do Sul. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, Resolução de Problemas, Experimentação e processos de ensino e de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Referências

ANTUNES-SOUZA, T. Experimentação no ensino de Química: A urgência do debate epistemológico na formação inicial de professores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, 2021. http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen20/REEC_20_3_1_ex1804_538.pdf

ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, Porto Alegre, v.25, n.2, p.176-194, jun. 2003. https://www.scielo.br/j/rbef/a/PLkjm3N5KjnXKgDsXw5Dy4R/?format=pdf&lang=pt

AXT, R. Tópicos em Ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra,1991.

AZEVEDO M. C. P. S. de. Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, Anna Maria Pessoa (org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Thomson, p. 19-33, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BASSOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Mt8mZzjQcXTtK6bxR9Sw4Zg/?format=pdf&lang=pt

BENDER, D. D. B. B.; JORAS, L. E.; CANDITO, V. SCHETEINGER, M. R. C. A origem da vida através da experimentação como instrumento didático no ensino de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 3, p. 503-516, 2020. https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/803

BEVILACQUA, G. D.; COUTINHO-SILVA, R. O ensino de ciências na 5ª série através da experimentação. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v.10, p.84-92,2007. https://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v10/v10a09.pdf

BRANDÃO, C. R. Participar-pesquisar. In: Brandão, Carlos Rodrigues (org). Repensando a pesquisa participante. 3 ed. São Paulo: Brasiliense. 1998.

BRASIL, Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): ciências naturais, Brasília; Secretaria de Educação Fundamental -SEF, 1997.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D.. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez Editora,2011.

CARVALHO, A. M. P.; VANNUCCHI, A. I. BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E. R.; REY, R.C. de. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2ª edição, 2005.

CARVALHO, A. M. P. de et al. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, v. 1, p. 1-19, 2013.

CHINN, C. A.; MALHOTRA, B. A. Epistemologically authentic inquiry in schools: A theoretical framework for evaluating inquiry tasks. Science education, v. 86, n. 2, p. 175-218, 2002. https://www.evl.uic.edu/moher/523/ChinnMalhotra2002.pdf

COELHO, A. E. F. O desenvolvimento de Habilidades Cognitivas em Curso de Férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem Baseada em Problemas.101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) Belém (PA): IEMCI/UFPA, 2016.

DA SILVA BARCELLOS, L.; COELHO, G. R.; SILVA, M. A. J. O ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Problematizando o desenvolvimento de atividades investigativas em uma oficina em um curso de Pedagogia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 29-48, 2019. https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/140

DA SILVA, L. C.; DE OLIVEIRA, J. R. S. Interfaces entre o método de estudo de casos e a abordagem experimental investigativa. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 3, p. 517-532, 2020. https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/804

DE FREITAS COELHO, A. E.; DA SILVA MALHEIRO, J. M. Sequência de Ensino Investigativo em um Clube de Ciências: O Problema da água que não derrama. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 378-390, 2019. https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/41

DE MORAES, V. R. A.; TAZIRI, J. A motivação e o engajamento de alunos em uma atividade na abordagem do ensino de ciências por investigação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 2, p. 72-89, 2019. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1284

DE OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, v. 12, n. 1, p. 139-153, 2010. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/31

DOS SANTOS, P. M. L.; DA SILVA, C. M. A.; SIQUEIRA. C. T.; ALVES, D. F.; ALVES, N. M. C. C. E.; DE OLIVEIRA, A. C. O potencial dos espaços naturais para o ensino de química: uma proposta de experimentação com abordagem interdisciplinar. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 3, p. 533-548, 2020. https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/806

GERAHARDT, Tatiana Engel.; SILVEIRA, Denise Tolfo.; Métodos da pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico.

Revista Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153. 2001. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n.10, p.43-49, nov. 1999. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf

GODOY, A. S.. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar.- abr. 1995. https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt

GOI, M. E. J. A Construção do conhecimento químico por estratégias de Resolução de Problemas. Canoas:ULBRA,2004,151 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA,2004.

GOI, M. E. J; SANTOS, F. M.T. Reações de combustão e impacto ambiental por meio de resolução de problemas e atividades experimentais. Química Nova na Escola.v.31, n.3, p.203-209, 2009. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/09-RSA-5008.pdf

GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. A experimentação investigativa no ensino de Ciências na educação básica. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4, n. 2 (esp), p. 207-221, 2018. https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1840

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

GRECA, I. M. Sábados de Ciencia. Burgos: Universidad de Burgos, [ano].

https://www.ubu.es/sites/default/files/portal_page/files/indagaciones_a_marte_con_la _ciencia_sabados_de_ciencia.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/

GUIMARÃES, L. P.; DE CASTRO, D. L. “Chove chuva”: o uso do desenho animado e da experimentação para o ensino do ciclo da água na educação infantil. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p. 124-132, 2019. https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/209/188

HALFEN, R. A. P.; NACHTIGALL, S. M. B.; MERLO, A. A.; RAUPP, D. T. Experimentos químicos em sala de aula utilizando recursos multimídia: uma proposta de aulas demonstrativas para o ensino de Química Orgânica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 2, p. 270-294, 2020. http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_2_2_ex1505_35F.pdf

HODSON, D. Hacia um enfoque má critico Del trabajo de laboratório. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v.12, n.3.p.299-313,1994

https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21370.

LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E.. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 8, n. 02, p. 184-198, 2006. https://www.scielo.br/j/epec/a/WwwHMh6ybkRw3SVv8cc6P3F/abstract/?lang=pt

LOURENZATO, S. Para aprender matemática-Campinas, SP; Autores Associados, 2010. Coleção Formação de Professores.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Professores/Pesquisadores. 3ª Edição. Ijuí: Editora Unijuí,2006.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MATIAS, E. F.; DE ASSIS SOUZA, V.C. ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM O FOCO NO ESTUDO DAS QUESTÕES QUÍMICAS E SOCIAIS RELACIONADAS ÀS BEBIDAS ALCÓOLICAS. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, p. e24012-e24012, 2024. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16135

MINAYO, Maria Cecília de S. - O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4. ed. São Paulo, 1996. 269p.

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de saúde pública, v. 9, p. 237-248, 1993. https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/?format=pdf&lang=pt

MIRANDA, M. S. et al. Argumentação e habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química: relações com a interação dialógica do professor. In. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências -IX ENPEC - Águas de Lindóia, São Paulo-10 a 14 de novembro de 2013. Anais [S.I]. Disponível em:

<http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0478-1.pdf.> Acesso em: 17 de nov. 2023.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7- 32, 1999. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária.2011.

NÉLIO, T. S.; MIYAZAKI, R. D.; HARDOIM, E.L. Dengue e seu vetor: sequência de ensino investigativo em uma perspectiva inovadora. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. e22059-e22059, 2022. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14164

POSTIGO, D.F.; GRECA, I. M. Uso de la metodologia de la indación para la enseñanza de nociones sobre fuerza sem primer ciclo de la escuela primaria. Enseñanza de las Ciencias. v.26, n. Extra, P.265-273,2014. https://riubu.ubu.es/bitstream/handle/10259/4168/Postigo-REF_2014.pdf?sequence=1&isAllowed=y

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências do conhecimento cotidiano científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

QUINQUIOLO, N. C. R. Uso da experimentação em aulas de ciências no sétimo ano do ensino fundamental: desenvolvendo o pensamento científico. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 422-430, 2019. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID587/v14_n1_a2019.pdf

RECEPUTI, C. C.; PEREIRA, T. M.; VOGEL, M.; REZENDE, D. B. A experimentação pelo olhar de graduandos em química: relações com o contexto formativo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 313-331, 2020. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1603

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciência, 13(3), 33-352, 2008. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/445

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Revista Ciência & Educação, 17(1), 97-114, 2011. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/CyDQN97T7XBKkMtNfrXMwbC/abstract/?lang=pt

SILVA, D. L. B.; DA SILVA MALHEIRO, J. M.; SILVA, C. E.. ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO PROMOTOR DA APRENDIZAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS SOLOS. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, p. e24032-e24032, 2024. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16679

SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000

SILVA, O. B; OLIVEI.RA, J. R. S. Queiroz, S. L. SOS Mogi-Guaçu: contribuições de um estudo de caso para a educação química no ensino médio. Química Nova na Escola, 33(3), 185-192, 2011. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/outubro2011/quimica_artigos/sos_mogi_art.pdf

SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2010, p. 231-261.

SILVA R. R. M.; MACHADO P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. Ensino de Química em foco, v. 2, p. 195-216, 2010.

ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011. https://www.scielo.br/j/epec/a/LQnxWqSrmzNsrRzHh3KJYbQ/abstract/?lang=pt

ZULIANI, S. R. Q. A.; ÂNGELO, A. C. D. A utilização de metodologias alternativas: o método investigativo e a aprendizagem de Química. Educação em Ciências: da pesquisa à prática docente. São Paulo: Escrituras Editora, 2001. Disponível em:

<http://cienciaparaeducacao.org/eng/publicacao/zuliani-s-r-q-a-angeloa-c-d-autilizacao-de-m etodologias-alternativas-o-metodo-investigativo-e-aaprendizagemde-quimica-in-roberto-nard i-org-educacao-em-ciencias-da-pesquisaa-p/.> Acesso

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

LOPES, Daniele Seixas; GOI, Mara Elisângela Jappe. REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25010, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18395. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18395. Acesso em: 5 dez. 2025.