REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18395Palavras-chave:
Metodologia Ativa;, Investigação;, Ensino de Ciências Naturais.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma revisão de literatura que buscou identificar como estão sendo trabalhadas as Atividades Experimentais Investigativas na área de Ensino de Ciências da Natureza. Para isso, foi realizada uma busca em quatro periódicos de classificação Qualis Capes de Ensino de Ciências, no período compreendido entre 2019 e 2023. Foram identificados doze artigos que tratam da Experimentação Investigativa. A partir desses manuscritos, foram evidenciadas expressões recorrentes e organizadas categorias de análise com base na Análise de Conteúdo de Bardin, sendo elas: (i) Ensino aliado à abordagem da Experimentação Investigativa em Ciências Naturais; (ii) Experimentação Investigativa tratando conceitos de Ciências; (iii) Práticas, Experimentação e problematização de atividades experimentais. Estas categorias foram analisadas pela abordagem qualitativa, revelando a importância do uso das atividades investigativas no Ensino de Ciências Naturais para a compreensão dos conceitos articulados a questões do cotidiano dos alunos. Como resultado aponta-se a necessidade de uma educação que implemente a Experimentação e a investigação como meios para uma qualificação do aprendizado, em que os alunos compreendam a Ciência e a aplique de forma crítica e consciente.
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