INTERSECCIONALIDADE E JUSTIÇA CURRICULAR

REFLEXÕES INICIAIS DE UM POTENTE DIÁLOGO NA BUSCA PELA INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • Luan Gonçalves Jucá luanjucaedf@gmail.com
    Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • André Luis do Nascimento Mont Alverne andremukasey@outlook.com
    Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Daniel Teixeira Maldonado danieltmaldonado@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

10.51283/rc.28.e16995

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Inclusão, Interseccionalidade, Justiça Curricular, Ensino Médio

Resumo

Objetivamos apresentar princípios da interseccionalidade presentes na prática político-pedagógica de professores(as) de Educação Física do Ensino Médio integrado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo e do tipo descritiva. O instrumento utilizado para a produção das informações foi uma entrevista semiestrutura realizada com 11 professores(as) de Educação Física dos Institutos Federais de diferentes regiões brasileiras. O material empírico foi submetido a análise temática. Os resultados foram divididos em dois temas: compreendendo as realidades opressoras a partir da Educação Física escolar:  a interseccionalidade como práxis crítica; e intersecções de gênero, raça, classe social e deficiência na práxis dos(as) professores(as) de Educação Física nos Institutos Federais. Evidenciamos que os(as) docentes atuam de forma crítica e politizada para que o processo inclusivo possa acontecer na escola, e que direta ou indiretamente discutem os marcadores socioculturais que atravessam as práticas corporais de forma unificada, trazendo princípios da interseccionalidade imersos em sua práxis.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

Jucá, L. G., Mont Alverne, A. L. do N., & Maldonado, D. T. (2024). INTERSECCIONALIDADE E JUSTIÇA CURRICULAR: REFLEXÕES INICIAIS DE UM POTENTE DIÁLOGO NA BUSCA PELA INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS. Corpoconsciência, 28, e16995. https://doi.org/10.51283/rc.28.e16995

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Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADE

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