Sobre a Revista

Revista Territórios e Fronteiras (ISSN 1984-9036) publica artigos, resenhas, entrevistas, dossiês e edições críticas de documentos relacionados, preferencialmente, à disciplina da História e aos temas associados à constituição de territórios e fronteiras na história, em suas diferentes formas, realidades e dimensões. Administrada apoiada financeiramente pelo Programa de Pós-graduação em História da UFMT, cuja área de concentração é "História, Territórios e Fronteiras", a revista tem por meta constituir um espaço de debates e de divulgação da produção científica vinculada a esses temas. O periódico também recebe contribuições interdisciplinares e ligadas a áreas afins, a exemplo da Sociologia, Antropologia, Educação, Geografia, Ciência Política, Relações Internacionais etc. Sua periodicidade é semestral.

A editoração e manutenção da revista são realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Visite nossa página no FACEBOOK.

 

Veja as próximas Chamadas para Dossiês Temáticos em NOTÍCIAS.

Edição Atual

v. 16 n. 2 (2023): Ter e Poder: O Domínio Territorial Régio Da Paisagem Natural Ibero-Atlântica (1250-1550)
					Visualizar v. 16 n. 2 (2023): Ter e Poder: O Domínio Territorial Régio Da Paisagem Natural Ibero-Atlântica (1250-1550)
Publicado: 2023-12-20

Editorial

  • Editorial

    Carlile Lanzieri Júnior
    01-03
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1318

Dossiê Temático

Artigos

  • As Guianas sem limites de Élisée Reclus

    Carlo Maurizio Romani
    75-93
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1292
  • Escravos trazidos do Índico estudos de caso de presenças efêmeras na América Portuguesa (séculos XVII e XVIII)

    Patrícia Souza de Faria
    94-115
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1290
  • O mercado mundial de café e suas transformações na segunda metade do século XIX (c. 1851-c.1895)

    Marcos de Brito Monteiro Marinho
    116-139
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1284
  • O ensino de História Medieval e as mídias digitais possíveis reflexões para uma prática pedagógica significativa

    Luciano José Vianna, Italúzia Pereira de Castro Santos
    140-163
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1301
  • Processo produtivo na construção dos espaços de vida na agricultura familiar em área de domínio da União

    Jesiel Souza Silva, Marilia Luiza Peluso
    164-195
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1295
  • Representações sociais dos discursos midiáticos sobre a migração de venezuelanos para o Brasil

    Gizele Cristiane de Souza, Isac Alves Correia
    196-210
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1280
  • Proposições gerais de território e os professores surdos

    Adriano de Oliveira Gianotto, Heitor Romero Marques
    211-227
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1275
  • Reciprocidade e partilha em terra kaingang de Palmas (PR)

    Magda Vicini, Robert Crépeau, Sergio Bairon, Claudecir Viri
    229-254
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1270
  • O método de ensino da História um desafio epistemológico e didático para a ciência histórica

    José Sebastião Vilhena, Maria Auxiliadora Schmidt
    255-271
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1266
  • Cultura e Civilização na Amazônia o léxico moderno no pensamento de José Veríssimo (1857-1916)

    Felipe Tavares de Moraes
    272-297
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1261
  • Volar al Vaupés en el Noroeste amazónico Notas para una historia de la aviación civil en la frontera de Colombia y Brasil, 1935-1980

    Gabriel Cabrera
    298-332
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1259
  • Entre tempos, identidades e (trans)territorialidades fronteira Santana do Livramento (Br)-Rivera (UY)

    Marcos Irineu Klausberger
    333-361
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1123
  • Projeto de nação o Brasil em 2035 direitos sociais, subalternos e meio ambiente

    Ricardo Ramos Shiota
    362-382
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1298

Pareceristas desta Edição

  • Pareceristas

    383
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1323
Ver Todas as Edições

Teste