Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista Territórios e Fronteiras publica artigos, resenhas, entrevistas, dossiês e edições críticas de documentos relacionados, preferencialmente, à disciplina da História e aos temas associados à constituição de territórios e fronteiras na história, em suas diferentes formas, realidades e dimensões. Administrada e apoiada financeiramente pelo Programa de Pós-graduação em História da UFMT, cuja área de concentração é "História, Territórios e Fronteiras", a revista tem por meta constituir um espaço de debates e de divulgação da produção científica vinculada a esses temas. O periódico também recebe contribuições interdisciplinares e ligadas a áreas afins, a exemplo da Sociologia, Antropologia, Educação, Geografia, Ciência Política, Relações Internacionais etc. Sua periodicidade é semestral.

À exceção dos dossiês temáticos, cuja publicação depende de abertura de chamadas lançadas nos sites da revista e do Programa de Pós-graduação em História da UFMT (periodicoscientificos.ufmt.br), as demais contribuições são recebidas em fluxo contínuo.

Territórios e Fronteiras publica somente artigos de pesquisadores e pesquisadoras com título de doutor(a). Os dossiês deverão ser propostos e organizados por doutores e doutoras com atuação expressiva na temática escolhida. Mestres e mestras e doutorandos e doutorandas somente podem publicar artigos em co-autoria com um doutor ou com uma doutora. A submissão de entrevistas e resenhas está aberta a mestrandos e mestrandas e doutorandos e doutorandas.

A revista limita o número de publicações de professores e professoras da própria universidade.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos passam pelo mesmo processo avaliativo e editorial após a submissão online. Inicialmente, são analisados pela equipe editorial, que avalia a adequação da proposta. Caso satisfaça as condições de publicação, o original é encaminhado a dois pareceristas ad hoc para avaliação cega por pares. Em caso contrário, o autor (ou a autora) será informado e convidado a adequar o manuscrito às normas da revista. Na fase da avaliação cega por pares, os pareceristas e as pareceristas podem recomendar o aceite, a recusa ou modificações, sendo que estas deverão ser respondidas pelo autor ou pela autora. As modificações serão avaliadas novamente pela equipe editorial e, se for necessário, pelos pareceristas. Se houver recomendações conflitantes na primeira avaliação cega por pares, a equipe editorial recorrerá a outro parecerista ad hoc.

As resenhas e entrevistas são avaliadas pela equipe editorial. Caso esta julgue necessário, elas podem ser encaminhadas a pareceristas ad hoc.

Cada autor ou autora só poderá ter um original em processo de avaliação e, após a publicação, será observado o prazo de um ano para o início de nova avaliação.

A Revista Territórios & Fronteiras não publica textos produzidos total ou parcialmente por Inteligência Artificial (IA). Casos específicos como traduções, resumos ou imagens deverão ser explicitados no momento da submissão nos "comentários para o editor" que analisará cada caso em conjunto com o Conselho Editorial.

Periodicidade

Territórios & Fronteiras é publicada semestralmente.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.