A fronteira em questão: estudo da ocupação de Mamborê/PR

Autores

  • Josimari de Brito Morigi Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão
  • Fábio André Hahn Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.332

Resumo

A presença de estrangeiros na região de fronteira a partir do final do século XIX e início do século XX, e sua consequente entrada pelos sertões paranaenses, serviu propositalmente aos discursos oficiais do estado para a implantação de seus interesses políticos e econômicos. Os discursos propagavam o ideal da construção de uma nação homogênea, que seria efetivada pela ocupação dos considerados “vazios demográficos”, por meio de um intenso fluxo migratório para dar maior brasilidade ao espaço de fronteira, investigada neste estudo a partir do caso da ocupação do município de Mamborê, no Paraná.Palavras-chave: Fronteira; migração; ocupação.

Biografia do Autor

Josimari de Brito Morigi, Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento pela mesma Instituição.

Fábio André Hahn, Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor no curso de graduação em História e no Programa de Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR, câmpus de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

Morigi, J. de B., & Hahn, F. A. (2015). A fronteira em questão: estudo da ocupação de Mamborê/PR. Revista Territórios E Fronteiras, 8(1), 256–275. https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.332