RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE ONDAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9368

Palavras-chave:

Ondas Sonoras. Ensino de Física. Guia Didático.

Resumo

Nos últimos anos, observa-se a necessidade do professor de Física aprimorar os conhecimentos práticos e teóricos, a fim de ampliar as possibilidades, os contextos e metodologias de aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho descreve a aplicação do produto educacional “Guia didático para o ensino de ondas”, no qual são apresentadas propostas de ensino para uma sequência didática, com o objetivo de propiciar a aprendizagem significativa através de atividades lúdicas e experimentais. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido nas turmas de segundo ano, em uma escola estadual de ensino médio, localizada em Rio Branco – Acre. Como referencial teórico, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A análise dos dados foi realizada com base em dois pontos que se alinham aos resultados do trabalho: o conhecimento prévio dos alunos e a apresentação do conteúdo, de modo a facilitar os processos de ensino e de aprendizagem. Como resultado, observou-se que os estudantes participaram ativamente das atividades e aumentaram o desempenho nos exercícios passados em sala. Tais resultados demonstram o potencial do produto educacional, como um instrumento didático para auxiliar o professor de Física em sala de aula.

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Biografia do Autor

Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre

Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde atua como coordenadora do programa de pós-graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ Polo 59), vice coordenadora do curso de licenciatura em física e docente vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). No momento, coordena o subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Capes que teve início em Agosto de 2018. Possui Pós-Doutorado (2016), no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Física e em Física Nuclear Teórica; e projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de formação inicial e continuada de professores de física.

Hélio Evangelista da Silva, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em CIÊNCIAS DA NATUREZA E HABILITAÇÃO EM FÍSICA pela Universidade Federal do Acre (2003). É professor - Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral. Possui titulação de Mestre pela Universidade Federal do Acre (UFAC - 2019) pelo programa do Mestrado Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Atualmente ministra cursos na área de Astronomia, Robótica Educacional no Centro de Matemática, Ciências e Filosofia do Acre.

Rayane Casimiro Rosa, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA pela Universidade Federal do Acre e atualmente é aluna do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

SANTOS, B. M.; SILVA, H. E. da; ROSA, R. C. RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE ONDAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 327–351, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9368. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9368. Acesso em: 19 abr. 2024.

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