A produção da marginalidade infantil em Portugal: o lugar da família e da escola nas primeiras décadas do século XX

Autores

  • Helder Henriques Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal). Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.298

Resumo

O objetivo deste trabalho ancora-se na problemática da criança marginal no século XX em Portugal. Neste caso, tomamos como objeto de estudo as relações que se estabeleceram entre a Escola e a Família e, para isso, recorremos a um conjunto de testemunhos reveladores de um “território de tensão” entre estes espaços de socialização. A abordagem metodológica assenta numa matriz socio histórica. Palavras-chave: Família; escola; marginalidade; História da Educação.

Biografia do Autor

Helder Henriques, Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal). Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra

Doutor em História da Educação pela Universidade de Coimbra. Encontra-se em fase final do seu pós-doutoramento na mesma instituição. Docente na área de História, Geografia e Património na Escola Superior de Educação de Portalegre.

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Publicado

2015-08-15

Como Citar

Henriques, H. (2015). A produção da marginalidade infantil em Portugal: o lugar da família e da escola nas primeiras décadas do século XX. Revista Territórios E Fronteiras, 8(1), 186–203. https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.298