Ensino de História, formação docente e saber histórico: reflexões sobre a Educação Histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Jaqueline Aparecida M. Zarbato

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.416

Resumo

Este artigo pretende analisar as concepções históricas utilizadas como referenciais na docência em História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação da narrativa docente é abordada como proposição sobre como ensinar História nos anos iniciais. Assim, será utilizada a abordagem da Educação Histórica, proposta numa oficina com os/as professores/as que atuam nos anos iniciais, sendo realizadas entrevistas para fundamentar a análise da pesquisa. Para elucidar as concepções em torno do ensino de História, foram abordadas as discussões sobre a didática da História, o uso das fontes históricas, proposição do campo da Educação Histórica, consciência histórica, bem como os fundamentos que envolvem o fazer e o saber docente.Palavras-chave: Ensino de História; formação de professores; Educação Histórica.

Downloads

Como Citar

Zarbato, J. A. M. (2015). Ensino de História, formação docente e saber histórico: reflexões sobre a Educação Histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Territórios E Fronteiras, 8(1), 57–74. https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.416