INDÍCIOS DE MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS NACIONAIS

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado danieltmaldonado@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Uirá de Siqueira Farias uirasiqueira@yahoo.com.br
    Universidade São Judas
  • Valdilene Aline Nogueira valdilenenogueira@yahoo.com.br
    Universidade São Judas
  • Aline Rodrigues Santos aline.pefe@hotmail.com
    Universidade São Judas
  • Bruno Freitas Meireles prof.bruno.meireles@gmail.com
    Universidade São Judas
  • Vinícius dos Santos Moreira vinicius_s_moreira@hotmail.com
    Universidade São Judas
  • Elisabete dos Santos Freire elisabetefreire@uol.com.br
    Universidade São Judas

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, Educação Física Escolar, Cultura Corporal de Movimento, Pesquisa Documental

Resumo

O objetivo desse estudo foi compreender os indícios de mudanças nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Física, de acordo com as pesquisas e experiências educativas publicadas nos anais dos principais eventos dessa área, realizados em território brasileiro. Foi realizada uma pesquisa documental em 28 edições de seis eventos científicos de Educação Física Escolar, contabilizando um total de 2168 resumos interpretados. Identificamos muitos professores e pesquisadores da área apresentando e publicando experiências educativas inovadoras realizadas nas aulas, principalmente no que tange a ampliação das práticas corporais desenvolvidas. Esses projetos educativos aconteceram, em sua maioria, nas escolas públicas, no Ensino Fundamental e foram publicados na última década. Concluímos que uma nova tradição didático-pedagógica começa a surgir nas aulas de Educação Física.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas

Doutorando em Educação Física na Universidade São Judas. Docente da rede municipal de Santo André

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas

Doutoranda em Educação Física na Universidade São Judas. Docente da Universidade de Guarulhos e da rede municipal de São Paulo

Aline Rodrigues Santos, Universidade São Judas

Mestranda em Educação Física na Universidade São Judas. Docente da rede municipal de Vinhedo

Bruno Freitas Meireles, Universidade São Judas

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente da rede municipal de Santo André

Vinícius dos Santos Moreira, Universidade São Judas

Mestrando em Educação Física na Universidade São Judas. Docente da rede municipal de Santo André

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas

Referências

BARRETO, Michelle Aline; FRANCISCO, Elaine Aparecida; VALE, Luiz Henrique. Análise das publicações sobre inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de educação física escolar em periódicos brasileiros online. Pensar a prática, v. 17, n. 2, p. 530-545, 2014.

BETTI, Mauro. Educação Física Escolar: ensino e pesquisa-ação. 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2013.

BETTI, Mauro; FERRAZ, Osvaldo Luiz; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho. Educação física escolar: estado da arte e direção futuras. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. especial, p. 105-115, 2011.

BOMFIM, Alexander Barreiros Cardoso; SILVA, Sheila Aparecida Pereira Santos; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. A produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores de educação física: uma análise entre estudos nacionais e internacionais. Journal of physical education, v. 27, n. 1, e-2715, 2016.

BRACHT, Valter. A educação física brasileira e a crise da década de 1980: entre a solidez e a liquidez. In: MEDINA, João Paulo Subira. A educação física cuida do corpo… e “mente”: novas contradições e desafios do século XXI. 26. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

______. Dilemas no cotidiano da educação física escolar: entre o desinvestimento e a inovação pedagógica. Salto para o futuro - Educação Física Escolar: dilemas e práticas, ano XXI, boletim 12, 2011.

______. Educação física, método científico e reificação. In: STIGGER, Marco Paulo. Educação física + humanas. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

BRACHT, Valter; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação Física Escolar. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário crítico de educação física. 3. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2014.

BRACHT, Valter e colaboradores. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento dos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, v. 17, n. 2, p. 11-34, 2011.

BRACHT, Valter e colaboradores. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento dos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte II. Movimento, v. 18, n. 2, p. 11-37, 2012.

BRANDL NETO, Inácio; SILVA, Sheila Aparecida Pereira Santos; MIRANDA, Maria Luiza Jesus. A produção do conhecimento referente a temática metodologia de ensino na educação física escolar: um estudo sobre os procedimentos metodológicos. Pensar a prática. Goiânia, v. 16, n. 3, p. 695-714, 2013.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

CORREIA, Walter Roberto. Educação física escolar: desafiando a sua presumível imutabilidade. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 28, n. 4, p. 691-700, 2014.

CARDOSO, Adrielle Gomes; NUNEZ, Paulo Ricardo Martins. Percepção dos alunos do ensino médio em relação às aulas de educação física. Coleção pesquisa em educação física, v. 13, n. 4, p. 125-132, 2014.

DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.

DARIDO, Suraya Cristina e colaboradores. Educação física e interdisciplinaridade: o estado da arte. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira e colaboradores. Educação física e esporte: convergindo para novos caminhos. Florianópolis, SC: UDESC, 2015.

DIAS, Diogo Inacio; CORREIA, Walter Roberto. A educação física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 27, n. 2, p. 277-287, 2013.

FARIA, Bruno de Almeida e colaboradores. Inovação pedagógica na educação física. O que aprender com práticas pedagógicas bem sucedidas? Ágora para laedcación física y el deporte, n. 12, v. 1, p. 11-28, 2010.

FARIA, Bruno de Almeida; MACHADO, Thiago da Silva; BRACHT, Valter. A inovação e o desinvestimento pedagógico na educação física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz, v. 18, n. 1, p. 120-129, 2012.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SILVA, Marlon André. Ensaiando o “novo” em educação física escolar: a perspectiva de seus autores. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 33, n. 1, p. 119-134, 2011.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOMES, Nathalia Chaves; MORENO, Márcia Orlando; ALTMANN, Helena. As relações de gênero no ensino fundamental I: uma análise da produção acadêmica em educação física. Conexões, v. 10, n. 3, p. 142-171, 2012.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Atuação dos professores de educação física escolar: entre o abandono do trabalho docente e a renovação pedagógica. In: SILVA, Paula Cristina da Costa e colaboradores. Territorialidade e diversidade regional no Brasil e na América Latina: suas conexões com a educação física e as ciências do esporte. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2016.

HALLAL, Pedro Curi; MELO, Victor Andrade. Crescendo e enfraquecendo: um olhar sobre os rumos da educação física no Brasil. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 29, n. 3, p. 322-327, 2017.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre, RS: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG, 1999.

MACHADO, Thiago Silva; BRACHT, Valter. O impacto do movimento renovador da educação física nas identidades docentes: uma leitura a partir da “teoria do reconhecimento” de Axel Honneth. Movimento, v. 22, n. 3, p. 849-860, 2016.

MALDONADO, Daniel Teixeira; RICA, Roberta Luksevicius; SILVA, Sheila Aparecida Pereira Santos. Educação física escolar. In: SILVA, Sheila Aparecida Pereira Santos. Educação física, esporte e lazer: a utilização de métodos científicos para enfrentar desafios da atuação profissional. Curitiba, PR: CRV, 2017.

MALDONADO, Daniel Teixeira; Silva, Sheila Aparecida Pereira Santos. Do “rola a bola” à inovação pedagógica nas aulas de educação física: uma análise dos bastidores do cotidiano escolar público. Curitiba, PR: CRV, 2017.

MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira Santos; MIRANDA, Maria Luiza Jesus Miranda. Pesquisas sobre educação física no cotidiano da escola: o estado da arte. Movimento, v. 20, n. 4, p. 1373 – 1395, 2014.

MALDONADO, Daniel Teixeira e colaboradores. As dimensões conceituais e atitudinais dos conteúdos na educação física escolar. Pensar a prática. Goiânia, v. 17, n. 1, p. 546-559, 2014.

MALDONADO, Daniel Teixeira e colaboradores. Inovação pedagógica nas aulas de educação física da escola pública brasileira. Anais do Seminário do LOED – Avaliação da Escola Pública sob o viés da qualidade social, v. 1, n. 1, p.75-83, 2016.

MATOS, Juliana Cassani e colaboradores. A produção acadêmica sobre os conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, v. 19, n. 2, p. 123-148, 2013.

MELO, Luciene Farias e colaboradores. Produção do conhecimento em prática avaliativa do professor de educação física escolar: análise das escolas metodológicas. Pensar a prática, v. 17, n. 1, p. 252-269, 2014.

MOREIRA, Evando Carlos. (Org.). A educação física na rede municipal de ensino de Cuiabá: uma proposta de construção coletiva. Cuiaba, MT: EdUFMT, 2012.

NOGUEIRA, Valdilene Aline. O trabalho com projetos na educação física escolar: construindo um projeto radical. In: SILVA; Bruno Alan Teixeira; MALDONADO, Daniel Teixeira; OLIVEIRA, Leandro Pedro. Manifestações culturais radicais nas aulas de educação física escolar. Curitiba, PR: CRV, 2016.

OKIMURA-KERR, Tieme. Elaboração de recursos didáticos: caminhos para o ensino de conceitos na educação Física. In: VENÂNCIO, Luciana e colaboradores. Educação física no ensino fundamental II: saberes e experiências educativas de professores(as)-pesquisadores(as). Curitiba, PR: CRV, 2017.

OLIVEIRA, Leandro Pedro; VENÂNCIO, Luciana. Avaliação na educação física: experiências de um professor e uma professora com seus alunos e suas alunas. In: VENÂNCIO, Luciana e colaboradores. Educação física no ensino fundamental II: saberes e experiências educativas de professores(as)-pesquisadores(as). Curitiba, PR: CRV, 2017.

RODRIGUES, Jéssica Camila Ramos; ARAÚJO, Ângela Maris Murilo. Capoeira: entre nesse jogo de linguagens. In: OKIMURA-KERR, Tieme e colaboradores. Educação física no ensino fundamental I: perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Curitiba, PR: CRV, 2017..

SILVA, Eduardo Vinícius Mota e colaboradores. Atletismo (ainda) não se aprende na escola? Revisitando artigos publicados em perióficos científicos da educação física nos últimos anos. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1111- 1122, 2015.

SILVA, Mauro Sérgio; BRACHT, Valter. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física escolar. Kinesis, v. 30, n. 1, p. 80-94, 2012.

STIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo. Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

TANI, Go. Pós-Graduação em educação física: crescimento e correção da rota. In: MOREIRA, Wagner Wey, NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. Educação física e esporte no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2016.

VAGO, Tarcísio Mauro. A educação física na cultura escolar: discutindo caminhos para a intervenção e pesquisa. In: BRACHT, Valter; CRISORIO, Ricardo. A educação física no Brasil e na Argentina: identidades, desafios e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003.

VIEIRA; Pollyane Barros Albuquerque; FREIRE, Elisabete Santos; RODRIGUES, Graciele Massoli. O texto escrito como recurso didático nas aulas de educação física: perspectivas de professores. Movimento, v. 21, n. 4, p. 929-944, 2015.

WIGGERS, Ingrid Dittrich e colaboradores. Um “raio x” da produção do conhecimento sobre educação física escolar: análise dos periódicos de 2006-2012. Movimento, v. 21, n. 3, p. 831-845, 2015.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Maldonado, D. T., Farias, U. de S., Nogueira, V. A., Santos, A. R., Meireles, B. F., Moreira, V. dos S., & Freire, E. dos S. (2018). INDÍCIOS DE MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS NACIONAIS. Corpoconsciência, 22(1), 77–92. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6279

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>