POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10500

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Educação em Direitos Humanos. Educação Matemática.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as implicações e conexões das políticas públicas brasileiras no âmbito da Educação em Direitos Humanos para a Educação Matemática. Propusemos fazer uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Quanto aos procedimentos do estudo, fizemos um levantamento bibliográfico e documental com intenção de buscar decretos, leis e programas do Estado brasileiro referentes às Políticas Públicas correlacionadas à Educação em Direitos Humanos, bem como tratados e declarações internacionais que também dialogam sobre essa temática. Apresenta-se um panorama do processo de implantação dessas políticas públicas em prol da Educação em Direitos Humanos e os movimentos sociais e políticos que o atravessam. Defende-se no texto uma formação humana, emancipatória, libertária e integral, com princípios éticos e voltados para a promoção da paz fundamentados na Educação em Direitos Humanos. Sustentamos, também, o perfil do professor de matemática como agente sociocultural e político que se inclui no compromisso da humanização das pessoas e da preservação de um ambiente escolar saudável e sustentável. No entanto, sabe-se que, mesmo com a perspectiva da Educação em Direitos Humanos tendo vasta literatura e esteja presente nas orientações curriculares oficiais, ainda não é realidade na educação brasileira.

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Biografia do Autor

Lygianne Batista Vieira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2020), possui mestrado em Educação em Ciências e Matemática (2011) pela UFG, tem Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela PUC Goiás (2006). É professora substituta na Universidade de Brasília - UnB atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas). Principais áreas de atuação: Formação de professores com ênfase em Metodologias de Ensino, Estágio, História da Matemática, Tecnologias na Educação e Matemática nos Anos Iniciais. Tem como abordagens teóricas e metodológicas a Educação Matemática Crítica e a Educação Matemática em Direitos Humanos. Participa atualmente do projeto de Pesquisa: Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM, que desenvolve trabalhos e pesquisas relacionadas ao ensino e a aprendizagem de Matemática.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Pós-Doutor em Educação (UERJ). Doutor em Educação Matemática (PUC/SP), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (UMINHO/PT). Mestre em Educação (UCB). Licenciado em Matemática, Pedagogia e Ciências. Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UnB (Mestrado e Doutorado). Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq: Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. 

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Publicado

2020-06-26

Como Citar

VIEIRA, L. B.; MOREIRA, G. E. POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 622–647, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10500. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10500. Acesso em: 25 abr. 2024.