O ESTADO DA ARTE EM DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Luciano de Oliveira Ramos luciano.ramos@discente.univasf.edu.br
    Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • George Almeida Lima george_almeida.lima@hotmail.com
    Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Daniel Teixeira Maldonado danieltmaldonado@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19018


Palavras-chave:

Ensino, Lutas, Educação Física Escolar, Revisão de Literatura

Resumo

O presente estudo, de natureza qualitativa, visou compreender o estado da arte em dissertações e teses sobre o ensino das lutas na escola e suas implicações para a prática político-pedagógica na Educação Física. Foram analisados 28 trabalhos na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com recorte temporal no período de janeiro de 2015 à dezembro de 2024. O material empírico foi submetido à análise temática. No primeiro tema, as principais discussões envolveram propostas curriculares para o ensino das lutas em uma perspectiva tradicional. A segunda categoria temática trata as lutas no contexto pedagógico à luz de teorias educacionais. Por fim, o tema que trata da prática político-pedagógica das lutas nas aulas de Educação Física problematizou a atuação docente com essas manifestações da cultura corporal. 

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Publicado

2025-04-03

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS

Como Citar

O ESTADO DA ARTE EM DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2025). Corpoconsciência, 29, e19018. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19018

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