Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 1 (2015): Dossiê Temático: "Formação docente e Ensino de História: fontes, objetos e categorias"
v. 8 n. 1 (2015): Dossiê Temático: "Formação docente e Ensino de História: fontes, objetos e categorias"
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1
Publicado:
2015-08-20
Dossiê Temático
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.412
Ana Maria Marques, Juçara Luzia Leite
1-4
PDF
Violência na história, da história e para a história da formação de professoras/es: sexo, censura nas imagens publicadas de Theodore De Bry e a educação pública carioca
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.413
Ana Carolina Eiras Coelho Soares
5-22
PDF
A Didática da História em fontes documentais relacionadas à formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.414
Ana Claudia Urban
23-39
PDF
Do fazer-se professor: autodidatismo e docência na experiência de Rocha Pombo
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.415
Alexandra Lima da Silva
40-56
PDF
Ensino de História, formação docente e saber histórico: reflexões sobre a Educação Histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.416
Jaqueline Aparecida M. Zarbato
57-74
PDF
Formação de professores de história no Espírito Santo do final do século XIX: a história ensinada por bacharéis, padres e médicos
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.419
André Luiz Bis Pirola
75-92
PDF
Formação de professores de história: o desenvolver das noções de interação, de significação e de identidade
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.420
João Batista Gonçalves Bueno, Arnaldo Pinto Junior, Maria de Fátima Guimarães
93-112
PDF
O presente do passado na formação do professor de história
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.421
Helenice Ciampi
113-130
PDF
Formação de professores na licenciatura intercultural indígena: povo Potiguara e as disciplinas de história
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.422
Juciene Ricarte Apolinário
131-148
PDF
Artigos
(In)visibilidade de atores no processo de reassentamentos da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.296
Temis Gomes Parente
149-164
PDF
O patrimônio da vida: uma análise da iluminura “A morte do Usurário e do Mendigo” de Gautier de Coincy
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.264
Antônio Manoel Elíbio, Leonardo de Santos Nascimento
165-185
PDF
A produção da marginalidade infantil em Portugal: o lugar da família e da escola nas primeiras décadas do século XX
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.298
Helder Henriques
186-203
PDF
A Companhia Mate Laranjeira,1891-1902: contribuição à história da empresa concessionária dos ervais do antigo sul de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.336
Paulo Roberto Cimó Queiroz
204-228
PDF
A prática da pistolagem nos conflitos de terra no sul e no sudeste do Pará (1980-1995)
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.335
Airton dos Reis Pereira
229-255
PDF
A fronteira em questão: estudo da ocupação de Mamborê/PR
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.332
Josimari de Brito Morigi, Fábio André Hahn
256-275
PDF
Notas preliminares de uma pesquisa: vaqueiros e criadores de gado no sertão norte de Goiás (1889-1895)
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.325
Rita Guimarães Melo
276-289
PDF
Os Bandeira de Mello e os poderes locais na Paraíba colonial: redes, hierarquias e patrimônio familiar (c.1747-c.1780)
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.337
José Inaldo Chaves Júnior
290-313
PDF
Entrevistas
Entrevista com Jean-François Sirinelli
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.423
Cândido Rodrigues, Isabelle Clavel
314-323
PDF
Entrevista com Sylvie Guillaume
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.424
Cândido Rodrigues, Isabelle Clavel
324-334
PDF
Resenhas
DARNTON, Robert. Poesia e Polícia – Redes de comunicação na Paris do Século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2014
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.390
Fernanda Queiroz de Menezes
335-340
PDF
Edição Atual