FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: A CENA CIENTÍFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14108

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Matemática, Educação Matemática, Educação a Distância, Processo de Ensino e aprendizagem

Resumo

Refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância, a formação inicial em Matemática a distância, a Educação a Distância e a Educação Matemática constituem o campo de investigação desta proposta de artigo de caráter qualitativo, exploratório e analítico-descritivo, que empreendeu uma revisão sistemática das produções científicas por meio do mapeamento de estudos/pesquisas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) objetivo de investigar como a formação em Matemática na modalidade a distância se encontra hoje no rol da produção científica acadêmica, considerando-se a relação Educação Matemática, formação em Matemática na modalidade à distância, o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância e Representações Sociais. O levantamento bibliográfico revelou uma produção científica diversificada, o que mostra possibilidades de mudanças de paradigmas convencionais quando colocados em cena o ensinar e o aprender Matemática na modalidade a distância.

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Biografia do Autor

Joeanne Neves Fraz, Universidade de Brasília (UnB), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB, 2022), Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática (ECMA); Mestre em Educação pela UnB (PPGE/UnB, 2004); Especialista em Educação a Distância (UNOPAR, 2016); Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Franca, UNESP, 1996). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática ? DIEM (2018) e do Projeto de pesquisa ?Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal?, ambos sob a coordenação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira (PPGE/UnB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, 2020). Docência no Ensino Superior (cursos de Pedagogia, Jornalismo, Serviço Social e Secretariado Executivo Bilíngue); Tutoria no curso de Licenciatura em Música a Distância (Disciplina: Estratégias de Ensino e Aprendizagem a Distância - UAB/UnB, 2014) e na disciplina Planejamento da Ação Docente (Faculdade Unyleya, 2019-2020); Orientadora de trabalhos de conclusão no curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (UnB, 2014; 2016); Gestora Pedagógica no Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília ? CEAD/UnB (3º Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do INEP, 2014; e do Projeto da Escola Nacional de Mediação e Conciliação-ENAM, Secretaria de Reforma do Judiciário/Ministério da Justiça, 2015-2017). 

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, onde é Chefe de Departamento pelo terceiro mandato; está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. Desde 2022, é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022). Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional, onde ocupa o cargo de Primeiro Secretário e compõe a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação. 

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Publicado

2023-02-05

Como Citar

FRAZ, J. N.; MOREIRA, G. E. FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: A CENA CIENTÍFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23007, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14108. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14108. Acesso em: 22 jul. 2024.