A prática da pistolagem nos conflitos de terra no sul e no sudeste do Pará (1980-1995)

Autores

  • Airton dos Reis Pereira Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus de Marabá

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.335

Resumo

Este artigo analisa a prática da pistolagem nos conflitos terra no sul e no sudeste do Pará, na Amazônia Oriental, tomando como caso o envolvimento de Sebastião Pereira Dias, o Sebastião da Teresona, nos assassinatos de trabalhadores rurais. Este homem coordenava um grupo com mais de trinta membros que trabalhava para proprietários de terra. Mas a atuação de pistoleiros nas disputas por terra nessa parte do território amazônico provavelmente teria sido pouco eficiente se não tivesse encontrado suporte nas ações de muitos agentes do Estado.Palavras-chave: Conflitos de terra; violência; pistolagem.

Biografia do Autor

Airton dos Reis Pereira, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus de Marabá

possui graduação em História (2000) e especialização em História da Amazônia (2008), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); mestrado em Extensão Rural (2004), pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); e doutorado em História (2013) - Linha de Pesquisa Cultura e Memória -, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trabalhou no Projeto de Desenvolvimento Humano (PDH), da Diocese de Conceição do Araguaia, na cidade de Rio Maria (PA), entre 1994 e 1998, no acompanhamento e assessoria a grupos de moradores de bairros em seus processos organizativos, geração de renda e lutas pelas políticas públicas para a cidade; e na Comissão Pastoral da Terra, do sul e do sudeste do Pará, entre 1999 e 2001 e entre 2004 e 2008, na assessoria político-pedagógica de sujeitos do campo (posseiros, sem terras, ribeirinhos, assentados da reforma agrária, etc.) e nas discussões referentes à problemática do trabalho escravo contemporâneo e às experiências de educação do campo. Atualmente é Coordenador do Campus Universitário VIII Marabá (PA) e professor do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), atuando nas disciplinas Metodologia de Pesquisa Científica; História da Amazônia; e História do Brasil. É membro do Grupo de Pesquisa "Movimentos sociais, educação e cidadania na Amazônia"(UEPA), atuando como pesquisador da Linha de Pesquisa "Movimentos Sociais e Assentamentos Rurais: Memória e História das Trajetórias, Migrações e Identidades". É membro também do Grupo de Pesquisa "Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental brasileira" (UFPA) onde exerce o cargo de vice-líder e atua como pesquisador na Linha de Pesquisa "Cultura, memória e identidades".

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

Pereira, A. dos R. (2015). A prática da pistolagem nos conflitos de terra no sul e no sudeste do Pará (1980-1995). Revista Territórios E Fronteiras, 8(1), 229–255. https://doi.org/10.22228/rtf.v8i1.335