O APPRENTI GÉOMÈTRE 2 COMO UM RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ESTUDO DA COMPARAÇÃO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS: a apropriação de licenciandos em matemática

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p125-146.i7890

Palavras-chave:

Comparação de áreas, Apprenti Géomètre 2, Gênese Instrumental.

Resumo

A presente pesquisa descreve como dois licenciandos em matemática se apropriaram do Apprenti Géomètre 2 para o estudo da comparação de áreas de figuras planas. Adotou-se para a devida análise a Teoria Instrumental, em especial o processo de Gênese Instrumental, proposta por Pierre Rabardel (1995). Na busca de verificar como os participantes se apropriaram do recurso tecnológico se aplicou uma atividade, contemplando duas questões, sobre a temática em estudo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que ocorreu o processo de Gênese Instrumental. A instrumentalização foi perceptível no momento em que os licenciandos em matemática manipulavam o software e ressaltavam estratégias de resoluções para a atividade com os distintos menus e ferramentas, os associando aos seus conhecimentos matemáticos. Já a instrumentação foi designada no momento da ação, ou seja, quando os licenciandos em matemática usaram seus conhecimentos e os integraram aos elementos do software para resolver a atividade, se obtendo a resolução. O trabalho em dupla dos licenciandos em matemática para resolver a atividade, sobre comparação de áreas manipulando o Apprenti Géomètre 2, permitiu o desenvolvimento dos três esquemas de utilização (uso, ação instrumentada e atividade coletiva instrumentada).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte. Possui Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros. Mestre e doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem interesse investigativo nos estudos voltados para Grandezas e Medidas, e Geometria, com e sem uso de artefatos tecnológicos, em contextos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio e Ensino Superior.

Rivaldo Lopes de Andrade, Universidade de Pernambuco

Graduando em Licenciatura em Matemática na Universidade de Pernambuco - CMN. Atuo como professor de Matemática no ensino fundamental anos finais no Instituto Adelino Silva. Atuei como professor no programa federal Mais Educação na escola Municipal André Cezario de Albuquerque durante os anos 2018 - 2019

Andreza Santana da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE. Especialista em Ensino de Matemática pela faculdade escritor Osman da Costa Lins (FACOL). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte (UPE - CMN). Professora substituta de Matemática no Colégio de Aplicação - UFPE. Realiza pesquisas relacionadas a Educação Matemática no âmbito da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Desenvolvimento do pensamento algébrico e do pensamento funcional e estudo de álgebra e funções. Atualmente integra os grupos de pesquisa Pró-Grandezas: Ensino-aprendizagem das grandezas e medidas, Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEPeDiMa) e SEMEAR.

Referências

BALTAR, P. M. Enseignement et apprentissage de la notion d’aire de surfaces planes: une étude de l’acquisition des relations entre les longuers et les aires au collège. 1996. Tese (Doutorado em Didática da Matemática), Université Joseph Fourier, Grenoble, França, 1996.

BELLEMAIN, P.; LIMA, P. Um estudo da noção de grandeza e implicações no Ensino Fundamental. Ed. Geral: John A. Fossa. Natal: SBHMat, 2002.

DOUADY, R.; PERRIN-GLORIAN, M. J. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics.v.20, n.4, p. 1- 50, 1988.

FALZON, P. Natureza, objetivos e conhecimentos da ergonomia: elementos de uma análise cognitiva da prática. In: FALZON, P. (Org). Ergonomia. São Paulo: Editora Blucher, 2007.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains . Paris: Armand Colin, 1995.

PACHÊCO, F.F.F. O processo de gênese instrumental por licenciandos em matemática no estudo da grandeza área mediado com o Apprenti Géomètre 2: reflexões, limites e possibilidades. In: Anais... XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2018, Belo Horizonte - Minas Gerais, 2018. v. 1.

SILVA, A. D. P. R. Ensino e Aprendizagem de Área Como Grandeza Geométrica: um estudo por meio dos ambientes papel e lápis, materiais manipulativos e no apprenti géomètre 2 no 6º ano do ensino fundamental. 2016. 317 f. Dissertação (Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação. Recife, 2016.

Publicado

2019-05-04

Como Citar

PACHÊCO, F. F. F.; ANDRADE, R. L. de; SILVA, A. S. da. O APPRENTI GÉOMÈTRE 2 COMO UM RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ESTUDO DA COMPARAÇÃO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS: a apropriação de licenciandos em matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 125–146, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p125-146.i7890. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7890. Acesso em: 23 abr. 2024.