v. 8 n. 1 (2015): Dossiê Temático: "Formação docente e Ensino de História: fontes, objetos e categorias"

					Visualizar v. 8 n. 1 (2015): Dossiê Temático: "Formação docente e Ensino de História: fontes, objetos e categorias"
Publicado: 2015-08-20

Dossiê Temático

  • Apresentação

    Ana Maria Marques, Juçara Luzia Leite
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.412
  • Violência na história, da história e para a história da formação de professoras/es: sexo, censura nas imagens publicadas de Theodore De Bry e a educação pública carioca

    Ana Carolina Eiras Coelho Soares
    5-22
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.413
  • A Didática da História em fontes documentais relacionadas à formação de professores

    Ana Claudia Urban
    23-39
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.414
  • Do fazer-se professor: autodidatismo e docência na experiência de Rocha Pombo

    Alexandra Lima da Silva
    40-56
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.415
  • Ensino de História, formação docente e saber histórico: reflexões sobre a Educação Histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Jaqueline Aparecida M. Zarbato
    57-74
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.416
  • Formação de professores de história no Espírito Santo do final do século XIX: a história ensinada por bacharéis, padres e médicos

    André Luiz Bis Pirola
    75-92
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.419
  • Formação de professores de história: o desenvolver das noções de interação, de significação e de identidade

    João Batista Gonçalves Bueno, Arnaldo Pinto Junior, Maria de Fátima Guimarães
    93-112
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.420
  • O presente do passado na formação do professor de história

    Helenice Ciampi
    113-130
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.421
  • Formação de professores na licenciatura intercultural indígena: povo Potiguara e as disciplinas de história

    Juciene Ricarte Apolinário
    131-148
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.422

Artigos

  • (In)visibilidade de atores no processo de reassentamentos da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no Tocantins

    Temis Gomes Parente
    149-164
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.296
  • O patrimônio da vida: uma análise da iluminura “A morte do Usurário e do Mendigo” de Gautier de Coincy

    Antônio Manoel Elíbio, Leonardo de Santos Nascimento
    165-185
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.264
  • A produção da marginalidade infantil em Portugal: o lugar da família e da escola nas primeiras décadas do século XX

    Helder Henriques
    186-203
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.298
  • A Companhia Mate Laranjeira,1891-1902: contribuição à história da empresa concessionária dos ervais do antigo sul de Mato Grosso

    Paulo Roberto Cimó Queiroz
    204-228
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.336
  • A prática da pistolagem nos conflitos de terra no sul e no sudeste do Pará (1980-1995)

    Airton dos Reis Pereira
    229-255
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.335
  • A fronteira em questão: estudo da ocupação de Mamborê/PR

    Josimari de Brito Morigi, Fábio André Hahn
    256-275
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.332
  • Notas preliminares de uma pesquisa: vaqueiros e criadores de gado no sertão norte de Goiás (1889-1895)

    Rita Guimarães Melo
    276-289
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.325
  • Os Bandeira de Mello e os poderes locais na Paraíba colonial: redes, hierarquias e patrimônio familiar (c.1747-c.1780)

    José Inaldo Chaves Júnior
    290-313
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.337

Entrevistas

  • Entrevista com Jean-François Sirinelli

    Cândido Rodrigues, Isabelle Clavel
    314-323
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.423
  • Entrevista com Sylvie Guillaume

    Cândido Rodrigues, Isabelle Clavel
    324-334
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.424

Resenhas