Do fazer-se professor: autodidatismo e docência na experiência de Rocha Pombo

Autores

  • Alexandra Lima da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.415

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de fazer-se professor na experiência de Rocha Pombo. Nascido em 1857, na cidade de Morretes, estado do Paraná, José Francisco da Rocha Pombo, ainda muito jovem, ingressou no magistério das primeiras letras e no exercício da escrita em periódicos, publicando artigos relacionados à instrução. Foi poeta, historiador, professor da Escola Normal, membro do Instituto Histórico e Geográfico e jornalista e autor de livros didáticos. O presente trabalho procura explorar os significados do autodidatismo na formação de um professor entre finais do século XIX e primeiras décadas do século XX.Palavras-chave: Fazer-se; Rocha Pombo; experiência.

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Como Citar

Silva, A. L. da. (2015). Do fazer-se professor: autodidatismo e docência na experiência de Rocha Pombo. Revista Territórios E Fronteiras, 8(1), 40–56. https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.415