Os autores devem observar estritamente as normas abaixo antes de submeter seus originais.Territórios e Fronteiras publica somente artigos de pesquisadores com título de doutor. Os dossiês deverão ser propostos e organizados por doutores com atuação expressiva na temática escolhida. Mestres e doutorandos podem submeter artigos somente em co-autoria com um doutor. A submissão de entrevistas e resenhas está aberta  a mestrandos e doutorandos.

ARTIGOS

1. São recebidos em fluxo contínuo, sem nenhum custo para submissão e processamento. Devem possuir entre 15 e 30 páginas, digitadas em fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5, margens de 2,5 cm, em programa compatível com Word for Windows.

2. Citações: aquelas com até três linhas devem integrar o corpo do texto, sem itálico e ser assinaladas com aspas. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, sem aspas, sem itálico, com recuo de 4 cm à esquerda, fonte Times New Roman, corpo 11 e espaçamento simples.

3. Devem ser inéditos, originais e submetidos à revista sem informações, indícios, menções autorreferenciais ou agradecimentos que possam identificar a autoria. É importante observar que o artigo não pode ter sido enviado a outro periódico para avaliação simultânea.

4. Devem conter dois resumos (máximo de 6 linhas, Times New Roman, corpo 12 e espaçamento simples) com suas respectivas palavras-chave (3 palavras para cada um): um em português e outro em inglês (abstract) ou francês (résumé). O título do artigo também deve ser traduzido para o idioma escolhido para o segundo resumo (inglês ou francês).

5. As notas bibliográficas ou explicativas devem ser colocadas no rodapé, com numeração sequencial. Para o caso das menções bibliográficas nas notas, os autores devem seguir os exemplos abaixo:

Livros

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália. Um ensaio. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BURKE, Peter; PORTER, Roy. (Org.). Linguagem, indivíduo e sociedade. História social da linguagem. São Paulo: Ed. da Unesp, 1993.

Capítulos de Livro

KIERNAN, Victor. Línguas e conquistadores. In: BURKE, Peter; PORTER, Roy (Org.). Linguagem, indivíduo e sociedade. História social da linguagem. São Paulo: Ed. da Unesp, 1993, p. 259-284.

Artigos em periódicos acadêmicos

LACAPRA, Dominick. Retórica e História. Territórios e Fronteiras, Cuiabá, v. 6, n. 1, p. 97-118, 2013.

Dissertações e teses

MENDES, Marcos do Amaral. De Capela Filial a Matriz Paroquial: irmandades, jesuítas e territórios em Cuiabá-MT. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2014.

Textos em jornais e revistas

COLI, Jorge. De que cor eram as meias de Hitler? Folha de São Paulo, São Paulo, p. 2, 15 out. 2006.

Citações extraídas da Internet

Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.10. Acesso em: 25 mar. 2011.

6. Para o caso de repetição da referência, usar:

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento. Op. cit., p. 127.

As expressões idem e ibidem devem ser utilizadas para menções na mesma página.

7. Não deve ser incluída uma seção final para a Bibliografia.

8. Para destacar palavras, deve-se usar o itálico.

9. Para o caso de artigos traduzidos, devem-se seguir as mesmas normas. A submissão, contudo, deverá ser acompanhada da autorização do autor do original.

RESENHAS

1. São recebidas em fluxo contínuo, sem nenhum custo para submissão e processamento. Devem contemplar livros que tenham sido publicados no Brasil há, no máximo, dois anos, e no exterior há, no máximo, quatro anos, incluindo o ano da submissão.

2. Devem conter entre 3 e 6 páginas, redigidas segundo as normas dos artigos.

3. Devem privilegiar a análise dos argumentos e da linha argumentativa da obra resenhada, evitando o resumo das ideias de cada capítulo.

ENTREVISTAS

1. São recebidas em fluxo contínuo, sem nenhum custo para submissão e processamento.

2. Devem conter entre 3 e 12 páginas, redigidas segundo as normas dos artigos.

EDIÇÃO CRÍTICA DE DOCUMENTOS

2. Devem observar as mesmas normas dos artigos.

Todos os textos deverão ser apresentados preferencialmente em língua portuguesa de acordo com as normas mencionadas e após revisão ortográfica e gramatical. Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor: rev.territorios.e.fronteiras@gmail.com.